Acessibilidade / Reportar erro

Distorções conceituais dos atributos do som presentes nas sínteses dos textos didáticos: aspectos físicos e fisiológicos

Resumos

As pesquisas em ensino têm mostrado que os livros didáticos exibem uma tendência reducionista e, ao mesmo tempo, distorcida na apresentação dos diversos conteúdos da física clássica. Com base na busca de distorções desta natureza, centramos nossa investigação na catalogação e análise das apresentações das qualidades fisiológicas do som por textos didáticos do ensino fundamental e médio. Em tal pesquisa constatamos, no processo de transposição didática, distorções conceituais sob vários aspectos, existindo ainda uma forte negligência no tratamento dos aspectos fisiológicos presentes na apresentação dos conceitos de altura, intensidade e timbre.

Análise de livro didático; som; altura; intensidade; timbre; distorções conceituais


Educational research has demonstrated that textbooks usually exhibit a certain reductionist and distorted standpoint in the presentation of some contents in physics. In searching such distortions, the present research tries to proceed a categorisation and an analysis of the physiological qualities attributed by primary and secondary school textbooks to the phenomenon of sound. In such a research we have found several conceptual distortions in the process of didactical transposition, as well as the neglect of the complexity involved in the ideas of pitch, loudness and timbre.

Textbook analysis; sound; pitch; loudness; timbre; conceptual distortions


ARTIGOS

Distorções conceituais dos atributos do som presentes nas sínteses dos textos didáticos: aspectos físicos e fisiológicos

Francisco Nairon Monteiro JúniorI; Alexandre MedeirosII

IProfessor Auxiliar, Departamento de Física e Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco (e-mail: naironjr@uol.com.br)

IIProfessor Adjunto, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (e-mail: med@hotlink.com.br)

RESUMO

As pesquisas em ensino têm mostrado que os livros didáticos exibem uma tendência reducionista e, ao mesmo tempo, distorcida na apresentação dos diversos conteúdos da física clássica. Com base na busca de distorções desta natureza, centramos nossa investigação na catalogação e análise das apresentações das qualidades fisiológicas do som por textos didáticos do ensino fundamental e médio. Em tal pesquisa constatamos, no processo de transposição didática, distorções conceituais sob vários aspectos, existindo ainda uma forte negligência no tratamento dos aspectos fisiológicos presentes na apresentação dos conceitos de altura, intensidade e timbre.

Unitermos: Análise de livro didático, som, altura, intensidade, timbre, distorções conceituais.

ABSTRACT

Educational research has demonstrated that textbooks usually exhibit a certain reductionist and distorted standpoint in the presentation of some contents in physics. In searching such distortions, the present research tries to proceed a categorisation and an analysis of the physiological qualities attributed by primary and secondary school textbooks to the phenomenon of sound. In such a research we have found several conceptual distortions in the process of didactical transposition, as well as the neglect of the complexity involved in the ideas of pitch, loudness and timbre.

Keywords: Textbook analysis, sound, pitch, loudness, timbre, conceptual distortions.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas:

Livros Didáticos Analisados (Ensino Fundamental)

Livros Didáticos Analisados (Ensino Médio)

