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Concepções sobre Assimilação Solidária num curso universitário

Resumos

O presente artigo é parte de uma tese de doutorado (Silva, 1997). A pesquisa foca as possibilidades, conseqüências e reflexões epistemológicas da implantação de uma proposta pedagógica alternativa ao ensino tradicional vigente (ETV) na disciplina Cálculo I, do Curso de Licenciatura em Matemática, Unesp, Câmpus de Bauru, durante o ano de 1995. Partindo do Contrato de Trabalho, segundo a Assimilação Solidária (cf. Baldino, 1995a), tematiza a articulação do funcionamento das regras do Contrato com a avaliação e o trabalho em grupo. Ao lado do prêmio ao saber, é considerado o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. A investigação, de ordem qualitativa, localiza-se na vertente Pesquisa-Ação (cf. Thiollent, 1992), na qual o professor-pesquisador tematiza sua própria sala de aula, além de contextualizar os sujeitos no seu meio sócio-histórico-político-cultural.

Assimilação Solidária; avaliação; trabalho em grupo; professor-pesquisador; intervenção em sala de aula


The present article is an extract of a thesis submitted for the earning of the doctorate degree in Mathematics Education (Silva, 1997). The research remarks on the possibilities, consequences and epistemological reflections of the implementation of an alternative pedagogical proposal termed Solidarity Assimilation (SA). It was carried out during the academic year of 1995 in a Calculus Course in the formation of Mathematics teachers at UNESP - Universidade Estadual Paulista - Bauru Campus, in Brazil. According to Baldino (1995a) the SA, in contrast to the so-called "traditional teaching in force", modifies the concept of merit by applying values going beyond those attributed to the achievement of abilitiy in content. Besides awarding achievement, the SA takes into account the work in small groups as well as the work collectively performed in the classroom by all students. This is a kind of qualitative research, belonging to the Research-Action line (Thiollent, 1992), according to which the teacher is also a researcher drawing on her/his own classroom as the theme of investigation.

Solidarity Assimilation; assessment; evaluation; cooperative work; intervention in the classroom


ARTIGOS

Concepções sobre Assimilação Solidária num curso universitário

Maria Regina Gomes da Silva

Professor Assistente Doutura, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista,UNESP - Câmpus de Bauru (e-mail: mrgs@bauru.unesp.br)

RESUMO

O presente artigo é parte de uma tese de doutorado (Silva, 1997). A pesquisa foca as possibilidades, conseqüências e reflexões epistemológicas da implantação de uma proposta pedagógica alternativa ao ensino tradicional vigente (ETV) na disciplina Cálculo I, do Curso de Licenciatura em Matemática, Unesp, Câmpus de Bauru, durante o ano de 1995. Partindo do Contrato de Trabalho, segundo a Assimilação Solidária (cf. Baldino, 1995a), tematiza a articulação do funcionamento das regras do Contrato com a avaliação e o trabalho em grupo. Ao lado do prêmio ao saber, é considerado o justo prêmio ao trabalho coletivo produzido em sala de aula. A investigação, de ordem qualitativa, localiza-se na vertente Pesquisa-Ação (cf. Thiollent, 1992), na qual o professor-pesquisador tematiza sua própria sala de aula, além de contextualizar os sujeitos no seu meio sócio-histórico-político-cultural.

Unitermos: Assimilação Solidária, avaliação, trabalho em grupo, professor-pesquisador, intervenção em sala de aula.

ABSTRACT

The present article is an extract of a thesis submitted for the earning of the doctorate degree in Mathematics Education (Silva, 1997). The research remarks on the possibilities, consequences and epistemological reflections of the implementation of an alternative pedagogical proposal termed Solidarity Assimilation (SA). It was carried out during the academic year of 1995 in a Calculus Course in the formation of Mathematics teachers at UNESP - Universidade Estadual Paulista - Bauru Campus, in Brazil. According to Baldino (1995a) the SA, in contrast to the so-called "traditional teaching in force", modifies the concept of merit by applying values going beyond those attributed to the achievement of abilitiy in content. Besides awarding achievement, the SA takes into account the work in small groups as well as the work collectively performed in the classroom by all students. This is a kind of qualitative research, belonging to the Research-Action line (Thiollent, 1992), according to which the teacher is also a researcher drawing on her/his own classroom as the theme of investigation.

Key words: Solidarity Assimilation, assessment, evaluation, cooperative work, intervention in the classroom

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1 O contrato de Trabalho ee proposto com um conceito peda gógico que inclui o conceito de "contrato didático" que se refere especialmente à operação de ensino. É no contrato didático, segundo Brousseau, que se definem as negociações que ocorrem entre professor e alunos, ao redor do conteúdo matemático: o que deve ser tematizado, como deve ser abordado, de maneira que deve ser cobrado e, o que deve ser cobrado. No conceito de contrato de conteúdo didático, ocorrem negociações do conteúdo pedagógico. No conteúdo pedagógico fica definida a relação professor-aluno que se estabelece em sala de aula.(Silva, 1993)

2 Nas sessões de Recuperação Paralela ou de Remedial, atividade extra sala de aula, nas quais se desenvolvem atividades vinculadas à disciplina em questão, procura-se partir das dificuldades especiais, que não se conseguem modificar no âmbito da sala de aula, eque somente podem ser detectadas no momento em que o aluno vai ao quadro e verbaliza a maneira como compreendeu o problema. Com base na voz do aluno (Confrey 1995), o professor procura determinar as estratégias falhas empregadas na resolução do problema, direcionando a novos encaminhamentos.

3 Na estrutura universitária da Unesp, Conselhos de Curso são colegiados paralelos ao Conselho de Departamento com a tarefa primordial de tratar as questões pedagógicas dos cursos pelos quais são responsáveis, junto aos departamentos que, nesse aspecto, têm tarefas mais técnicas.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
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