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Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.8 no.1 Bauru  2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100004 

ARTIGOS

 

Professores - pesquisadores: reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação

 

 

Maria Inês Ribas RodriguesI; Anna Maria Pessoa de CarvalhoII

IPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Física). Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. Apoio: CAPES (e-mail: miribas@usp.br)
IIProfessora Titular, Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (e-mail: ampdcarv@usp.br)

 

 


RESUMO

O propósito deste estudo foi acompanhar e analisar as reuniões de uma equipe de seis professores/pesquisadores, e evidenciar os problemas que encontraram na implementação de uma mudança metodológica em seu ensino, no âmbito da avaliação dos alunos. As discussões que surgiram durante as reuniões apresentaram momentos ricos em reflexões desencadeadas por problemas que encontraram ao levar para a prática as atividades desenvolvidas durante o curso de formação continuada do qual participaram. Neste curso, os participantes puderam discutir e desenvolver uma série de atividades de Termodinâmica, dando ênfase ao ensino por investigação. A análise dos dados indica que ao trabalharem juntos, os professores conseguem, através da troca de experiências, enfrentar os problemas e encontrar soluções para os mesmos.

Unitermos: Professor-pesquisador, reflexão, melhoria no ensino de Física, trabalho colaborativo, avaliação.


ABSTRACT

The purpose of this study was to follow and to analyse a group of six teacher-researchers meetings and make clear the troubles they found to implement a methodology change in their teaching, in the context of evaluation. The discussions that appeared during the meetings presented expressive moments about reflections unleashed by troubles they found in conducting the practical activities developed during the in-service course they attended. In this course, the partakers could discuss and develop the thermodynamics activities role, emphasizing the teaching by investigation. Data analysis indicates that when the teachers work together, exchanging experiences, they can face the problems and find their solutions.

Keywords: Teacher-researcher, reflection, improvement in physics teaching, collaborative work, evaluation


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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Artigo recebido em 12 de março de 2001 e selecionado para publicação em 10 de maio de 2001.

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