Acessibilidade / Reportar erro

Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação

Resumos

O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.

Professor-pesquisador; reflexão; melhoria no ensino de Física; trabalho colaborativo; avaliação


The purpose of this study was to follow and to analyse a group of six teacher-researchers meetings and make clear the troubles they found to implement a methodology change in their teaching, in the context of evaluation. The discussions that appeared during the meetings presented expressive moments about reflections unleashed by troubles they found in conducting the practical activities developed during the in-service course they attended. In this course, the partakers could discuss and develop the thermodynamics activities role, emphasizing the teaching by investigation. Data analysis indicates that when the teachers work together, exchanging experiences, they can face the problems and find their solutions.

Teacher-researcher; reflection; improvement in physics teaching; collaborative work; evaluation


ARTIGOS

Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação

Maria Inês Ribas RodriguesI; Anna Maria Pessoa de CarvalhoII

IPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Física). Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Apoio: CAPES (e-mail: miribas@usp.br)

IIProfessora Titular, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (e-mail: ampdcarv@usp.br)

RESUMO

O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.

Unitermos: Professor-pesquisador, reflexão, melhoria no ensino de Física, trabalho colaborativo, avaliação.

ABSTRACT

The purpose of this study was to follow and to analyse a group of six teacher-researchers meetings and make clear the troubles they found to implement a methodology change in their teaching, in the context of evaluation. The discussions that appeared during the meetings presented expressive moments about reflections unleashed by troubles they found in conducting the practical activities developed during the in-service course they attended. In this course, the partakers could discuss and develop the thermodynamics activities role, emphasizing the teaching by investigation. Data analysis indicates that when the teachers work together, exchanging experiences, they can face the problems and find their solutions.

Keywords: Teacher-researcher, reflection, improvement in physics teaching, collaborative work, evaluation

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 12 de março de 2001 e selecionado para publicação em 10 de maio de 2001.

  • BRISCOE, C.; PETERS, J. Teacher Collaboration across and within Schools: Supporting Individual Change in Elementary Science Teaching. Science Education, 81(1), pp 51- 65, 1997.
  • CARVALHO,A.M.P., GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993.
  • DEWEY, J., Como pensamos, v. 2, 3a ed., Companhia Editora Nacional, 1958.
  • DUSCHL,R.A., Más allá del conocimiento: los desafíos epistemológicos y sociales de la enseñanza mediante el cambio conceptual, ? Enseñanza de las ciencias, v. 13, nº 1, p. 3 - 14, 1995.
  • ERICKSON, F. Qualitative Methods for Science Education, International Handbook of Science Education, Fraser et al. (eds) v. 2, pp 1115-1173, 1998.
  • FUSARI, J.C., Formação Contínua de Educadores, um Estudo de Representações de Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SEMESP). 1997. Tese de Doutorado apresentada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
  • GARCÍA, J. E. El estudio de los ecosistemas. In PORLÁN, R.; GARCÍA, A. R.; POZO,R.M. Cuadernos de Pedagogía, 209, p. 18 - 21, 1997
  • GARCÍA, M. C. A Formação de Professores In NÓVOA, A. Os Professores e sua Formação, 1992. Lisboa, 1992.
  • GIL-PÉREZ, D. et al., La formación del profesorado universitario de materias cientificas: contra algunas ideas y comportamientos de "sentido común". In: Concepciones espontaneas de los profesores de ciencias sobre la evaluacion: Obstaculos a superar y propuestas de replanteamiento. Ensenãnza de la Fisica, v. 5, nº 2, p. 18 - 33, 1992.
  • GIL-PÉREZ, D. Qué hemos de saber y saber hacer los profesores de ciencias? Enseñanza de las ciencias, v. 9, nº 1, p. 69 - 77, 1991.
  • LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
  • PACCA, J. L. A.; VILLANI, A. Un Curso de Actualización y Cambios Conceptuales en profesores de Física. Enseñanza de las Ciencias, v. 14, nº 1, p. 25 - 33, 1996.
  • PIMENTA, S. G.; A Didática como Mediação na Construção da Identidade do Professor - uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, M. E. D. A. & OLIVEIRA, M. R. N. S. Alternativas do Ensino de Didática - Campinas (SP): Papirus, p. 37 - 70, 1997.
  • PORLÁN, R. A.; GODED, P. A.; POZO, R. M.; TOSCANO, J. M.; GARCÍA, A. R. Conocimiento profesional deseable y profesores innovadores: fundamentos y principios formativos. Investigación en la Escuela, nº 29, 1996.
  • PORLÁN, R. A.; GARCÍA, A. R.; POZO, R. M. Conocimiento Profesional y Epistemología de los Profesores. Enseñanza de las Ciencias, v. 15, nº 2, p. 155 - 171, 1997.
  • SCHÖN, A. D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (coord.) Os professores e sua formação Lisboa: Dom Quixote, 1992a, p 77-92.
  • SCHÖN, A. D. Educating the reflective practitioner. Toward a new design for teaching and learning in the professions S. Francisco - Califórnia: Jossey-Bass, 1987, 349 p.
  • ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum. In: Nóvoa, A. (coord.) Os professores e sua formação Lisboa: Dom Quixote, 1992a, p 117-138

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    10 Maio 2001
  • Recebido
    12 Mar 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br