SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A mudança epistemológica de professores num contexto de educação continuadaFragmentos da presença do pensamento idealista na história da construção das ciências da natureza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

  • Portugués (pdf)
  • Articulo en XML
  • Como citar este artículo
  • SciELO Analytics
  • Curriculum ScienTI
  • Traducción automática

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.7 no.2 Bauru  2001

https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200008 

ARTIGOS

 

Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências

 

 

Maria do Carmo GaliazziI; Jusseli Maria de Barros RochaII; Luiz Carlos SchmitzII; Moacir Langoni de SouzaII; Sérgio GiestaII; Fábio Peres GonçalvesIII

IProfessora Assistente Doutora, Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil (e-mail: carmo@nupeq.furg.br)
IIProfessores do Núcleo de Pesquisa em Educação Química do Departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil
IIIAcadêmico do Curso de Química, Universidade Federal do Rio Grande, RS, Brasil

 

 


RESUMO

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os objetivos das atividades experimentais no ensino médio, apontando para as possibilidades da pesquisa em sala de aula, como desenvolvimento profissional de professores e alunos, através de sua utilização como princípio didático.

Unitermos: Atividades experimentais, Objetivos da experimentação, Metodologia de ensino.


ABSTRACT

This paper describes one of the possibilities of research in class as professional development of teachers and students from the results of a research about experimental activities in secondary education.

Keywords: experimental activities, practical work objectives, teaching methodology


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la invetigación-accción en la formación del professorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.         [ Links ]

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.         [ Links ]

________. Pesquisa e Construção de Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.         [ Links ]

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.         [ Links ]

GABEL, D. Handbook of Research on Science Teaching and Learning. New York: Simon & Schuster Macmillan, 1993.         [ Links ]

GIL PÉREZ, D. et al. Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz e papel y realización de prácticas de laboratorio? Ensenãnza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 311-320, 1999.         [ Links ]

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2, 1999, Valinhos. Atas...Valinhos, 1999.         [ Links ]

IZQUIERDO, M; SANMARTÍ, N; ESPINET, M. Fundamentación y diseño de las prácticas escolares de ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n.1, p. 45-60, 1999.         [ Links ]

MORAES, R.; RAMOS, M. The use of research in teacher education. CONFERENCE OF THE ISTE, 21, may 1998, South Africa.         [ Links ]

MORAES, R; RAMOS, M; GALIAZZI, M.C. A pesquisa em sala de aula. CASE, 2, 04 a 08 de outubro de 1999, Curitiba. (Módulo temático)        [ Links ]

 

 

Artigo Recebido em: 25/08/00
Artigo Aceito para Publicação em: 03/08/01

 

 

1 Este é o caso relatado por um dos alunos do grupo de pesquisa

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons