Acessibilidade / Reportar erro

Educação em física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade

Resumos

Analisamos uma proposta processual que vem sendo construída via investigações e ações no ensino formal de Física, que busca a mutação de equipamentos tecnológicos "resolvidos" em equipamentos geradores de reflexão, indagação e conscientização. O processo é comprometido com as dimensões temáticas do ensino/aprendizagem e com a tríade ciência, tecnologia e sociedade. A estratégia utilizada pelos autores foi construir, na prática, um programa de investigação-ação. Os resultados apontam em favor do trabalho docente nessa direção progressiva, seja na descodificação dos equipamentos ou na aprendizagem mais significativa dos universais da Física vinculados aos produtos tecnológicos tradicionais ou contemporâneos, usualmente reconhecidos pelos licenciandos e seus alunos do ensino médio. Ressaltamos a disjunção entre tecnologia muito acessível a usuários não reflexivos e conhecimento científico pouco acessível. Isso se justifica pelos desdobramentos da tradição do pensamento grego que separou a techné da epistéme e, mais recentemente, pelos resultados da certeza do século passado, que hoje parece ser ainda convicção: a melhoria imperativa da qualidade de vida pelo progresso da tecnologia dispensa qualquer questionamento. Cabe enfrentar essa disjunção no ensino de Física e Ciências Naturais e buscar os elos para a melhoria da aprendizagem, naturalmente contando com o desejável interesse, sempre forte, quando o sujeito se defronta com os "objetos" da tecnologia.

Ensino de Física; Investigação-Ação; Ciência, Tecnologia, Sociedade; Objetos Tecnológicos


We have analyzed a processual proposal which has been built through investigations and actions in the formal Physics teaching which seeks the changing of technological equipment "turned into" reflective, inquiring and conscious generating equipment. The process is committed with both thematic dimensions of teaching/learning and science, technology and society approach. The strategy is based in the constuction of a investigation-action program. The results show improvement of teachers knowledge in this progressive direction, on the decoding of equipments or on the significant learning of Physics universals linked to the traditional or contemporary technological products, usually known by the future teachers and their high school learners students. We emphasized the split between technology, too accessible to non-reflective citizens, and the not accessible scientific knowledge. This is justified due to the unfolding of the Greek traditional disjunction between techné and episteme and, more recently, by the results of applied sinence as conviction: the imperative improvement of life quality for the progress of the technology sets beyond any questioning. It time to face this split in the Physics/Natural Science teaching and search the links for learning improvement, considering the strong effective interest when studentes deal with the technological "objects".

Physics Teaching; Action-Research; Science, Technology and Society; Technological Equipaments


ARTIGOS

Educação em física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade1 1 Trabalho parcialmente financiado pelo CNPq. 2 Equipamentos geradores, segundo De Bastos (1995), são aqueles artefatos tecnológicos e/ou objetos reais do cotidiano dos envolvidos, que oferecem possibilidades e condições de gerar um plano de aula ou um programa educacional em torno das leis, teorias e princípios envolvidos na fabricação e no funcionamento destes.

José André Perez AngottiI; Fábio da Purificação de BastosII; Rejane Aurora MionIII

IProfessor Doutor, Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil (e-mail: angotti@ced.ufsc.br)

IIProfessor Adjunto Doutor, Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil (e-mail: fbastos@ce.ufsm.br)

IIIDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina e Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, Paraná, Brasil (e-mail: ramion@uepg.br)

RESUMO

Analisamos uma proposta processual que vem sendo construída via investigações e ações no ensino formal de Física, que busca a mutação de equipamentos tecnológicos "resolvidos" em equipamentos geradores de reflexão, indagação e conscientização. O processo é comprometido com as dimensões temáticas do ensino/aprendizagem e com a tríade ciência, tecnologia e sociedade. A estratégia utilizada pelos autores foi construir, na prática, um programa de investigação-ação. Os resultados apontam em favor do trabalho docente nessa direção progressiva, seja na descodificação dos equipamentos ou na aprendizagem mais significativa dos universais da Física vinculados aos produtos tecnológicos tradicionais ou contemporâneos, usualmente reconhecidos pelos licenciandos e seus alunos do ensino médio. Ressaltamos a disjunção entre tecnologia muito acessível a usuários não reflexivos e conhecimento científico pouco acessível. Isso se justifica pelos desdobramentos da tradição do pensamento grego que separou a techné da epistéme e, mais recentemente, pelos resultados da certeza do século passado, que hoje parece ser ainda convicção: a melhoria imperativa da qualidade de vida pelo progresso da tecnologia dispensa qualquer questionamento. Cabe enfrentar essa disjunção no ensino de Física e Ciências Naturais e buscar os elos para a melhoria da aprendizagem, naturalmente contando com o desejável interesse, sempre forte, quando o sujeito se defronta com os "objetos" da tecnologia.

