Acessibilidade / Reportar erro

A mudança epistemológica de professores num contexto de educação continuada

Resumos

Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de freqüentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando conseqüentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.

Mudança Conceitual; Epistemologia do professor; Concepções dos professores


This paper focuses on the relationship between teachers'epistemology and their conceptions of teaching and learning, based on a study carried out for two years. Such a study followed up the development of three teachers' conceptions who, after attending an 80-hour course in conceptual change, taught a course for another teachers. Although radical changes have not been noticed in those teachers' conceptions, a significant evolution could be found. Results suggest that teachers have evolved from different starting points, thus reaching distinct levels. Changes that have taken place seem to follow an evolutionary pattern by keeping substantial elements of the old conception while gradually adding elements of the new one. We have not found any evident correlations between those teachers' conceptions of the nature of science and their conceptions of teaching and learning

Conceptual change; Teachers' epistemology; Teachers' conceptions


ARTIGOS

A mudança epistemológica de professores num contexto de educação continuada

Ana Maria de Oliveira Cunha

Professora Doutora, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil (e-mail: anacunha@rapidanet.com.br)

RESUMO

Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de freqüentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando conseqüentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.

Unitermos: Mudança Conceitual; Epistemologia do professor; Concepções dos professores.

ABSTRACT

This paper focuses on the relationship between teachers'epistemology and their conceptions of teaching and learning, based on a study carried out for two years. Such a study followed up the development of three teachers' conceptions who, after attending an 80-hour course in conceptual change, taught a course for another teachers. Although radical changes have not been noticed in those teachers' conceptions, a significant evolution could be found. Results suggest that teachers have evolved from different starting points, thus reaching distinct levels. Changes that have taken place seem to follow an evolutionary pattern by keeping substantial elements of the old conception while gradually adding elements of the new one. We have not found any evident correlations between those teachers' conceptions of the nature of science and their conceptions of teaching and learning

Keywords: Conceptual change; Teachers' epistemology; Teachers' conceptions.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

AGUIRRE, J. M. et al. Student-teacher' conceptions of science, teaching and learning: a case study in preservice science education. Internacional Journal Science Education, v. 12, n. 4, p. 381-390. 1990.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 344 p.

BRICKHOUSE, W. Teacher,s beliefs about the nature of Science and their relationship to classroom practice. Journal of teacher education. v. 3, p. 53-62, 1990.

CARRASCOSA, J. et al. Análisis de algunas visiones deformadas sobre la naturaleza de la Ciencia y las características del trabajo científico. Enseñanza de las Ciencias, nº extra, 1993.

CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1997. 449 p. CUNHA, A. M. O. A mudança conceitual na educação continuada de professores. 1999. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GIL PEREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de ensenãnza / aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.

GUSTAFSON, B. F. & ROWELL, P. M. Elementary preservice teachers: constructing conceptions about learning science, teaching science and the nature of science. Internacional Journal of Science Education. v. 17, n. 5, p. 589-605, 1995.

HARRES, J. B. S. Concepções de professores sobre a natureza da Ciência. 1999. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

HASHWEH, M.Z. Effects of Science teachers' epistemological beliefs in teaching. Journal of Research in Science Teachers. v. 33, n. 1. p. 47-63, 1996.

HEWSON, P. W.; HEWSON, M.G.A.B. An appropriate conception of teaching Science: a view from studies of Science learning. Science Education, v. 72, n. 5, p. 597-614, 1988.

HODSON, D. Philosophy of Science, Science and Science education. Science Education, n. 12. p 25-57, 1985.

KOULAIDIS, V. Science teachers' philosophical assumptions: how well do we understand them? Internacional Journal of Science Education. v. 17, n. 3. p. 273-283, 1995.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. de Beatriz V. Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987. 257 p.

LEDERMAN, N. G. & ZEIDLER, D. L. Science teachers' conceptions of the nature of science: do they really influence teaching behavior? Science Education, v.71, n. 5, p. 721-734, 1987.

MELLADO, V. A prática de sala de aula dos professores preservice e suas concepções da natureza da Ciência. Science Education v. 6 p. 331-354,1997.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORTIMER, E. F. Conceptual change or conceptual profile change? Science Education. v. 4, p.267-285, 1995.

PALMQUIST, B. C.; FINLEY, F. Preservice teachers' views of nature of Science during a postbaccalaureate Science teaching program. Journal of Reseach in Science Teaching, v. 34, n. 6, p. 595-615, 1997.

