Acessibilidade / Reportar erro

O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental

Resumos

A crescente degradação do meio ambiente e o reconhecimento, por parte da sociedade contemporânea, da existência de problemas considerados críticos, acentuadamente a questão energética, intensifica a preocupação em incorporar nas atividades de ensino aspectos da relação do ser humano com o ambiente. A necessidade de abordar, durante atividades de ensino de ciências, questões relacionadas com a dimensão valorativa e aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade passa a ser reconhecida tanto por educadores de maneira geral quanto por especialistas da área, de maneira particular. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um conjunto de propostas para o ensino de ciências é uma conseqüência concreta desta tendência. No caso do Brasil são poucas as pesquisas em ensino de ciências que exploram essa possibilidade e são poucas as experiências em termos de trabalhos em sala de aula que abordam esta questão. Este trabalho, realizado entre maio e novembro de 1996, sistematiza os dados coletados em uma classe de 6ª série do ensino fundamental que teve como tema de estudos o "Projeto Pro-Álcool". Foi planejado e desenvolvido um conjunto de atividades, utilizando-se de um número bastante diversificado de procedimentos didáticos. Os resultados de pesquisa indicam que, um trabalho que ofereça aos alunos oportunidades de discussões e reflexões, a partir de procedimentos e material didático diversificado e rico em termos de solicitações e propostas aos alunos, pode promover a incorporação, em sala de aula, de diferentes dimensões relacionadas com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Pro-Álcool; meio ambiente; Ciência; Tecnologia e Sociedade; Ensino de Ciências; Educação Ambiental


The increasing environmental degradation and the recognition of critical problems nowadays, mainly energetic questions, have intensified the concerning by researchers and science teachers in order to consider in science teaching activities on aspects related to interactions between human beings and the environment. The necessity of incorporating questions related to values and the interactions between science, technology and society in science teaching activities began to be recognized as crucial by science teachers and experts. An objective resulting of this tendency is to approach Science, Technology and Society (STS) as a whole of proposals to science teaching. In Brazil there are few researches in science teaching trying to explore theses possibilities and few classroom experiences dealing with this approach. This research was carried out from may to November, 1996. It systematically collected data in one class of 12 years olds Brazil's Fundamental School (from 7 to 14 year olds). A discussion with pupils of a national project installed in Brazil in 1975 to product ethanol as an alternative source of energy for cars was promoted. A complete set of activities applying diversified teaching procedures and pedagogic materials were planned and carried out. The results indicate that, if we can offer to pupils opportunities for discussing and reflecting, through diversified teaching procedures and a rich environment in terms of pupils proposals and questioning, we can bring to classrooms different dimensions related to science, technology, society and environment, from specific examples close to pupils, about science and technology development.

Pró-Álcool; Environment; Science; Technology and Society; Science Teaching; Environmental Education


ARTIGOS

O pro-álcool e algumas relações CTS concebidas por alunos de 6ª série do ensino fundamental

Elenise Cristina Pires de AndradeI; Luiz Marcelo de CarvalhoII

IMestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, Brasil

IIProfessor Assistente Doutor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Rio Claro, São Paulo, Brasil. (e-mail: lmarcelo@rc.unesp.br)

RESUMO

A crescente degradação do meio ambiente e o reconhecimento, por parte da sociedade contemporânea, da existência de problemas considerados críticos, acentuadamente a questão energética, intensifica a preocupação em incorporar nas atividades de ensino aspectos da relação do ser humano com o ambiente. A necessidade de abordar, durante atividades de ensino de ciências, questões relacionadas com a dimensão valorativa e aspectos da relação entre ciência, tecnologia e sociedade passa a ser reconhecida tanto por educadores de maneira geral quanto por especialistas da área, de maneira particular. O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como um conjunto de propostas para o ensino de ciências é uma conseqüência concreta desta tendência. No caso do Brasil são poucas as pesquisas em ensino de ciências que exploram essa possibilidade e são poucas as experiências em termos de trabalhos em sala de aula que abordam esta questão. Este trabalho, realizado entre maio e novembro de 1996, sistematiza os dados coletados em uma classe de 6ª série do ensino fundamental que teve como tema de estudos o "Projeto Pro-Álcool". Foi planejado e desenvolvido um conjunto de atividades, utilizando-se de um número bastante diversificado de procedimentos didáticos. Os resultados de pesquisa indicam que, um trabalho que ofereça aos alunos oportunidades de discussões e reflexões, a partir de procedimentos e material didático diversificado e rico em termos de solicitações e propostas aos alunos, pode promover a incorporação, em sala de aula, de diferentes dimensões relacionadas com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

