Acessibilidade / Reportar erro

A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde

Resumos

É apresentado um resumo do pensamento epistemológico de Ludwik Fleck (1896-1961) com especial ênfase aos conceitos de estilo de pensamento e coletivo de pensamento, com vistas à sua utilização como referencial para a construção teórica em pesquisa no ensino das ciências e tecnologia, com especial atenção para a área de saúde. São analisados alguns trabalhos e a metodologia neles empregada de acordo com as categorias epistemológicas utilizadas por Fleck, seguidos dos principais resultados encontrados e conclusões.

Fleck; estilo de pensamento; ensino de ciência e tecnologia; saúde


A resume of the epistemological thought of Ludwik Fleck (1896-1961) is presented with special emphasis on concepts of style of thought and collective thought, with the aim of utilizing them as a referential for theoretical construction in research on the teaching of science and technology, giving special attention to the area of health. Some writings are analyzed and the methodology employed in them according to the epistemological categories utilized by Fleck, followed by the most important results found and the conclusions.

Fleck; style of thought; Science and Technology Education; health


ARTIGOS

A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde

Márcia Regina Pfuetzenreiter

Professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Tecnologia, Universidade do Estado de Santa Catarina, e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Apoio: CAPES (e-mail: marcia@cav.udesc.br)

RESUMO

É apresentado um resumo do pensamento epistemológico de Ludwik Fleck (1896-1961) com especial ênfase aos conceitos de estilo de pensamento e coletivo de pensamento, com vistas à sua utilização como referencial para a construção teórica em pesquisa no ensino das ciências e tecnologia, com especial atenção para a área de saúde. São analisados alguns trabalhos e a metodologia neles empregada de acordo com as categorias epistemológicas utilizadas por Fleck, seguidos dos principais resultados encontrados e conclusões.

Unitermos: Fleck; estilo de pensamento; ensino de ciência e tecnologia; saúde

ABSTRACT

A resume of the epistemological thought of Ludwik Fleck (1896-1961) is presented with special emphasis on concepts of style of thought and collective thought, with the aim of utilizing them as a referential for theoretical construction in research on the teaching of science and technology, giving special attention to the area of health. Some writings are analyzed and the methodology employed in them according to the epistemological categories utilized by Fleck, followed by the most important results found and the conclusions.

Keywords: Fleck; style of thought; Science and Technology Education; health

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimentos

Ao Prof. Dr. Arden Zylbersztajn pela revisão e comentários sobre o texto.

Artigo recebido em maio de 2001 e selecionado para publicação em setembro de 2002.

  • BACKES, V. M. S. Estilos de pensamento e práxis na enfermagem: a contribuição do estágio pré-profissional. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
  • BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: uma introdução ao problema da racionalidade e historicidade do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1992.
  • CASTILHO, N.; DELIZOICOV, D. Trajeto do sangue no corpo humano: instauração extensão transformação de um estilo de pensamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.. Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (disco compacto), 1999.
  • CANGUILHEM, G. O normal e o patológico Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
  • CUTOLO, L. R. A. Estilo de pensamento em educação médica um estudo do currículo do curso de graduação em medicina da UFSC. Florianópolis, 2001. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • CUTOLO, L. R. A.; DELIZOICOV, D. O currículo do curso de graduação em medicina da UFSC: análise a partir das categorias fleckianas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.. Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (disco compacto), 1999.
  • DA ROS, M. A. Estilos de pensamento em Saúde Pública um estudo da produção da FSPUSP e ENSP-FIOCRUZ, entre 1948 e 1994, a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Florianópolis, 2000. 207 f. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • DA ROS, M. A.; DELIZOICOV, D. Estilos de pensamento em saúde pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.. Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (disco compacto), 1999.
  • DELIZOICOV, D.; CASTILHO, N.; CUTOLO, L. R. A.; DA ROS, M. A.; LIMA, A. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.. Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (disco compacto), 1999.
  • DELIZOICOV, N. C. O professor de ciências naturais e o livro didático (no ensino de programas de saúde). Florianópolis, 1995. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico Madrid: Alianza Editorial, 1986a.
  • FLECK. L. Some Specific Features of the Medical Way of Thinking [1927]. In: COHEN, R. S.; SCHNELLE, T. (Eds.) Cognition and fact Dordrecht: Reidel Publishing Company, p. 39-46, 1986b.
  • KOIFMAN, L. O modelo biomédico e a reformulação do currículo médico da Universidade Federal Fluminense. História, Ciências, Saúde v. 8, n. 1, p. 48-70, mar./jun., 2001.
  • KUHN, T. S. Foreword. In: FLECK, L. Genesis and development of a scientific fact Chicago: University of Chicago Press, 1979.
  • KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
  • LIMA, L. C. A formação de professores de ciências: uma abordagem epistemológica. Florianópolis, 1999. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Educação e Ciência) Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • LIMA, A. M. C. Estilos de pensamento em atenção primária à saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.. Valinhos: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (disco compacto), 1999.
  • LÖWY, I. Ludwick Fleck e a presente história das ciências. História, Ciências, Saúde, v. 1, n. 1, p. 7-18, jul./out., 1994a.
  • LÖWY, I. Fleck e a historiografia recente da pesquisa biomédica. In: PORTOCARRERO, V. (Org.) Filosofia, história e sociologia das ciências: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994b.
  • ROSEN, G. Uma história da saúde pública São Paulo: Hucitec, 1994.
  • SCHÄFER, L.; SCHNELLE, T. Los fundamentos de la vision sociologica de Ludwik Fleck de la teoria de la ciencia. In: FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico Madrid: Alianza Editorial, 1986.
  • VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    Jul 2002
  • Recebido
    Maio 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br