Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente

Resumos

Este texto aponta alguns elementos que podem contribuir para a reflexão sobre a importância de uma adequada compreensão do desenvolvimento humano e de suas articulações com a aprendizagem e com as relações sociais, para a construção, no espaço físico e social da sala de aula de um processo pedagógico qualitativamente superior.

Desenvolvimento; aprendizagem; relações sociais; humanização


This paper points out some elements which could contribute to the recfletion on the importance of an appropriate comprehension of human's development and its links with learning and social relationship in order to construct in the classroom social and physical environment, a qualitatively superior pedagogical progress.

Development; learning; social relationship; humanization


ARTIGOS

Desenvolvimento e aprendizagem: reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente

Marisa Eugênia Melillo Meira

Professora Assistente Doutora, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP - Câmpus de Bauru (e-mail: czonta@fc.unesp.br)

RESUMO

Este texto aponta alguns elementos que podem contribuir para a reflexão sobre a importância de uma adequada compreensão do desenvolvimento humano e de suas articulações com a aprendizagem e com as relações sociais, para a construção, no espaço físico e social da sala de aula de um processo pedagógico qualitativamente superior.

Unitermos: Desenvolvimento, aprendizagem, relações sociais, humanização.

ABSTRACT

This paper points out some elements which could contribute to the recfletion on the importance of an appropriate comprehension of human's development and its links with learning and social relationship in order to construct in the classroom social and physical environment, a qualitatively superior pedagogical progress.

Keywords: Development, learning, social relationship, humanization.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALVES, R. Sobre os professores e as cozinheiras. O Estado de São Paulo, SãoPaulo, 11 de junho de 1996. p.D2.
  • BOHOSLAVSKY, R.H. A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializante In: PATTO, M. H. (org.). Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo : T.A. Queiroz, 1981. p.321-341.
  • COLLARES, C.A.L. MOYSÉS, M.A.A. Preconceitos no cotidiano escolar : ensino e medicalização São Paulo: Cortez, 1996.
  • COSTA, J. F. Saúde mental, produto da educação?
  • _______. Violência e psicanálise Rio de Janeiro : Graal, 1984. p. 63-78.
  • DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vygotsky São Paulo: Autores Associados, 1996.
  • ________. Vygotsky e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pósmodernas da teoria vigotskiana Araraquara, 1999. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista.
  • LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo Lisboa : Livros Horizonte, 1978.
  • ROSENTHAL, R., JACOBSON, L. Profecias auto-realizadoras na sala de aula: as expectativas dos professores como determinantes não intencionais da capacidade intelectual dos alunos In: PATTO, M. H. (org.) Introdução à psicologia escolar. São Paulo : T. A. Queiroz, 1981. p.258-295.
  • SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica : primeiras aproximações 3.ed. São Paulo : Cortez, 1992.
  • VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor? : resgate do professor como sujeito de transformação São Paulo : Libertad, 1996.
  • VYGOTSKY, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar In: LURIA et al. Psicologia e pedagogia I : bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa : Estampa, 1977. p.31-50.
  • ________. Pensamento e linguagem São Paulo : Martins Fontes, 1987.
  • ________. Formação Social da mente São Paulo: Editora Martins Fontes, 1988.
  • ________. Obras Escogidas I Madrid : Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1991.
  • _________. Obras Escogidas II Madrid : Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br