Acessibilidade / Reportar erro

A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos

Resumos

São apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.

Ensino de Ciências; Interpretação, Concepções Primeiras; Fotossíntese


This research is about interpretative gestures from students, in the teaching of photosynthesis with eight graders in Junior High School. Our reference is the French discourse analysis, and Bachelard's Epistemology. The interpretation gestures are considered important in the process of scholar mediation of school science, as a consequence of recognizing that the multiplicity of meanings is proper of the language nature, and the identification of these gestures is a way to offer the students an access to scientific discourse. Our goal in this paper is to show different interpretations, and understand how they act in the construction of meanings about photosynthesis.

Science Teaching; Interpretation, Primary Conceptions; Photosynthesis


ARTIGOS

A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos

Suzani Cassiani de SouzaI; Maria José Pereira Monteiro de AlmeidaII

IProfessora Assistente Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino - Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil e Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Apoio: CNPq (e-mail: scsouza@hotmail.com)

IIProfessora Assistente Doutora, Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE), Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo. Apoio: CNPq e FAPESP (Escola Pública) (e-mail: mjpma@unicamp.br)

RESUMO

São apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.

Unitermos: Ensino de Ciências; Interpretação, Concepções Primeiras; Fotossíntese.

ABSTRACT

This research is about interpretative gestures from students, in the teaching of photosynthesis with eight graders in Junior High School. Our reference is the French discourse analysis, and Bachelard's Epistemology. The interpretation gestures are considered important in the process of scholar mediation of school science, as a consequence of recognizing that the multiplicity of meanings is proper of the language nature, and the identification of these gestures is a way to offer the students an access to scientific discourse. Our goal in this paper is to show different interpretations, and understand how they act in the construction of meanings about photosynthesis.

Keywords: Science Teaching, Interpretation, Primary Conceptions, Photosynthesis.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, M. J. P. M. Luz: Enfoque no Ensino Médio e Representações dos Estudantes. Proposições, v. 7, nº 1, p. 34 - 40, 1996.

ALMEIDA, M. J. P. M. & MOZENA, E. R. Luz e outras formas de radiação eletromagnética: Leituras na 8a. série do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 23, nº 3, 2000.

AMORIN, A. C. & BRAÚNA, R.C. A. Construindo uma metodologia para o ensino da fotossíntese. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 5, 1995. São Paulo: FEUSP. 1995.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda. 1996.

BENLLOCH, M. Por un aprendizage constructivista de las ciencias-Proposta didáctica para el ciclo superior de básica. Madrid: Visor. 1984

EISEN, Y. & STAVY, R. 1988 Student's understanding of Photosynthesis. The American Biology Teacher, vol. 50, nº 4.

GUZZETTI, B. J. & SNYDER, T. E. & GLASS, G. V. Promoting conceptual change in science: can texts be used effectively? Journal of Reading, 35 (8), 642-649. 1992.

HASLAM, F. & TREAGUST, D. F. Diagnosing secondary students' misconceptions of photosynthesis and respiration in plants using a two-tier multiple choice instrument. Journal of Biological Education, 21(3). 1987.

LUMPE, A. T & STAVER, J. R. Peer Collaboration and Concept Development: Learning about photosynthesis. Journal of Research in Science Teaching, v. 32, nº 1, p. 71 - 98, 1995.

ORLANDI, E. P. Paráfrase e Polissemia - A fluidez nos limites do simbólico. Rua, nº 4, p. 9 - 19, 1998.

________. As Histórias das Leituras. Revista Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Faculdade de Educação - Unicamp. 1984.

________. As formas do silêncio. Campinas: Ed. da Unicamp. 1995. PECHEUX, M. O Discurso. Campinas: Pontes. 1993.

SANTOS, M. E. V. M. Mudança Conceptual na sala de aula. Lisboa: Livros Horizonte. 1991.

SIMPSON, M. & ARNOLD, B. Availability of prerequisite concepts for learning biology at certificate level. Journal of Biological Education, v. 16, nº 1, 1982.

SIMPSON, W. D. &MAREK, E. A. Understandings and misconceptions of biology concepts held by students attending small high schools and students attending large high schools. Journal of Research in Science Teaching, v. 25, nº 5, p. 361 - 374, 1988.

SOUZA, S. C. & ALMEIDA, M. J. P. M. "Leitura nas ciências do ensino fundamental: a Fotossíntese em textos originais de cientistas". Proposições, nº 50. Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas. 2001.

