Resumos
Neste texto pretendo analisar alguns impasses na formação e na atuação dos professores, contrapondo essa formação/atuação a dois temas relacionados: as necessidades educativas da população para viver no mundo moderno e dele participar, e a realidade escolar, que dificulta atingir a qualidade de ensino necessária para essa vivência e participação.
Formação de professores; Trabalho docente; Qualidade de ensino
This text analises some impasses related to teacher education and to their pedagogical practices, comparing them to those related to people education in the modern world. It analises also the relationship between school reality which makes difficult to reach an education of quality necessary to face the changes of today's global society.
Teacher education; Teacher practice; School of quality
ARTIGOS
Globalização, qualidade de ensino e formação docente
Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Professora Assistente Doutora, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (e-mail: drpt@power.ufsc.br)
RESUMO
Neste texto pretendo analisar alguns impasses na formação e na atuação dos professores, contrapondo essa formação/atuação a dois temas relacionados: as necessidades educativas da população para viver no mundo moderno e dele participar, e a realidade escolar, que dificulta atingir a qualidade de ensino necessária para essa vivência e participação.
Unitermos: Formação de professores. Trabalho docente. Qualidade de ensino.
ABSTRACT
This text analises some impasses related to teacher education and to their pedagogical practices, comparing them to those related to people education in the modern world. It analises also the relationship between school reality which makes difficult to reach an education of quality necessary to face the changes of today's global society.
Keywords: Teacher education. Teacher practice. School of quality.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
1Devido aos limites impostos pelo artigo, essas necessidades não serão analisadas uma a uma.
1Nesse momento, não se considera que o aluno dispõe de várias fontes de aprendizagem e, muitas vezes, acaba aprendendo, "apesar do professor''.
- DELORS, J. Educação : um tesouro a descobrir Rio Tinto : Asa, 1996.
- GLEISER, M. Velocidade da informação desafia educação moderna. Folha de São Paulo, São Paulo, 1998. Caderno 5, p.14.
- MIZUKMI, M.G.N. Formação de professores: algumas contribuições São Carlos, 1998. /não publicado/
- NÓVOA, A. Os professores e sua formação Lisboa : Dom Quixote, 1992.
- PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação Lisboa : Dom Quixote, 1992.
- REALI, A.M.M.R. Formação na universidade: novas perspectivas ou algumas reflexões sobre a Universidade como uma organização que aprende. Reflexões e Proposições n.1, p.23-32. 1998.
- REALI, A.M.M.R., TANCREDI, R.M.S.P. Construção de práticas pedagógicas na universidade: a busca de caminhos que resultem em um ensino de graduação de melhor qualidade São Carlos : UFSCar, 1997.
- TANCREDI, R. M. S. P. Refletindo e aprimorando a prática pedagógica São Carlos: UFSCar, 1998. (Relatórios de projeto de educação continuada)
- TORRES, R.M. Que (e como) é necessário aprender Campinas : Papirus, 1994.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
09 Fev 2012 -
Data do Fascículo
1998