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Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos?

Resumos

Muitos autores reconhecem as dificuldades de avaliar e analisar as repercussões de atividades de educação ambiental devido aos vários processos educativos existentes, à abrangência dos temas e dos objetivos. Se utilizarmos processos de avaliação mais quantitativos, que requerem respostas objetivas, podemos prescindir de elementos que melhor caracterizam a Educação Ambiental. Necessitamos, portanto, de instrumentos adequados de avaliação. Neste trabalho pretendemos destacar os processos educativos em Educação Ambiental e as discussões sobre critérios de avaliação de projetos na visão de vários especialistas

Educação Ambiental; Avaliação; Ensino de Ciências


Many authors recognize the difficulties in evaluating and analysing the repercussions of the activities in Environmental Education, due to the various existing assesment processes, the comprehending character of the themes and objectives. If we use more quantitative assessment processes, requiring objetive responses, we may abdicate of elements that best characterize the Environmental Education. Therefore, we need adequate evaluation instruments. In this paper, we intend to point out the educational processes in Environmental Education, and the discussions about the assesment criteria for projects according to various specialists' views

Environmental Education; Evaluation; Science Teaching


ARTIGOS

Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos?

Maria Guiomar Carneiro TomazelloI; Tereza Raquel das Chagas FerreiraII

IProfessora Doutora, Grupo de Área de Física, Faculdade de Ciências Matemáticas e da Natureza, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil (e-mail: mgtomaze@unimep.br)

IIMestre em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil

RESUMO

Muitos autores reconhecem as dificuldades de avaliar e analisar as repercussões de atividades de educação ambiental devido aos vários processos educativos existentes, à abrangência dos temas e dos objetivos. Se utilizarmos processos de avaliação mais quantitativos, que requerem respostas objetivas, podemos prescindir de elementos que melhor caracterizam a Educação Ambiental. Necessitamos, portanto, de instrumentos adequados de avaliação. Neste trabalho pretendemos destacar os processos educativos em Educação Ambiental e as discussões sobre critérios de avaliação de projetos na visão de vários especialistas

Unitermos: Educação Ambiental; Avaliação; Ensino de Ciências

ABSTRACT

Many authors recognize the difficulties in evaluating and analysing the repercussions of the activities in Environmental Education, due to the various existing assesment processes, the comprehending character of the themes and objectives. If we use more quantitative assessment processes, requiring objetive responses, we may abdicate of elements that best characterize the Environmental Education. Therefore, we need adequate evaluation instruments. In this paper, we intend to point out the educational processes in Environmental Education, and the discussions about the assesment criteria for projects according to various specialists' views

Keywords: Environmental Education, Evaluation, Science Teaching

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Artigo Recebido em: 17/04/00

Artigo Aceito para Publicação em: 03/08/01

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2001

Histórico

  • Aceito
    03 Ago 2001
  • Recebido
    17 Abr 2000
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