Unitermos: Ensino de Física; Investigação-Ação; Ciência, Tecnologia, Sociedade; Objetos Tecnológicos

ABSTRACT

We have analyzed a processual proposal which has been built through investigations and actions in the formal Physics teaching which seeks the changing of technological equipment "turned into" reflective, inquiring and conscious generating equipment. The process is committed with both thematic dimensions of teaching/learning and science, technology and society approach. The strategy is based in the constuction of a investigation-action program. The results show improvement of teachers knowledge in this progressive direction, on the decoding of equipments or on the significant learning of Physics universals linked to the traditional or contemporary technological products, usually known by the future teachers and their high school learners students. We emphasized the split between technology, too accessible to non-reflective citizens, and the not accessible scientific knowledge. This is justified due to the unfolding of the Greek traditional disjunction between techné and episteme and, more recently, by the results of applied sinence as conviction: the imperative improvement of life quality for the progress of the technology sets beyond any questioning. It time to face this split in the Physics/Natural Science teaching and search the links for learning improvement, considering the strong effective interest when studentes deal with the technological "objects".

Keywords: Physics Teaching; Action-Research; Science, Technology and Society; Technological Equipaments

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo Recebido em: 03/05/00

Artigo Aceito para Publicação em: 01/06/01

  • ANDERSON, S.; BAZIN, M. Ciência e (in)dependência. Lisboa: Livros Horizonte, 1977.v. 2.
  • ANGOTTI, J. A. P. Fragmentos e totalidades no ensino de Ciências. 1991. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • ANGOTTI, J. A. P. Construção e Realidade no Ensino de Física. In: ___. Fragmentos e totalidades no ensino de Ciências. 1991. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Anexos.
  • ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV, D. N. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.
  • CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la Enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
  • BASTOS, F.P. Alfabetização técnica na disciplina de Física: uma experiência educacional dialógica. 1990. Dissertação (Mestrado) - CED/PPGE, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
  • BASTOS, F.P. Pesquisa-ação emancipatória e prática educacional dialógica em ciências naturais. 1995. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Física São Paulo: EDUSP, 1990. 3v.
  • GARCIA, M.I.G.; CEREZO, J.A.L.; LUJÁN LÓPEZ, J. L. Ciencia, tecnología e sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos,1996. cap. 6, 7 e 9.
  • GOLDMAN, S.L. Ninguna innovación sin representación: la atividad tecnológica en una sociedad democrática. In: Estudios Sobre Sociedad y Tecnología Barcelona: Anthropos,1992.
  • MENEZES, L.C., KAWAMURA, R.D.; HOSOUME, Y. Objetos e objetivos no aprendizado da Física. In: EPEF, 4, 1994, Florianópolis. Atas... Florianopolis: UFSC, 1994.
  • MION, R. A. Processo reflexivo e pesquisa-ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física. 1996. Dissertação (Mestrado) - PPGE, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
  • PACEY, A. La cultura de la tecnología. México: Fundo de Cultura Económica, 1990.
  • WINNER, L. La ballena y el reactor. GEDISA Editorial, 1987.
  • 1
    Trabalho parcialmente financiado pelo CNPq.
    2 Equipamentos geradores, segundo De Bastos (1995), são aqueles artefatos tecnológicos e/ou objetos reais do cotidiano dos envolvidos, que oferecem possibilidades e condições de gerar um plano de aula ou um programa educacional em torno das leis, teorias e princípios envolvidos na fabricação e no funcionamento destes.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Jan 2012
    • Data do Fascículo
      2001

    Histórico

    • Recebido
      03 Maio 2000
    • Aceito
      01 Jun 2001
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br