Acessibilidade / Reportar erro

Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica

Resumos

Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.

Atividade; Processo grupal; Educação científica; Abordagem sócio-histórica


This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.

activity; group process; scientific education; socio-historical approach


ARTIGOS

Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica

Sueli Terezinha Ferreira Martins

Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru e do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Botucatu, São Paulo, Brasil. (e-mail: stfm@fmb.unesp.br)

RESUMO

Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.

Unitermos: Atividade, Processo grupal, Educação científica. Abordagem sócio-histórica.

ABSTRACT

This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.

Keywords: activity, group process, scientific education, socio-historical approach

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em outubro de 2001 e selecionado para publicação em setembro de 2002.

  • LANE, S.T. O processo grupal. In: _____ e CODO, W. (Orgs.). Psicologia social - o homem em movimento. SP: Brasiliense, 1984. p. 78-98.
  • LEONTIEV, A.N. (1972) O desenvolvimento do psiquismo Trad. Manuel D. Duarte. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.
  • LEONTIEV, A. (1975) Actividad, conciencia y personalidad Havana: Pueblo y Educación, 1983.
  • LEONTIEV, A. N. (1981) Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L.S., LURIA, A.R., LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 59-83. (Educação Crítica).
  • MARTÍN-BARÓ, I. El grupo humano. In:___. Sistema, grupo y poder. San Salvador: UCA Ed., 1989. p. 189-227.
  • MARX, K. (1845) Teses contra Feuerbach. In: GIANNOTTI, J.A. (Org.). MARX Tradução José Arthur Giannotti e Edgar Malagodi. 2ª ed., São Paulo: Abril Cultura, 1978. p. 49-53. (Os Pensadores)
  • MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. (1845) Feuerbach. Oposição entre a concepção materialista e a idealista. In:___. A ideologia Alemã Tradução de Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. 4ª ed., Lisboa/São Paulo: Presença/Martins Fontes, 1980. p. 11-102.
  • VIGOTSKI, L.S. (1930) Problemas de método. In:___. A formação social da mente Tradução José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto, Solange, C. Afeche. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p. 67-85. (Psicologia e Pedagogia)
  • VIGOTSKI, L.S. (1931) Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In:___. Problemas del desarrollo de la psique Tradução Lydia Kuper. Madrid: Visor Dist., 1995. p. 181-285. (Obras escogidas, III)
  • VIGOTSKII, L.S. (1933) Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L.S., LURIA, A.R., LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 103-17.
  • VIGOTSKI, L.S. (1934) Estudio Del desarrollo de los conceptos científicos en la edad infantil. In:___. Pensamiento y lenguaje Tradução José Maria Bravo. Madrid: Visor Dist., 1993. p. 181-285. (Obras escogidas, II)
  • VIGOTSKI, L.S. (1935) Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In:___. A formação social da mente O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto, Solange, C. Afeche. 3.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1989. p. 89-103.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    Set 2002
  • Recebido
    Out 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br