SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Brazil launches an innovative program to develop the National Institutes for Science and Technology (INCTs): the INCT for Translational Medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Psiquiatria

Print version ISSN 1516-4446

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.31 no.3 São Paulo Sept. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000300001 

NOTA DOS EDITORES

 

RBP aumenta seu fator de impacto

 

 

Recebemos com satisfação e entusiasmo a notícia do aumento do fator de impacto da RBP (Revista Brasileira de Psiquiatria), divulgado pelo Institute of Scientific Information – ISI Web of Knowledge. O novo fator de impacto passou de 1,225 em 2007 para 1,318 em 2008. Além disso, houve um aumento substancial do número de citações aos artigos publicados na RBP. No ano de 2008 foram 534 citações recebidas, comparadas a 306 citações durante o ano de 2007. É importante notar que o aumento do fator de impacto ocorreu simultaneamente a uma significativa redução das endocitações (citações da RBP sobre ela mesma), mostrando que esse crescimento se deve, sobretudo, ao reconhecimento da qualidade de nossos artigos por autores que publicam em outros periódicos científicos – o que acontece de forma consistente e sólida ao longo do tempo.

Com o novo fator de impacto, a RBP classifica-se como a quarta entre as 80 revistas científicas latino-americanas indexadas no ISI, e a segunda de maior impacto na área da Saúde. Sendo assim, a RBP assegura seu lugar como um dos veículos de divulgação de conhecimentos científicos mais importantes do Brasil e da América Latina.

Para mantermos a excelência, sabemos que precisamos progredir também na eficiência e rapidez do processo editorial, facilitando o trabalho dos autores e revisores. Nesse sentido, estamos modificando o sistema de gerenciamento on-line do processo editorial, migrando para um sistema mais ágil e moderno, o ScholarOne Manuscripts (previamente conhecido como Manuscript Central). Este sistema é utilizado por diversas revistas científicas, entre as mais importantes do mundo. Esse grande passo dará mais agilidade às submissões e revisões dos artigos.

Esperamos que estes avanços estimulem os pesquisadores brasileiros e latino-americanos a continuar enviando os resultados de suas pesquisas e realizando pareceres para a RBP. Desta forma, poderemos seguir levando aos associados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) os mais avançados conhecimentos clínicos e de pesquisa em Psiquiatria.

 

Beny Lafer
Marcelo P. Fleck
Christian Kieling
Guilherme V. Polanczyk
Hermano Tavares
Leonardo F. Fontenelle
Rodrigo A. Bressan