SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Formação permanente: a necessidade da interação entre a Ciência dos cientistas e a Ciência da sala de aulaCorpo, comunicação e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.6 no.1 Bauru  2000

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000100005 

ARTIGOS

 

Buscando o caminho do meio: a "sala de espelhos" na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências

 

 

Lenice Heloísa de Arruda SilvaI; Roseli Pacheco SchnetzlerII

IDoutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, UNIMEP-Piracicaba (e-mail: lenicesilva@zipmail.com.br)
IIProfessora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba (e-mail: rpschnet@unimep.br)

 

 


RESUMO

O presente trabalho enfoca a construção de uma parceria entre 35 professores e dois formadores de professores em um programa de formação continuada em Ciências. Segundo depoimentos dos participantes, a utilização e análise de algumas situações homólogas àquelas usualmente vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências fez com que problematizassem e redimensionassem suas práticas pedagógicas. Tais situações exemplificam a estratégia "sala de espelhos", proposta por D. Schön, a qual configura-se como um importante recurso na construção de uma parceria intermediária àquela geralmente adotada pela academia, pautada na racionalidade técnica, e a configurada no contexto escolar.

Unitermos: Formação continuada, parcerias, ensino de Ciências, estratégias de reflexividade.


ABSTRACT

This paper focuses the construction of a partnership between 35 science teachers and twoo academics in a continuous teacher education program. According to them, the use and analysis of some similar teaching situations usually developed in the Science teaching have promoted problematizations and improvements in their teaching practice. These situations may exemplify the "hall of mirrors" strategy, as proposed by D. Schön, and can be seen as a powerful resource in the construction of collaborative partnerships between science teachers and academic researches.

Keywords: Continuous teacher education, partnerships, science teaching, reflective strategies.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

ALARCÃO, I. Ser reflexivo. In: Alarcão, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto, Porto Editora ,1996.         [ Links ]

CARVALHO, A. M. P. , GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo, Cortez, 1993.         [ Links ]

MALDANER, O. A. , SCHNETZLER, R. P. A necessária conjugação da pesquisa e do ensino na formação de professores e professoras. In: CHASSOT, A. , OLIVEIRA, J. R. (Org.). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo, Unisinos, 1988.         [ Links ]

MENEZES, L. C. Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas, Autores Associados, 1996.         [ Links ]

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.         [ Links ]

SCHNETZLER, R. P. Contribuições, limitações e perspectivas da investigação no ensino de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 9, 1998. Anais... São Paulo, 1998, p. 386-401.         [ Links ]

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner. New York, Basic Books, 1983.         [ Links ]

______. La formación de profissionales reflexivos: hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizage en las profesiones. Barcelona, Paidós, 1992.         [ Links ]

ZEICHNER, K. M. A Formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa, Educa, 1993.         [ Links ]

______. Beyond the divide of teacher research and academic research. Teachers and teaching: theory and practice, v. 1, n. 2, pag. 153-172, 1995.         [ Links ]

 

 

1 O Joãozinho da Maré, do livro "Com Ciência na Educação", de Rodolpho Caniato, ed. Papirus, 1987; As crianças e seus mundos, do livro "O ensino de ciências no 1º grau", de Fracalanza et al, ed. Moderna, 1987; Depoimento de um aluno, adaptação de "Depoimento de um aluno", transcrito no parecer CFE n.º 2164 da 1ª DE de Campinas, preparado para reunião de coordenadores de 03/08/95, e Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudos dos fenômenos, que é uma adaptação do texto "E por falar em ensino de ciências no 1º grau..." de Décio Pacheco, publicado em "Ciências na escola de 1º grau: textos de apoio à proposta curricular", São Paulo, SE/CENP,1990.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License