Acessibilidade / Reportar erro

O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências

Resumos

Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de "funções". A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as "funções" no ensino de Química e Física.

funções; concepções dos professores; linguagem matemática; ensino de Matemática; Física e Química


This article presents some of the results obtained from our observation of three Secondary School Mathematics teachers pedagogical practice when they used mathematical language to teach "functions". From a qualitative data analysis some representative categories of conceptions raised in the classroom about the subject are proposed from the expressions effectively used by the teachers with their students. Some considerations are also raised on the relation between these conceptions and the use of a specific language to deal with "functions" in the teaching of Chemistry and Physics.

functions; teachers' conceptions; mathematical language; Mathematics, Physics and Chemistry teaching


ARTIGOS

O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências

Edna Maura ZuffiI; Jesuína Lopes de Almeida PaccaII

IProfessora Doutora do Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. São Carlos, São Paulo, Brasil. Apoio parcial: CAPES-PICDT ( e-mail: edna@icm.usp.br)

IIProfessora Associada do Instituto de Física. Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil. Apoio parcial: CNPq ( e-mail: jesuina@if.usp.br)

RESUMO

Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de "funções". A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as "funções" no ensino de Química e Física.

Unitermos: funções, concepções dos professores, linguagem matemática, ensino de Matemática, Física e Química

ABSTRACT

This article presents some of the results obtained from our observation of three Secondary School Mathematics teachers pedagogical practice when they used mathematical language to teach "functions". From a qualitative data analysis some representative categories of conceptions raised in the classroom about the subject are proposed from the expressions effectively used by the teachers with their students. Some considerations are also raised on the relation between these conceptions and the use of a specific language to deal with "functions" in the teaching of Chemistry and Physics.

Keywords: functions; teachers' conceptions; mathematical language; Mathematics, Physics and Chemistry teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 13 de março de 2001 e selecionado para publicação em 18 de maio de 2001.

  • ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.
  • ANGHILERI, J. Language, arithmetic, and negotiation of meaning. For the Learning of Mathematics Education, v. 15, nº 3, p. 10 - 14, 1995.
  • BACHELARD, G., La formacion del espiritu científico. Tradução de Jose Babini. Mexico: Siglo Veintiuno, 1988.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio, Brasília: Ministério da Educação e Cultura/SEMTEC, 1998.
  • CASTORINA, J. A. et al. Piaget - Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.
  • CHEVALLARD, Y. & JOSHUA, M. A. La transposition didactique. Paris: Ed. la Pensée Sauvage, 1991.
  • DUBINSKY, E. e HAREL, G., The nature of the process conception of function In: DUBINSKY e HAREL (Ed.). The concept of function - aspects of epistemology and pedagogy.M.A.A. Notes, v. 25, p. 85 - 106, 1992.
  • GEERTZ, C., La interpretación de las culturas. México: Gedisa, 1987.
  • LUDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1987.
  • MACHADO, A.C. A Aquisição do Conceito de Função: perfil de imagens produzidas pelos alunos. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1998.
  • MEIRA, L. L. Aprendizagem e ensino de funções. Estudos em Psicologia da Educação Matemática Recife: Ed. Universitária da Universidade Federal de Pernambuco,1993.
  • MORETTI, V. D. O Conceito de Função: os conhecimentos prévios e as interações sociais como desencadeadores da aprendizagem. São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1998.
  • MOYSÉS, L., Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática, Coleção Magistério, Campinas: Papirus, 1987.
  • NORMAN, A., Teachers' mathematical knowledge of the concept of function. In: DUBINSKY & HAREL (Ed.). The concept of function - aspects of epistemology and pedagogy M.A.A. Notes, v. 25, p. 215 - 232, 1992.
  • OLIVEIRA, M.K., Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1995.
  • OLIVEIRA, N., Conceito de Função: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
  • ORLANDO CASTILLO, L. & GALLARDO, A. Confrontación de dos lenguajes simbólicos: el lenguaje algebraico y el lenguaje químico. Un estudio com alumnos del nivel pre-universitario. Enseñanza de las Ciencias, Congreso Internacional sobre la Didáctica de las Ciencias y de las Matemáticas, p. 341 - 342, 1993.
  • PACCA, J. L. A. e VILLANI, A. A competência dialógica do professor de Ciências no Brasil In: Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Atas... Caxambu, 1997.
  • PIMM, D. Speaking Mathematically - Communication in Mathematics Classrooms, NewYork - London: Routledge, 1987.
  • PINO, A. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos CEDES, nº 24, p. 38 - 51, São Paulo: Cortez, 1990.
  • SIERPINSKA, A. On understanding the notion of function In: Dubinsky & Harel (Ed.). The concept of function - aspects of epistemology and pedagogy, M. A. A. Notes, v. 25, p. 25 - 58, 1992.
  • SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o Ensino de Matemática - 2o. grau 2a ed. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1991.
  • STEINBRING, H., BUSSI, M. G. B. & SIERPINSKA, A. (Eds.), Language and Communication in the Mathematics Classroom, Reston, U.S.A.: NCTM, 1998.
  • VINNER, S., Concept definition, concept image and the notion of function. International Journal of Maths Education in Science and Teaching, v. 14, nº 3, p. 293 - 305, 1983.
  • ________. The role of definitions in the teaching and learning of mathematics. In: TALL, D. (Ed.) - Advanced Mathematical Thinking. Mathematics Education Library, Dordrecht, The Netherlands: Kluwer, v. 11, p. 65 - 81, 1991.
  • ________. The function concept as a prototype for problems in mathematics learning In: DUBINSKY & HAREL (Ed.). The concept of function - aspects of epistemology and pedagogy, M. A. A. Notes, v. 25, p. 195 - 213, 1992.
  • VYGOTSKY, L.S., The instrumental method in Psychology. In: J.V. WERTSCH (Ed.) The concept of activity in Soviet Psychology. Armonk: New York: M.E. Sharpe Inc., p. 134 - 143, 1981.
  • ________. Pensamento e Linguagem 2a ed., São Paulo: Martins Fontes,1989a.
  • ________. A formação Social da Mente. 3. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1989b.
  • YOUSCHKEVITCH, A. P. The Concept of Function. Archive for History of Exact Sciences, vol. 16, nº1, p. 37 - 85, 1976.
  • ZUFFI, E. M. O tema "funções" e a linguagem matemática de professores do Ensino Médio: por uma aprendizagem de significados. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo 1999, 307 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    18 Maio 2001
  • Recebido
    13 Mar 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br