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Ciência & Educação (Bauru)

versión impresa ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.8 no.2 Bauru  2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200008 

ARTIGOS

 

Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências

 

 

Maria do Carmo GaliazziI; Roque MoraesII

IProfessora Adjunta no Departamento de Química e no Mestrado em Educação Ambiental da Fundação Universidade do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. (e-mail: carmo@mikrus.com.br)
IIProfessor Assistente Doutor do Programa de Pós-graduação de Educação e do Mestrado em Ensino de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (e-mail: searom@pucrs.br)

 

 


RESUMO

O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

Unitermos: educar pela pesquisa, formação de professores de Ciências


ABSTRACT

This paper presents some arguments intending to demonstrate the strenghts of educating through inquiry as a way, a time and a space for teacher education. Starting with the presentation of some principles that base education through inquiry, it is showed, always based on practical examples, how these may be implemented with the use of an inquiry cycle formed by questioning, argumenting and validating. It is also intended to show how this process of teacher education may reach a high for-mal and political quality. In conclusion it is argued that educating through inquiry may help to over-come some historical limitations of teacher education courses.

Keywords: educating through inquiry, Science teacher education


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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Artigo recebido em março de 2002 e selecionado para publicação em novembro de 2002.

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