Referencial Teórico

  • BARROS, C. Física e química: 8ª série. São Paulo : Ática, 1994. p.80-81.
  • BLINDER, D.A. et al. Física e química: 8ª série. São Paulo : Atual, 1992. p.85-86.
  • CRUZ, D. Ciências e educação ambiental. São Paulo : Ática, 1997. p.203-204.
  • LEMBO, A. et al. Ciências: química e física. São Paulo : Moderna, 1992. p.170-171.
  • LOPES, P.C. Ciências 8: o ecossistema. São Paulo : Saraiva, 1995. p.135-136.
  • MACEDO, M.U., GALHARDO FILHO, E. Ciências: química e física. São Paulo : IBEP,1992. p.127-128.
  • PORTO, D.P., MARQUES, L. Ciências: química e física. São Paulo : Scipione, 1994. p.111.
  • SOARES, J.L. Química e física: 1º Grau. São Paulo : Moderna, 1990. p.136-137.
  • STERN, I. SOS Ciências: 8ª série. Curitiba : Arco Íris, 1993. p.129.
  • AMALDI, U. Imagens da física. São Paulo : Scipione, 1995. p.219-221.
  • BLACKWOOD, O.H., HERRON, W.B., KELLY, W.C. Física na escola secundária. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1968. p.365-369.
  • BONJORNO, J.R., BONJORNO, R.F.S.A., BONJORNO, V. Física. São Paulo: FTD, 1985. v.2, p.250-251.
  • CALÇADA, C.S., SAMPAIO, J.L. Física clássica. São Paulo : Atual, 1985. v.5, p.438-440.
  • LUZ, A.M.R., ALVARENGA, B. Curso de física. São Paulo : Harbra, 1993. v.2, p.856-858.
  • OLIVEIRA, P.C. Princípios da física 2. Belo Horizonte: Lê, 1993. p. 376-377.
  • PARANÁ, D.N. Física. 4ª ed. São Paulo : Ática, 1995. v.2, p.338-341.
  • PAULI, R.U., MAUAD, F.C., HEILMANN, H.P. Física 3 São Paulo : Pedagógica e Universitária, 1980. p.147-148.
  • RAMALHO Jr., F., SANTOS, J.I.C., FERRARO, N.G. et al. Os fundamentos da física. São Paulo: Moderna, 1979. v.2, p.427-429.
  • SANTOS, J.I.C. Conceitos de física São Paulo : Ática, 1988. v.2, p.134-135.
  • ASTOLFI, J.P., DEVELAY, M. A didática das ciências. Papirus : São Paulo, 1990.
  • BACKUS, J. The acoustical foundations of music. New York : W.W. Norton, 1977.
  • BARMAN, C.R., BARMAN, N.S., MILLER, J.A. Two Teaching Methods and Students Understanding of Sound. School Science and Mathematics, v.96, n.2, 1996.
  • BENADE, A. Fundamentals of musical acoustics. New York : Dover, 1990.
  • BUTTS, D.P., HOFMAN, H.M., ANDERSON, M. Is direct experience enough? : a study of young children's views of sound. Journal of Elementary Science Education, v.6, n.1, 1994.
  • BERG, R.E., STORK, D.G. The physics of sound. New Jersey : Prentice-Hall, 1995.
  • COX, R.A. Is it naive to expect school science books to be acurate? School Science Review, v.78, n.282, 1996.
  • DRIVER, R. The pupil as scientist? England : Open University, 1986.
  • DRIVER, R., SQUIRES, A., RUSHWORTH & WOOD-ROBINSON, V. Making sense of secondary science London : Routledge, 1994.
  • HSU, H.P. Análise de Fourier Rio de Janeiro : LTC, 1972.
  • JOHNSTON, I. Measured tones. Philadelphia : Institute of Physics, 1989.
  • LINDER, C.J., GAALEN, L.E. A study of tertiary physics students conceptualizations of sound. International Journal of Science Education, v.11, 1989.
  • LINDER, C.J. University physics students conceptualizations of factors affecting the speed of sound propagation. International Journal of Science Education, v.15, n.6, p.655-662, 1993.
  • PIERCE, J.R. The science of musical sound New York : W. H. Freeman, 1983.
  • REDISH, E.F. The implications of cognitive studies for teaching physics. The American Journal of Physics, v.62, n.6, p.796-803, 1994.
  • RIGDEN, J.S. Physics and the sound of music. New York : John Wiley & Sons, 1985.
  • ROSSING, T.D. The science of sound. Addison-Wesley, 1989.
  • STEINBERG, R.N., SAUL, J.M., WITTMANN, M.C., REDISH, E.F. Students difficulties understanding the told of mathematics in introductory physics. Bulletin of the American Physical Society, v.41, n.2, p.869, 1996.
  • SYMON, K.R. Mecânica Rio de Janeiro : Campus, 1996.
  • WITTMANN, M.C. Student difficulties in understanding mechanical waves : an overview of research results. Avaliable from Word Wide Web: http://www.physics.umd.edu/rgroups/ripe/mcw/waveresearch.htm>[30/01/97]

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br