Acessibilidade / Reportar erro

A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula

Newton’s color theory: an example of the use of the history of science in classroom situations

Resumos

Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.

Isaac Newton; História da Óptica; teoria das cores; ensino de ciências; método científico


This paper analyses some features of Newton's theory of light and colors, especially as presented in his paper of 1672, as an example of the classroom use of History of Science. Although this theory is nowadays accepted and taught without discussion, it is not so simple as it seems and many questions arise from a critical study. Besides, an inadequate use of History of Science in Science Teaching may convey to the students a wrong conception of the scientific method.

Isaac Newton; History of Optics; theory of colors; Science Teaching; scientific method


ARTIGOS

A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula

Newton’s color theory: an example of the use of the history of science in classroom situations

Cibelle Celestino SilvaI,* * Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP. ; Roberto de Andrade MartinsII,* * Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP.

IPós doutoranda no Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas, SP (e-mail: cibelle@ifi.unicamp.br)

IICoordenador do Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas, SP (e-mail rmartins@ifi.unicamp.br)

RESUMO

Neste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.

Unitermos: Isaac Newton, História da Óptica, teoria das cores, ensino de ciências, método científico.

ABSTRACT

This paper analyses some features of Newton's theory of light and colors, especially as presented in his paper of 1672, as an example of the classroom use of History of Science. Although this theory is nowadays accepted and taught without discussion, it is not so simple as it seems and many questions arise from a critical study. Besides, an inadequate use of History of Science in Science Teaching may convey to the students a wrong conception of the scientific method.

Keywords: Isaac Newton, History of Optics, theory of colors, Science Teaching, scientific method.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimentos

Os autores agradecem à CAPES e à FAPESP pelo suporte financeiro, bem como aos pareceristas pelos comentários.

Referências bibliográficas

ABIMBOLA, I. O. The relevance of the "new" philosophy of science for the science curriculum. School Science and Mathematics, v.83, p. 181-193, 1983.

BEVILACQUA, F. & GIANNETTO, E. The history of physics and European physics education. Science & Education, v.5, p. 235-246, 1996.

BRUSH, S. G. Should the history of science be rated X?. Science, v.183, p.1164-1172, 1974.

HALL, A. R. Beyond the fringe: diffraction as seen by Grimaldi, Fabri, Hooke and Newton. Notes and Records of the Royal Society,v.41, p.111-143, 1987.

HODSON, D. Philosophy of science, science and science education. Studies in Science Education,v.12, p.25-57, 1985.

HOOKE, R. Micrographia or some physiological descriptions of minute bodies made by magnifying glasses. With observations and inquires thereupon. London: J. Martyn and J. Allestry, 1665. Reimpressão: New York: Dover, 1961.

KOYRÉ, A., COHEN, I. B. e WHITMAN, A. Isaac Newton's Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, third edition (1726) with variant readings, 2 vols. Cambridge: Cambridge University Press, 1972.

MAMIANI, M. Isaac Newton filosofo della natura: le lezioni giovanili di ottica e la genesi del metodo Newtoniano. Firenze: La Nuova Italia Editrice, 1976.

MARTINS, R. A. & SILVA, C. C. Newton and colour: the complex interplay of theory and experiment. Science & Education, v.10, n.3, p.287-305, 2001.

MATTHEWS, M. R. A role for history and philosophy of science teaching, Educational Philosophy and Theory, v.20, p.67-81, 1988.

MATTHEWS, M. R. Science Teaching The role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.

McGUIRRE, J. E. & TAMMY, M. Certain philosophical questions: Newton's Trinity notebook. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

NEWTON, I. A letter of Mr. Isaac Newton, professor of the Mathematicks in the University of Cambridge; containing his new theory about light and colours; sent by the author to the publisher from Cambridge, Febr. 6. 1671/72; in order to be communicated to the R. Society', Philosophical Transactions of the Royal Society, v.6, n.80, p.3075-3087, 1672a. Traduzido em SILVA, C. C, & MARTINS, R. A. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.18, p.313-27, 1996.

NEWTON, I. Mr. Isaac Newton answer to some considerations upon his doctrine of light and colours; which doctrine was printed in Numb. 80 of these Tracts', Philosophical Transactions of the Royal Society, v.7, p.5084-5103, 1672b. Reimpresso em: COHEN, I. B. & SCHOFIELD, R. E. (eds.). Isaac Newton's papers & letters on natural philosophy. Cambridge, MA: Harvard University Press, pp. 116-135, 1978.

NEWTON, I. Óptica. Traduzido por André K. Assis. São Paulo: Edusp, 1996.

PARDIES, I. G. Some Animadversions on the theory of Light of Mr. Isaac Newton, Prof. of Mathematics in the University of Cambridge, printed in Nº. 80. In a letter of April 9, 1672. N. S. from Ignatius Gaston Pardies, prof. of Mathematics in the Parisian College of Clermont. Translated from Latin', Philosophical Transactions of the Royal Society, v.7, p.726-729, 1672. Reprinted in: COHEN, I. B. & SCHOFIELD, R.E. (eds.). Isaac Newton's papers & letters on natural philosophy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978, pp. 86-89.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In PIETROCOLA, M. (ed.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

PUMFREY, S. History of science in the National Science Curriculum: a critical review of resources and aims. British Journal for the History of Science, v.24, p.61-78, 1991.

ROGERS, P. J. Epistemology and history in the teaching of school science. European Journal of Science Education, v.4, p.1-27, 1982.

SABRA, A. I. Theories of light from Descartes to Newton. London: Cambridge University Press, 1981.

SEARS, F. W. & ZEMANSKY, M. W. Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1973.

