SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Fragmentos da construção histórica do pensamento neo-empiristaA história da ciência no ensino de física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.5 no.1 Bauru  1998

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73131998000100006 

ARTIGOS

 

O ensino de conteúdos de História e Filosofia da Ciência

 

 

Fernando Bastos

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências / UNESP - Câmpus de Bauru (e-mail: fbastos@bauru.unesp.br)

 

 


RESUMO

O presente trabalho de pesquisa consistiu em duas etapas: (i) produção de um Guia de Estudos em que a história das pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903) foi usada como subsídio para a discussão de alguns importantes aspectos do processo de produção de conhecimentos na ciência; (ii) realização de experiência pedagógica em que o Guia de Estudos foi aplicado junto a alunos do ensino médio. Os resultados obtidos forneceram evidência da viabilidade do uso da História da Ciência no Ensino de Ciências.

Unitermos: Ensino de Ciências, História da Ciência, Concepções de Ciência


ABSTRACT

The present research consisted of two stages: (i) production of a Guide of Studies in which the history of scientific research about yellow fever (1881-1903) was used as subsidy for the discussion of some important aspects of the process of production of knowledge in science; (ii) accomplishment of pedagogical experience in which the Guide of Studies was applied to High School students. Results showed evidence of the viability of the use of History of Science in Science Teaching.

Keywords: Science Teaching, History of Science, Conceptions of Science


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

BASTOS, F. História da Ciência e Ensino de Biologia: a pesquisa médica sobre a febre amarela (1881-1903). São Paulo, 1998. 212p. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.         [ Links ]

BIOLOGICAL SCIENCES CURRICULUM STUDY. Convites ao raciocínio. 2.ed. São Paulo: Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, 1972. 194p.         [ Links ]

CASTRO, R. S. de. Dois exemplos do uso da história da ciência no curso de física de segundo grau: análise e reflexões. Em Aberto, v.11, n.55, p.74-80, 1992.         [ Links ]

JOHNSON, S. K., STEWART, J. Using philosophy of science in curriculum development: an example from high school genetics. International Journal of Science Education, v.12, p.297-307, 1990.         [ Links ]

LEDERMAN, N. G. Students' and Teachers' Conceptions of the Nature of Science: A Review of the Research. Journal of Research in Science Teaching, v.29, p.331359, 1992.         [ Links ]

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: ESCOLA DE VERÃO FEUSP, 3, 1994, Serra Negra. Caderno de Textos. São Paulo: FEUSP, 1994. p.56-74.         [ Links ]

NIELSEN, H., THOMSEN, P.V. History and philosophy of science in physics education. International Journal of Science Education, v.12, p.308-16, 1990.         [ Links ]

RYAN, A. G., AINKENHEAD, G. S. Students' Preconceptions about the Epistemology of Science. Science Education, v.76, p.559-80, 1992.         [ Links ]

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de biologia 2o. grau. 2.ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1990a. 50p.         [ Links ]

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de ciências e programas de saúde 1o. grau. 3.ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1990b. 58p.         [ Links ]

SIEGEL, H. On the distortion of history of science in science education. Science Education, v.63, p.111-8, 1979.         [ Links ]

SOLOMON, J., DUVEEN, J., SCOT, L., McCARTHY, S. Teaching About the Nature of Science through History: Action Research in the Classroom. Journal of Research in Science Teaching, v.29, p.409-21, 1992.         [ Links ]

 

 

1 Essas respostas serão discutidas nos ítens 4.4, 4.6 e 47.