Acessibilidade / Reportar erro

Biologia da Depressão

LIVROS

Biologia da Depressão

Julio Licinio, Ma-Li Wong (editores). Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Artmed, 2007. ISBN 85-363-0633-5

Ao primeiro manuseio da tradução da obra dos Professores Wong e Licinio nota-se o importante trabalho de adaptação da obra, não só ao público brasileiro, mas principalmente na transformação do original em inglês, com capítulos altamente técnicos, em uma versão mais enxuta e, certamente, mais relevante para a área de psiquiatria clínica. A versão brasileira, compactada em um único livro, ficou elegante, perdendo a gordura do original de dois volumes e tornando competitiva comercialmente a obra que no mercado internacional tem preço proporcional ao seu sucesso (no momento em que escrevemos essa resenha, a versão em inglês é vendida na internet por 545 dólares). A visão editorial da Artmed foi expediente em notar essas potencialidades e, em relativo curto período de tempo, entregar um exemplar que pode ser considerado como o melhor guia para os aspectos básicos da pesquisa corrente em saúde mental para clínicos da área. Os capítulos suprimidos da versão traduzida são técnicos e de menor relevância para aqueles que atuam em contato mais direto com pacientes. Esses, porém, mostram um relevante aspecto da carreira dos organizadores, consolidado na publicação de sua obra antecessora à Biologia da Depressão, o livro "Pharmacogenomics", ainda hoje a principal referência nessa nova disciplina. Este, inteiramente na interface das ciências básicas, gerou uma expectativa por parte do público dos autores por uma obra capaz de esmiuçar aspectos técnicos e relevantes à pesquisa de bancada no segundo livro. Dessa forma, a primeira edição de Biologia da Depressão contou com um volume quase inteiramente dedicado à pesquisa sobre depressão realizada em laboratórios, cujo interesse para o leitor da versão traduzida é periférico.

Assim, o leitor brasileiro herda uma obra contendo um grupo estelar de colaboradores, indiscutivelmente entre os principais líderes de suas sub-áreas específicas. O capítulo sobre discussão do espectro dos transtornos de humor traz o já bastante conhecido no Brasil, Dr. Hagop Akiskal, enquanto nomes históricos como o de Harold Pincus e Max Fink são, respectivamente, os principais responsáveis pelos capítulos sobre classificação diagnóstica da depressão e alterações biológicas da eletroconvulsoterapia. O último, mostrando seu espírito ainda combativo e sua lucidez sobre o papel atual da eletroconvulsoterapia como método terapêutico e oportunidade incomum para estudar mecanismos fisiopatológicos dos transtornos de humor. Certamente um capítulo de boa leitura, em formato pouco convencional em livros didáticos, mas de extrema relevância intelectual e científica, permitindo acesso a um dos pensadores mais interessantes em neurociências.

Destaca-se também o capítulo sobre depressão em países em desenvolvimento, primorosamente escrito pelos epidemiologistas e psiquiatras brasileiros Maurício Lima e Bernardo Soares. Aqui, desvia-se ligeiramente dos aspectos bioquímicos da doença, mas se consolida a obra com uma importante e bem organizada apreciação dos fatores ambientais envolvidos no transtorno, impedindo noções biológicas reducionistas sobre um fenômeno altamente complexo, como os mecanismos fisiopatológicos da depressão.

Esse livro é certamente o destaque atual na interface das psiquiatrias clínica e básica, e sua montagem deve muito ao fato de os autores serem os editores do mais importante jornal científico em psiquiatria biológica, o periódico Molecular Psychiatry, publicado pelo grupo Nature, hoje com um fator de impacto de 11,8 pontos de acordo com o Journal Citation Reports. Sem dúvida, essa experiência e ponto de vista privilegiados foram passados à obra, e Biologia da Depressão merece um lugar destacado nas bibliotecas de psiquiatria.

João Vicente Busnello, Luciana Ribeiro

Department of Psychiatry & Behavioral Sciences, Center on Pharmacogenomics, Batchelor Children's Research Institute, University of Miami Miller School of Medicine, Miami, USA

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2007
  • Data do Fascículo
    Set 2007
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br