POMEROY, D. Implications of teacher, s beliefs about the nature of Science. Science Education v. 3 p.261-278,1993.

PORLÁN, A. et al. Conocimiento profesional y epistemología de los profesores, II: Estudios empíricos y conclusiones. Enseñanza de la Ciencias, v. 16, n. 2, p. 271-288, 1998.

SALINAS, J. Las prácticas de Física básica en laboratorios niversitarios. 1998. 445p. Tese (Doutorado) - Universitat de València, Valencia.

TOULMIN, S. La comprensión humana: el uso coletivo y la evolución de los conceptos. Trad. para o espanhol de Néstor Miguez. Madrid: Alianza Universidad, 1972. 528 p.

Artigo Recebido em: 11/05/00

Artigo Aceito para Publicação em: 04/05/01

  • AGUIRRE, J. M. et al. Student-teacher' conceptions of science, teaching and learning: a case study in preservice science education. Internacional Journal Science Education, v. 12, n. 4, p. 381-390. 1990.
  • BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 344 p.
  • BRICKHOUSE, W. Teacher,s beliefs about the nature of Science and their relationship to classroom practice. Journal of teacher education v. 3, p. 53-62, 1990.
  • CARRASCOSA, J. et al. Análisis de algunas visiones deformadas sobre la naturaleza de la Ciencia y las características del trabajo científico. Enseñanza de las Ciencias, nº extra, 1993.
  • CHAUI, M. Convite à Filosofia São Paulo: Ática, 1997. 449 p.
  • CUNHA, A. M. O. A mudança conceitual na educação continuada de professores. 1999. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • GIL PEREZ, D. Contribución de la historia y de la filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de ensenãnza / aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.
  • GUSTAFSON, B. F. & ROWELL, P. M. Elementary preservice teachers: constructing conceptions about learning science, teaching science and the nature of science. Internacional Journal of Science Education v. 17, n. 5, p. 589-605, 1995.
  • HARRES, J. B. S. Concepções de professores sobre a natureza da Ciência. 1999. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • HASHWEH, M.Z. Effects of Science teachers' epistemological beliefs in teaching. Journal of Research in Science Teachers. v. 33, n. 1. p. 47-63, 1996.
  • HEWSON, P. W.; HEWSON, M.G.A.B. An appropriate conception of teaching Science: a view from studies of Science learning. Science Education, v. 72, n. 5, p. 597-614, 1988.
  • HODSON, D. Philosophy of Science, Science and Science education. Science Education, n. 12. p 25-57, 1985.
  • KOULAIDIS, V. Science teachers' philosophical assumptions: how well do we understand them? Internacional Journal of Science Education v. 17, n. 3. p. 273-283, 1995.
  • KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas Trad. de Beatriz V. Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1987. 257 p.
  • LEDERMAN, N. G. & ZEIDLER, D. L. Science teachers' conceptions of the nature of science: do they really influence teaching behavior? Science Education, v.71, n. 5, p. 721-734, 1987.
  • MELLADO, V. A prática de sala de aula dos professores preservice e suas concepções da natureza da Ciência. Science Education v. 6 p. 331-354,1997.
  • MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
  • MORTIMER, E. F. Conceptual change or conceptual profile change? Science Education v. 4, p.267-285, 1995.
  • PALMQUIST, B. C.; FINLEY, F. Preservice teachers' views of nature of Science during a postbaccalaureate Science teaching program. Journal of Reseach in Science Teaching, v. 34, n. 6, p. 595-615, 1997.
  • POMEROY, D. Implications of teacher, s beliefs about the nature of Science. Science Education v. 3 p.261-278,1993.
  • PORLÁN, A. et al. Conocimiento profesional y epistemología de los profesores, II: Estudios empíricos y conclusiones. Enseñanza de la Ciencias, v. 16, n. 2, p. 271-288, 1998.
  • SALINAS, J. Las prácticas de Física básica en laboratorios niversitarios 1998. 445p. Tese (Doutorado) - Universitat de València, Valencia.
  • TOULMIN, S. La comprensión humana: el uso coletivo y la evolución de los conceptos. Trad. para o espanhol de Néstor Miguez. Madrid: Alianza Universidad, 1972. 528 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2001

Histórico

  • Recebido
    11 Maio 2000
  • Aceito
    04 Maio 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br