Acessibilidade / Reportar erro

A educação escolar e o resgate da identidade cultural das classes populares

Resumos

A avaliação da escola básica brasileira aponta uma grande defasagem na aprendizagem dos alunos. O baixo aproveitamento escolar é mais acentuado entre os alunos das escolas públicas freqüentadas, predominantemente, pelas crianças e jovens dos grupos sociais populares. O grande desafio do Estado e da sociedade brasileira está em garantir uma educação escolar que corresponda às necessidades concretas, principalmente, desses segmentos sociais que freqüentam o ensino público. A satisfação dessa demanda passa, sobretudo, por um processo educativo que lhes proporcione o resgate de sua identidade cultural.

Educação escolar; ensino de ciências; identidade cultural


The evaluation of the Brazilian basic school points to a big gap in the students' learning. The low school profit is more emphasized among students of the frequented public schools, predominantly, by children and young men of the popular social groups. The great challenge of the State and of the Brazilian Society is to guarantee a school education that corresponds to the concrete needs, mainly, of those social segments that attend to the public system. The satisfaction of that demand passes, above all, for an educational process that provides them the ransom of its cultural identity.

School education; science teaching; cultural identity


ARTIGOS

A educação escolar e o resgate da identidade cultural das classes populares

Antonio Francisco Marques

Professor Assistente Doutor. Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista UNESP - Campus de Bauru (e-mail: amarques@fc.unesp.br)

RESUMO

A avaliação da escola básica brasileira aponta uma grande defasagem na aprendizagem dos alunos. O baixo aproveitamento escolar é mais acentuado entre os alunos das escolas públicas freqüentadas, predominantemente, pelas crianças e jovens dos grupos sociais populares. O grande desafio do Estado e da sociedade brasileira está em garantir uma educação escolar que corresponda às necessidades concretas, principalmente, desses segmentos sociais que freqüentam o ensino público. A satisfação dessa demanda passa, sobretudo, por um processo educativo que lhes proporcione o resgate de sua identidade cultural.

Unitermos: Educação escolar, ensino de ciências, identidade cultural.

ABSTRACT

The evaluation of the Brazilian basic school points to a big gap in the students' learning. The low school profit is more emphasized among students of the frequented public schools, predominantly, by children and young men of the popular social groups. The great challenge of the State and of the Brazilian Society is to guarantee a school education that corresponds to the concrete needs, mainly, of those social segments that attend to the public system. The satisfaction of that demand passes, above all, for an educational process that provides them the ransom of its cultural identity.

Keywords: School education, science teaching, cultural identity.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ADORNO, T. W. Palavras e sinais: modelos críticos Petrópolis, Vozes, 1995. 259 p.
  • ARROYO, M. Prática pedagógica e currículo. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 8, 1996, Anais... Florianópolis , 1996, pag. 167-172.
  • AZEVED, J. C. Soberania popular, gestão pública e escola cidadã. In: SILVA, L. H. et al. Identidade social e construção do conhecimento Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura Municipal, 1997. pag. 9-19.
  • CANDAU, V. M. Interculturalidade e educação escolar. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 9, 1998, Anais... São Paulo, 1998, pag. 178-188.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido 4. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977. 220 p.
  • FOLHA de São Paulo. São Paulo, Folha da Manhã (Cotidiano), 1988, pag. 3
  • IANNI, O. O mundo do trabalho. In: FREITAS, M. C. (Org.). A reinvenção do futuro: trabalho, educação, política na globalização do trabalho São Paulo, Cortez, 1996, pag. 15-54.
  • GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade 2. ed. São Paulo, EUNESP, 1991. 177 p. (Biblioteca básica).
  • MELLO, G. N., SILVA, R. A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina.. Estudos Avançados, v. 12, n. 5, pag .45-60, 1991.
  • MIRANDA, M. G. O processo de socialização da criança na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, S, CODO, W. (Org.) Psicologia social: o homem em movimento. 13. ed. São Paulo, 1995. pag.125-135.
  • MOREIRA, A. F. Multiculturalismo: currículo e formação de professores. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 9, 1998, Anais... São Paulo, 1998. pag. 22-36.
  • PUCCI, B. Filosofia negativa e educação: Adorno. Filosofia, Sociedade e Educação, v. 1, pag. 163-191, 1997.
  • ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil 10. ed. Petrópolis, Vozes, 1988. 267 p.
  • SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3. ed. São Paulo, Cortez, 1992. 112 p.
  • VALE, J. M. Educação e comunicação: os recursos tecnológicos e as possibilidades didáticopedagógicas. O espaço do geógrafo. 199, v. 9, pag. 10-12.
  • WEREBE, M. J. G. 30 anos depois: grandezas e misérias do ensino no Brasil. São Paulo, Ática, 1994. 304 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br