SIEGEL, H. On the distortion of the history of science in science education. Science Education, v.63, p.111-118, 1979.

SILVA, C. C, & MARTINS, R. A. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.18, p.313-27, 1996.

SILVA, C. C. & MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke. Atas do V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Belo Horizonte: UFMG/CECIMIG/FAE, 1997, pp. 230-37.

SILVA, C. C. A teoria das cores de Newton: um estudo crítico do Livro I do Opticks. Dissertação (mestrado), Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física "Gleb Wataghin", 1996.

TIPLER, P. A. Física. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1984.

TONNELAT, M. A. O nascimento da Óptica Matemática. In: TATON, René. História Geral das Ciências. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.

Artigo recebido em dezembro de 2002 e selecionado para publicação em março de 2003.

  • ABIMBOLA, I. O. The relevance of the "new" philosophy of science for the science curriculum. School Science and Mathematics, v.83, p. 181-193, 1983.
  • BEVILACQUA, F. & GIANNETTO, E. The history of physics and European physics education. Science & Education, v.5, p. 235-246, 1996.
  • BRUSH, S. G. Should the history of science be rated X?. Science, v.183, p.1164-1172, 1974.
  • HALL, A. R. Beyond the fringe: diffraction as seen by Grimaldi, Fabri, Hooke and Newton. Notes and Records of the Royal Society,v.41, p.111-143, 1987.
  • HODSON, D. Philosophy of science, science and science education. Studies in Science Education,v.12, p.25-57, 1985.
  • HOOKE, R. Micrographia or some physiological descriptions of minute bodies made by magnifying glasses. With observations and inquires thereupon. London: J. Martyn and J. Allestry, 1665. Reimpressão: New York: Dover, 1961.
  • KOYRÉ, A., COHEN, I. B. e WHITMAN, A. Isaac Newton's Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, third edition (1726) with variant readings, 2 vols. Cambridge: Cambridge University Press, 1972.
  • MAMIANI, M. Isaac Newton filosofo della natura: le lezioni giovanili di ottica e la genesi del metodo Newtoniano Firenze: La Nuova Italia Editrice, 1976.
  • MARTINS, R. A. & SILVA, C. C. Newton and colour: the complex interplay of theory and experiment. Science & Education, v.10, n.3, p.287-305, 2001.
  • MATTHEWS, M. R. A role for history and philosophy of science teaching, Educational Philosophy and Theory, v.20, p.67-81, 1988.
  • MATTHEWS, M. R. Science Teaching The role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
  • McGUIRRE, J. E. & TAMMY, M. Certain philosophical questions: Newton's Trinity notebook Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
  • NEWTON, I. A letter of Mr. Isaac Newton, professor of the Mathematicks in the University of Cambridge; containing his new theory about light and colours; sent by the author to the publisher from Cambridge, Febr. 6. 1671/72; in order to be communicated to the R. Society', Philosophical Transactions of the Royal Society, v.6, n.80, p.3075-3087, 1672a. Traduzido em SILVA, C. C, & MARTINS, R. A. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.18, p.313-27, 1996.
  • NEWTON, I. Mr. Isaac Newton answer to some considerations upon his doctrine of light and colours; which doctrine was printed in Numb. 80 of these Tracts', Philosophical Transactions of the Royal Society, v.7, p.5084-5103, 1672b.
  • Reimpresso em: COHEN, I. B. & SCHOFIELD, R. E. (eds.). Isaac Newton's papers & letters on natural philosophy Cambridge, MA: Harvard University Press, pp. 116-135, 1978.
  • NEWTON, I. Óptica Traduzido por André K. Assis. São Paulo: Edusp, 1996.
  • PARDIES, I. G. Some Animadversions on the theory of Light of Mr. Isaac Newton, Prof. of Mathematics in the University of Cambridge, printed in Nş. 80. In a letter of April 9, 1672. N. S. from Ignatius Gaston Pardies, prof. of Mathematics in the Parisian College of Clermont. Translated from Latin', Philosophical Transactions of the Royal Society, v.7, p.726-729, 1672.
  • Reprinted in: COHEN, I. B. & SCHOFIELD, R.E. (eds.). Isaac Newton's papers & letters on natural philosophy Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978, pp. 86-89.
  • PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In PIETROCOLA, M. (ed.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
  • PUMFREY, S. History of science in the National Science Curriculum: a critical review of resources and aims. British Journal for the History of Science, v.24, p.61-78, 1991.
  • ROGERS, P. J. Epistemology and history in the teaching of school science. European Journal of Science Education, v.4, p.1-27, 1982.
  • SABRA, A. I. Theories of light from Descartes to Newton London: Cambridge University Press, 1981.
  • SEARS, F. W. & ZEMANSKY, M. W. Física Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1973.
  • SIEGEL, H. On the distortion of the history of science in science education. Science Education, v.63, p.111-118, 1979.
  • SILVA, C. C, & MARTINS, R. A. A "Nova teoria sobre luz e cores" de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.18, p.313-27, 1996.
  • SILVA, C. C. & MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke. Atas do V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física. Belo Horizonte: UFMG/CECIMIG/FAE, 1997, pp. 230-37.
  • SILVA, C. C. A teoria das cores de Newton: um estudo crítico do Livro I do Opticks Dissertação (mestrado), Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física "Gleb Wataghin", 1996.
  • TIPLER, P. A. Física Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1984.
  • TONNELAT, M. A. O nascimento da Óptica Matemática. In: TATON, René. História Geral das Ciências São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960.
  • *
    Os autores agradecem o apoio recebido pelo CNPq, CAPES e FAPESP.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      23 Set 2010
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Aceito
      Mar 2003
    • Recebido
      Dez 2002
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br