Acessibilidade / Reportar erro

A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais

Resumos

Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

matemática; analfabetismo matemático; aprendizes competentes; epistemologia de Jean Piaget


Mathematics, mathematicians, children and some educational dreams This paper is a consequence of our concern with the fragility imposed by mathematical illiteracy on adult society. Based on Piagetian researches, children are identified as active and competent learners. The possibilities for new mathematical cultures opened by the computer availability are also discussed. In this context, the narrow view of mathematics as a "quantity science" is pointed out as an obstacle for non-mathematicians to access the still little explored possibilities.

mathematics; mathematical illiteracy; competent learners; Jean Piaget's epistemology


ARTIGOS

A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais

Adriano Rodrigues Ruiz

Professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. (e-mail: arruiz@uol.com.br)

RESUMO

Este trabalho teve origem em nossa preocupação diante da fragilidade que o analfabetismo matemático impõe à sociedade adulta. Tendo por referência pesquisas piagetianas, identificamos as crianças como aprendizes ativos e competentes. Falamos, também, de possibilidades que se abrem com a presença do computador para novas culturas de matematização. Neste quadro, apontamos a visão restrita da matemática como a "ciência das quantidades" como obstáculo para os não-matemáticos terem acesso a possibilidades ainda pouco exploradas.

Unitermos: matemática, analfabetismo matemático, aprendizes competentes, epistemologia de Jean Piaget.

ABSTRACT

Mathematics, mathematicians, children and some educational dreams This paper is a consequence of our concern with the fragility imposed by mathematical illiteracy on adult society. Based on Piagetian researches, children are identified as active and competent learners. The possibilities for new mathematical cultures opened by the computer availability are also discussed. In this context, the narrow view of mathematics as a "quantity science" is pointed out as an obstacle for non-mathematicians to access the still little explored possibilities.

Keywords: mathematics, mathematical illiteracy, competent learners, Jean Piaget's epistemology

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em agosto de 2001 eselecionado para publicação em junho de 2002.

  • ABRAHAM, Ralph, McKENNA, Terence e SHELDRAKE, Rupert. Caos, criatividade e o retorno ao sagrado São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1992.
  • BRIGGS, John & PEAT, F. David. Sabedoria do caos Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • INHELDER, Barbel e PIAGET, Jean. De la lógica del niño a la lógica del adolescente Buenos Aires: Paidós, 1972.
  • JACQUARD, Albert. Filosofia para não-filósofos Rio de Janeiro: Campus, 1998.
  • LORENZ, Edward N. A essência do caos Brasília: Editora da UNB, 1996.
  • MALDELBROT, Benoît. Objectos fractais Lisboa: Gradiva, 1998.
  • NAGEL, Ernest & NEWMAN, James, R. Prova de Gödel São Paulo: Perspectiva, 1998.
  • PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação São Paulo: Brasiliense, 1986.
  • PAPERT, Seymour. A família em rede Lisboa: Relógio D'água, 1997.
  • PAULOS, John A. Mas alla de los números Barcelona: Tusquets Editores, 1993.
  • PAULOS, John A. Analfabetismo em matemática e suas conseqüências Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
  • PAULOS, John A. Un matemático lee el periódico Barcelona: Tusquets Editores, 1996.
  • PIAGET, Jean. Introducción a la epistemologia genética: el pensamiento matemático Buenos Aires: Paidós, 1978.
  • PIAGET, Jean; APOSTEL, Léo e outros. Construcción y validacíon de las teorias científicas Buenos Aires: Paidós, 1986.
  • RUELLE, David. Acaso e caos São Paulo: Editora da Unesp, 1993.
  • SANTALÓ, Luís. La matemática: una filosofía y una técnica Barcelona: Ariel, 1994.
  • STEWART, Ian. Os problemas da matemática Lisboa: Gradiva, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    Jun 2002
  • Recebido
    Ago 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br