SOUZA, S. C. Leitura e Fotossíntese: proposta de ensino numa abordagem cultural. 2000. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas.

________. Supletivo individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências. Trajetos, v. 2, nº 3, junho 1995.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1989.

WANDERSEE, J. H. Ways Students Read Texts. Journal of Research in Science Teaching, v. 25, nº 1, p. 69 - 84, 1988.

________. Journal of Research in Science Teaching, v. 23, p. 591 - 597, 1986.

________. Can the History of Science help Science Educators anticipate student's misconceptions? Journal of Research in Science Teaching, v. 23, nº 7, p. 581 - 597, 1985.

Artigo recebido em 20 de abril de 2001 e selecionado para publicação em 5 de novembro de 2001.

  • ALMEIDA, M. J. P. M. Luz: Enfoque no Ensino Médio e Representações dos Estudantes. Proposições, v. 7, nº 1, p. 34 - 40, 1996.
  • ALMEIDA, M. J. P. M. & MOZENA, E. R. Luz e outras formas de radiação eletromagnética: Leituras na 8a série do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 23, nº 3, 2000.
  • AMORIN, A. C. & BRAÚNA, R.C. A. Construindo uma metodologia para o ensino da fotossíntese. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 5, 1995. São Paulo: FEUSP. 1995.
  • BACHELARD, G. A formação do espírito científico Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda. 1996.
  • BENLLOCH, M. Por un aprendizage constructivista de las ciencias-Proposta didáctica para el ciclo superior de básica. Madrid: Visor. 1984
  • EISEN, Y. & STAVY, R. 1988 Student's understanding of Photosynthesis. The American Biology Teacher, vol. 50, nº 4.
  • GUZZETTI, B. J. & SNYDER, T. E. & GLASS, G. V. Promoting conceptual change in science: can texts be used effectively? Journal of Reading, 35 (8), 642-649. 1992.
  • HASLAM, F. & TREAGUST, D. F. Diagnosing secondary students' misconceptions of photosynthesis and respiration in plants using a two-tier multiple choice instrument. Journal of Biological Education, 21(3). 1987.
  • LUMPE, A. T & STAVER, J. R. Peer Collaboration and Concept Development: Learning about photosynthesis. Journal of Research in Science Teaching, v. 32, nº 1, p. 71 - 98, 1995.
  • ORLANDI, E. P. Paráfrase e Polissemia - A fluidez nos limites do simbólico. Rua, nº 4, p. 9 - 19, 1998.
  • ________. As Histórias das Leituras. Revista Leitura: Teoria e Prática São Paulo: Faculdade de Educação - Unicamp. 1984.
  • ________. As formas do silêncio Campinas: Ed. da Unicamp. 1995.
  • PECHEUX, M. O Discurso Campinas: Pontes. 1993.
  • SANTOS, M. E. V. M. Mudança Conceptual na sala de aula Lisboa: Livros Horizonte. 1991.
  • SIMPSON, M. & ARNOLD, B. Availability of prerequisite concepts for learning biology at certificate level. Journal of Biological Education, v. 16, nº 1, 1982.
  • SIMPSON, W. D. &MAREK, E. A. Understandings and misconceptions of biology concepts held by students attending small high schools and students attending large high schools. Journal of Research in Science Teaching, v. 25, nº 5, p. 361 - 374, 1988.
  • SOUZA, S. C. & ALMEIDA, M. J. P. M. "Leitura nas ciências do ensino fundamental: a Fotossíntese em textos originais de cientistas". Proposições, nº 50. Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas. 2001.
  • SOUZA, S. C. Leitura e Fotossíntese: proposta de ensino numa abordagem cultural. 2000. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas.
  • ________. Supletivo individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências. Trajetos, v. 2, nº 3, junho 1995.
  • VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente São Paulo: Ed. Martins Fontes. 1989.
  • WANDERSEE, J. H. Ways Students Read Texts. Journal of Research in Science Teaching, v. 25, nº 1, p. 69 - 84, 1988.
  • ________. Journal of Research in Science Teaching, v. 23, p. 591 - 597, 1986.
  • ________. Can the History of Science help Science Educators anticipate student's misconceptions? Journal of Research in Science Teaching, v. 23, nº 7, p. 581 - 597, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Recebido
    10 Abr 2001
  • Aceito
    05 Nov 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br