SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúdeO pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.8 no.2 Bauru  2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200002 

ARTIGOS

 

O ensino de física das radiações na formação de auxiliares de enfermagem e atendentes de consultórios odontológicos: sondagem de concepções sobre os raios-x com enfoque na prevenção e tecnologia

 

 

Luciano Gonsalves CostaI; Ana Paula Astrath CostaII

IProfessor Assistente Mestre do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (e-mail: luciano@dfi.uem.br)
IIProfessora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Maringá, Paraná, Brasil

 

 


RESUMO

Neste trabalho é feita uma reflexão sobre algumas questões que envolvem a formação e a atuação do auxiliar de enfermagem e do atendente de consultório odontológico num contexto marcado pela tecnologia. A educação científica e a alfabetização científica são apontadas como caminhos para a transformação do cenário existente. Também, são apresentados os resultados de uma investigação conceitual sobre os raios-x com enfoque na prevenção e tecnologia.

Unitermos: Educação em Saúde; Educação Científica; Ensino de Física; Alfabetização Científica.


ABSTRACT

This paper presents some considerations about the technology and the formation of nursing and dentist staff. The scientific education and the scientific literacy are pointed out as alternatives for the transformation of the scenery. Finally, the results of a conceptual research about x-rays are presented.

Keywords: Health Education; Scientific Education; Physics Teaching; Scientific Literacy.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências bibliográficas

CANDOTTI, E. et al. É preciso não esquecer Goiânia. Ciência Hoje, Suplemento, São Paulo, v. 7, n. 40, mar. 1988.         [ Links ]

CARVALHO, J.M. O processo de construção do conhecimento no ensino superior e as novas exigências do mundo do trabalho. In: _____________. (Org.). Metodologia do ensino superior. Vitória: UFES, 1998. p. 15-26.         [ Links ]

COPÉRNICO, N. As revoluções dos orbes celestes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.         [ Links ]

CRUZ, F.F.S. Radioatividade e o acidente de Goiânia. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 4, n. 3, p. 164-169, dez. 1987.         [ Links ]

MARTINS, R.A. A descoberta dos raios-x: o primeiro comunicado de Röntgen. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 20, n. 4, p. 373-391, dez. 1998.         [ Links ]

MOHR, A. Análise do conteúdo de "saúde" em livros didáticos. Ciência & Educação, v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000.         [ Links ]

MOREIRA, M.A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Mimeo. 1997.         [ Links ]

NEVES, M.C.D. et al. Fantasies, myths and fallacies in modern physics teaching: the case of the 3 "R" (radioactivity, relativity, red-shifts). Ciências Exatas e Naturais, Guarapuava, v. 1, n. 2, p. 103-110, jan./jun. 2000.         [ Links ]

NEVES, M.C.D. Memórias do invisível: uma reflexão sobre a história no ensino de física e a ética da ciência. Maringá: LCV/RENOP, 1999.         [ Links ]

PENICK, J.E. Ensinando "alfabetização científica". Educar em Revista, v. 14, p. 91-113, 1998.         [ Links ]

PETRY, P.P. et al. Entrevistando com o método clínico para saber sobre o método clínico: um estudo das hipóteses dos professores sobre o seu trabalho. In: BRASIL. Ministério da Educação. Informática na escola: pesquisas e experiências. Brasília: MEC/SEMTEC, 1994. p. 174-177.         [ Links ]

VALE, J.M.F. Educação científica e sociedade. In: NARDI, R. (Org.) Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 1-7. (Série Educação para a Ciência, v. 2).         [ Links ]

 

 

Artigo recebido em março de 2001 e selecionado para publicação em setembro de 2002.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License