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Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.9 no.1 Bauru  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100005 

ARTIGOS

 

A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula

 

Newton’s color theory: an example of the use of the history of science in classroom situations

 

 

Cibelle Celestino SilvaI,*; Roberto de Andrade MartinsII,*

IPós doutoranda no Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas, SP (e-mail: cibelle@ifi.unicamp.br)
IICoordenador do Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas, SP (e-mail rmartins@ifi.unicamp.br)

 

 


RESUMO

Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.

Unitermos: Isaac Newton, História da Óptica, teoria das cores, ensino de ciências, método científico.


ABSTRACT

This paper analyses some features of Newton's theory of light and colors, especially as presented in his paper of 1672, as an example of the classroom use of History of Science. Although this theory is nowadays accepted and taught without discussion, it is not so simple as it seems and many questions arise from a critical study.  Besides, an inadequate use of History of Science in Science Teaching may convey to the students a wrong conception of the scientific method.

Keywords: Isaac Newton, History of Optics, theory of colors, Science Teaching, scientific method.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

Agradecimentos

Os autores agradecem à CAPES e à FAPESP pelo suporte financeiro, bem como aos  pareceristas pelos comentários.

 

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Artigo recebido em dezembro de 2002 e selecionado para publicação em março de 2003.

 

 

* Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP.

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