Unitermos: Pro-Álcool; meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino de Ciências; Educação Ambiental

ABSTRACT

The increasing environmental degradation and the recognition of critical problems nowadays, mainly energetic questions, have intensified the concerning by researchers and science teachers in order to consider in science teaching activities on aspects related to interactions between human beings and the environment. The necessity of incorporating questions related to values and the interactions between science, technology and society in science teaching activities began to be recognized as crucial by science teachers and experts. An objective resulting of this tendency is to approach Science, Technology and Society (STS) as a whole of proposals to science teaching. In Brazil there are few researches in science teaching trying to explore theses possibilities and few classroom experiences dealing with this approach. This research was carried out from may to November, 1996. It systematically collected data in one class of 12 years olds Brazil's Fundamental School (from 7 to 14 year olds). A discussion with pupils of a national project installed in Brazil in 1975 to product ethanol as an alternative source of energy for cars was promoted. A complete set of activities applying diversified teaching procedures and pedagogic materials were planned and carried out. The results indicate that, if we can offer to pupils opportunities for discussing and reflecting, through diversified teaching procedures and a rich environment in terms of pupils proposals and questioning, we can bring to classrooms different dimensions related to science, technology, society and environment, from specific examples close to pupils, about science and technology development.

Keywords: Pró-Álcool; Environment; Science, Technology and Society; Science Teaching; Environmental Education

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em junho de 2001 eselecionado para publicação em agosto de 2002

  • AIKENHEAD, G.S. e RYAN A.G. The developmente of a new instrument: "Views on Science-Technology-Society" (VOSTS). Science Education, v. 76, n. 5, p. 477-491, 1992.
  • AIKENHEAD, G.S., FLEMMING, R.W. and RYAN, A. - High-School Graduates' Beliefs about Science-Technology- Society. I Methods and Issues in Monitoring Studente Views. Science Education, v. 71, n. 2, p. 145-161, 1987.
  • AMORIM, A.C.R. O ensino de biologia e as relações entre : Ciência/Tecnologia/Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio? Campinas, SP : Faculdade de Educação, UNICAMP, 1995. (Dissertação, mestrado).
  • BRASIL (MEC) Parâmetros Curriculares nacionais: ciências naturais Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
  • CLASTRES, P. A Sociedade contra o Estado Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1982.
  • ESPÍNDOLA, C. Automação e emprego: uma visão geral. In BENAKOUCHE, R. (Org.) A Informática e o Brasil São Paulo/ Petrópolis : Polis/Vozes, 1985.
  • FIGUEIREDO, V. Produção Social da Tecnologia São Paulo : Editora Pedagógica e Universitária, 1989.
  • FREITAG, B. Prefácio. In MOREL, R.L.M. A política científica no Brasil T.A. Queiroz Editor, 1979.
  • KRASILCHIK, M. O Professor e o Currículo das Ciências São Paulo : E.P.U./EDUSP, 1987.
  • McCUTCHEON, G. and JUNG, B. Alternative Perspectives on Action Research. Theory into Practice, v. XXIX, n. 3, p. 144-151, 1990.
  • OBERG,A. A. and McCUTCHEON,G. This Issue. Theory into Practice, v. XXIX, n. 3, p. 144-151, 1990.
  • ROBERTS, D.A. - Developing the Concept of "Curriculum Emphasis" in Science Education. Science Education, v. 66, n. 2, p. 243-260, 1982.
  • SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação/Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de Ciências e Programas de Saúde - 1º grau São Paulo: CENP, 1991. 66p.
  • SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação/Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de Ciências e Programas de Saúde - 1º grau São Paulo: CENP, 1988. 58p.
  • SÃO PAULO, (Estado) Secretaria da Educação. Guia Curricular de Ciências. In: Guias curriculares propostos para as matérias do Núcleo Comum de Ensino de 1º Grau São Paulo: Cerhupe, 1975. p. 159-182.
  • TRIVELATO, S.L.F. - Ensino de Ciências e movimento CTS (Ciência/Tecnologia/ Sociedade ). In: ESCOLA DE VERÃO, 3, 1994, Serra Negra. Caderno de Textos.. São Paulo : FEUSP, 1994.
  • WATTS, M. et all. 'Event-centred learning': an approach to teaching science technology and social issues in two countries. International Journal of Science Education, v. 19, n. 3, p. 341-351, 1997.
  • YAGER, R.E. - Science-Technology-Society as Reform. School Science and Mathematics, v. 93, n. 3, p. 145-151, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Recebido
    Jun 2001
  • Aceito
    Ago 2002
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br