Acessibilidade / Reportar erro

Sobre museus e revistas científicas

NOTA DOS EDITORES

Sobre museus e revistas científicas

Living is like tearing through a museum. Not until later do you really start absorbing what you saw, thinking about it, looking it up in a book, and remembering - because you can't take it in all at once.

Audrey Hepburn

Assim como ocorre em várias outras importantes revistas científicas, há vários anos, a RBP publica em sua capa obras ou fotos produzidas por artistas nacionais ou com estreita ligação com nosso país. Essa tarefa foi conduzida por todos esses anos até o final de 2011, com grande entusiasmo e dedicação pelo Professor Jair Mari, editor emérito da RBP, e pelo Senhor Charles Cosac, da editora Cosac & Naify. Obras de vários importantes artistas brasileiros como Siron Franco e Bob Wolfson foram capa de nossa revista, o que permitiu disseminar e divulgar uma parte da produção artística nacional. Em uma parceria inédita dos editores, a partir desta edição e ao longo do ano, a capa da RBP contará a cada edição com uma obra pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Cada obra estará acompanhada por um verbete a respeito do autor e sua obra comentado por importantes especialistas e professores em Arte.

O MAC-USP foi fundado em 1963 e inicia este ano as comemorações de seu 50º ano de existência. Este é um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea da América Latina. Além disso, o MAC-USP apresenta atividades acadêmicas vinculadas às áreas de História, Educação, Museologia, Teoria e Crítica de Arte. O acervo possui mais de 10 mil obras e inclui em exposição obras de Picasso, Tarsila do Amaral, Matisse, Miró, Di Cavalcanti, Volpi, entre tantos outros. Dessa forma, é possível fazer um paralelo entre a atual fase da RBP e o que foi consolidado no MAC-USP - difundir globalmente as melhores obras nacionais e internacionais, de autores brasileiros e estrangeiros, novos e consagrados, consolidando-se, em nível mundial, como instrumento de avanço e globalização da ciência (arte, no caso do Museu).

Sabe-se que a falsificação das obras de arte é algo relativamente comum, especialmente pinturas, embora muitas vezes a sua detecção seja difícil. Por essa razão, todos os importantes museus mundiais, incluindo o MAC-USP, buscam obter constantemente mecanismos para se certificar que as obras ali expostas sejam autênticas e originais. Igualmente, é de responsabilidade do processo de revisão e editoração de uma revista científica apurar a originalidade das suas publicações. A revisão por pares passa por várias etapas que buscam aperfeiçoar e apurar publicações originais e relevantes. A revisão por pares é um mecanismo fundamental para assegurar publicações de alta qualidade científica. No entanto, este processo ainda parece falho para detectar casos de plágios ou mesmo de duplicação de artigos.1

Assim, a partir deste ano, a RBP passará a usar o software iThenticate®, que permite a comparação dos manuscritos submetidos com outros textos publicados na literatura, testando a originalidade do artigo. Esta ferramenta tem como clientes revistas do grupo Nature Publishing e OxfordUniversity Press , além da World Health Organization . O uso do iThenticate® para identificação de possíveis plágios é entendido como um avanço para a RBP e reforça a busca constante dos editores pela qualidade e credibilidade da revista.

Em 2011, o MAC-USP receberá um novo edifício no Parque Ibirapuera com maior capacidade para abrigar suas atividades e expor seu acervo. Isto permitirá reposicionar o Museu no circuito cultural de São Paulo como lugar de formação e informação, além de uma nova opção de lazer. Do mesmo modo, a Diretoria da ABP está realizando uma ampla reforma na sede paulista da Associação, local onde a RBP exerce as suas atividades editoriais cotidianas e os editores se reúnem mensalmente para as mais diversas decisões sobre a agenda, o fluxo e a pauta da revista. Esta medida certamente trará maior conforto aos funcionários e a toda equipe de editores da RBP, além de valorizar um patrimônio da ABP.

O MAC-USP, além da missão de promover o estudo e a difusão do acervo, busca desenvolver atividades de ensino e de capacitação de novos talentos. Há o entendimento de que o novo precisa de espaço e estímulo. Em consonância, os editores da RBP que nos precederam implantaram uma iniciativa inovadora e original entre as revistas científicas nacionais: o cargo de editor júnior. Por meio desta iniciativa, jovens talentos passaram a fazer parte do corpo de editores, sempre tutorados pelos editores seniores, o que lhes permite o aprendizado de todas as etapas do processo de editorial. Temos orgulho do fato de que essa iniciativa tem servido como modelo para diversas outras publicações científicas nacionais e internacionais. De modo particular, um exemplo dessa iniciativa de sucesso pode ser personificado hoje no editor associado da RBP Dr. Christian Kieling que, nesta edição, se despede da nossa Revista. O Dr. Christian foi editor júnior e, posteriormente, editor associado tendo contribuído enormemente com o desenvolvimento da RBP com participação ativa em todas as conquistas realizadas pela revista nos últimos anos. Ao longo desse período, também participou da World Psychiatric Association Publications Task Force e de iniciativas como o Movement for Global Mental Health , contribuindo com textos em publicações científicas (incluindo na prestigiosa Lancet e na nossa RBP) e diretamente junto a editores de outras revistas científicas no âmbito internacional. Essa força tarefa contribuiu para a disseminação da pesquisa de países de baixa e média renda no sentido de aumentar a qualidade e chance de indexação dessas publicações. Sempre apresentou mundo afora a experiência de sucesso implementada na RBP como modelo, o que muito nos orgulha. Entretanto, o Dr Kieling decidiu que era hora de partir para novos desafios e para dar oportunidade a novos colegas que chegam. Afinal a arte deve ser itinerante. Obrigado por tudo, Christian!

Por fim, gostaríamos de agradecer ao Professor Dr. Tadeu Chiarelli diretor do MAC-USP, a Sra. Ana Lúcia Siqueira e ao Conselho Deliberativo do Museu pelo empenho em disponibilizar o direito de publicação das imagens das obras e para a formalização da parceria, bem como aos professores especialistas em Arte que escreveram os verbetes a serem publicadas na RBP.

José Alexandre S. Crippa,

Marcos Hortes Nisihara Chagas,

João Quevedo,

Marcelo Q. Hoexter,

Tais Moriyama,

Giovanni Abrahão Salum,

Leonardo F. Fontenelle,

Guilherme V. Polanczyk,

Marcelo P. Fleck

Referências

  • 1. Long TC, Errami M, George AC, Sun Z, Garner HR. Scientific integrity. Responding to possible plagiarism. Science. 2009;323(5919):1293-4.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br