Acessibilidade / Reportar erro

A missão da RBP na educação médica continuada

The RBP's mission in the continuing medical education

EDITORIAL

A missão da RBP na educação médica continuada

The RBP's mission in the continuing medical education

A Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP) tem a dupla missão de incentivar a Educação Médica Continuada dos seus leitores e de divulgar achados de pesquisa. Para tanto, publicamos, em português, artigos de revisão e de atualização (inclusive em suplementos temáticos) e, em inglês, artigos originais e comunicações breves. Dessa forma, acreditamos levar ao associado da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) o que existe de mais atual no diagnóstico, fisiopatologia e tratamento dos principais transtornos psiquiátricos.

Nos últimos cinco anos, a RBP publicou 24 artigos de atualização clínica e 12 de revisão, além de 11 suplementos contendo 94 artigos, o que totaliza 130 artigos. Os temas dessas publicações abrangeram os transtornos psiquiátricos mais prevalentes (transtornos do humor, transtornos ansiosos e dependência de substâncias) e subespecialidades (psiquiatria infantil e geriátrica). Entre as diretrizes de tratamento - publicadas como artigos de revisão - destacam-se a "Diretriz da Associação Brasileira de Estudos Sobre Álcool e Outras Drogas (ABEAD) para o Diagnóstico e Tratamento das Comorbidades Psiquiátricas Associadas Dependência de Álcool e Outras Drogas" e "Consenso brasileiro sobre transtornos metabólicos e antipsicóticos de segunda geração".

Fizemos um levantamento sobre a abrangência das áreas abordadas nos artigos relevantes para a prática clínica, assim como os artigos mais acessados no site da RBP e pela SciELO. Entre os artigos de revisão e atualização publicados nos últimos cinco anos, percebemos um destaque para as seguintes áreas: transtornos do humor, transtornos da ansiedade, psiquiatria infantil, abuso e dependência de álcool e outras substâncias, neuropsiquiatria e psiquiatria geriátrica. Os suplementos sobre abuso e dependências de substâncias e transtorno afetivo bipolar foram as publicações mais acessadas pela Internet, recebendo 151.792 e 131.128 requisições de acesso, respectivamente. Entre os 25 artigos com maior número de requisições de download entre 2003 e 2008, 15 são artigos de suplementos, três são artigos de revisão e dois são atualizações, somando 306.375 downloads. Esses dados mostram o grande interesse dos leitores da revista em receber atualizações sobre os transtornos de maior prevalência na população.

O corpo editorial da RBP julga estar cumprindo a sua tarefa de oferecer artigos de interesse para clínicos com temas atuais e relevantes para a prática. A melhora da qualidade da revista (inclusive do Fator de Impacto) tem possibilitado que autores internacionais de altíssimo prestígio escrevam revisões e atualizações para a RBP, colocando à disposição dos leitores o melhor da literatura internacional. Um exemplo disto é a presença de Aaron Beck no suplemento sobre terapia cognitivo–comportamental, publicado em 2008.

No entanto, chama a atenção a carência em certas áreas como a de interconsultas (tema de apenas um artigo de revisão nos últimos cinco anos), suicídio (ausência de artigos de revisão) e psiquiatria forense (tema de apenas um suplemento). As atualizações sobre esses assuntos são de interesse dos leitores da revista, mas as submissões de revisões ainda são pouco freqüentes. Além disso, os editores consideram que suplementos sobre temas muito importantes, como depressão e esquizofrenia, publicados há mais de cinco anos, merecem uma versão atualizada e já estão empenhados nesta missão. A publicação do próximo suplemento de atualização sobre depressão está prevista para 2009.

Sendo assim, os editores da RBP convidam os autores a submeterem atualizações clínicas, e seguirão trabalhando para que os associados da ABP recebam sempre informações atualizadas, escritas por especialistas, sobre diagnóstico e tratamento das condições psiquiátricas mais freqüentes nas suas práticas clínicas.

Beny Lafer, Juliana Belo Diniz

Departamento de Psiquiatria, Universidade de São Paulo

(USP), São Paulo (SP), Brasil

Guilherme V. Polanczyk

Departamento de Psicologia e Neurociência, Duke University,

EUA

Leonardo F. Fontenelle

Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal, Instituto de

Psiquiatria (IPUB), Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ),

Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Instituto de

Saúde da Comunidade (ISC), Universidade Federal Fluminense

(UFF), Niterói (RJ), Brasil

Hermano Tavares

Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas,

Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP),

São Paulo (SP), Brasil

Marcelo Pio de Almeida Fleck

Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio

Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil

Rodrigo Affonseca Bressan

Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de

São Paulo (Unifesp), São Paulo (SP), Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Mar 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br