Resumos
Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.
livro didático; ensino de ciências; política educacional; concepções de professores; avaliação
This article analyses the theme of didactic books for Science teaching in Brazil and it presents alternatives to this resource. The main points analyzed are: the characteristics of didactic books; the use by teachers of school texts; the new curricular proposals for science teaching; the results of educational research about science teaching and about textbooks in Brazil.
didactic books; science education; educational policy; teachers' conceptions; evaluation
ARTIGOS
O livro didático de ciências: problemas e soluções* * Este trabalho recupera aspectos da apresentação realizada no Simpósio Concepção dos Livros Didáticos: modelo atual e novas perspectivas. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação SEF/MEC. Brasília 15 a 19/10/01
Science texbooks: problems and solutions
Jorge Megid NetoI; Hilário FracalanzaII
IProfessor Doutor da Faculdade de Educação da UNICAMP. e-mail: megid@unicamp.br
IIProfessor Doutor aposentado da Faculdade de Educação da UNICAMP e docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Contestado - UnC. e-mail: h.fracalanza@terra.com.br
RESUMO
Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.
Unitermos: livro didático; ensino de ciências; política educacional; concepções de professores; avaliação.
ABSTRACT
This article analyses the theme of didactic books for Science teaching in Brazil and it presents alternatives to this resource. The main points analyzed are: the characteristics of didactic books; the use by teachers of school texts; the new curricular proposals for science teaching; the results of educational research about science teaching and about textbooks in Brazil.
Keywords: didactic books; science education; educational policy; teachers' conceptions; evaluation.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
AMARAL, Ivan A.; MEGID NETO, Jorge. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, Campinas, n.2, p. 13-14, jun.1997.
AMARAL, I. A. et al. Algumas tendências de concepções fundamentais presentes em coleções didáticas de Ciências de 5ª a 8ª séries. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: ABRAPEC, 1999. 1 CD-ROM.
BATISTA, Antônio A. G. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília-DF: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. MEC/FAE. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos: Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências 1ª a 4ª séries. Brasília: FAE, 1994.
BRASIL. MEC/SEF. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries PNLD 1996. Brasília: FAE, 1996.
______. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries PNLD 1998. Brasília: FAE, 1998.
______. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries PNLD 2000/2001. Brasília: SEF/FNDE/CEALE/CENPEC, 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais: 1º, 2º, 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997/1998.
DE TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1998.
FRACALANZA, Hilário. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1993. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. As propostas curriculares oficiais. São Paulo, 1996. (Textos FCC, 10).
HÖFFLING, Eloísa M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, São Paulo, v.21, n.70, p. 159-170, abr. 2000.
______. A FAE e a execução da política educacional. 1993. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993.
MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas,1999.
MOHR, Adriana. A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1a a 4a séries. 1994. 99 p.
Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, FGV, Rio de Janeiro,1994.
MORTIMER, Eduardo F. A evolução dos livros didáticos de Química destinados ao ensino secundário. Em Aberto, Brasília, v.7, n.40, p. 24-41, out. 1988.
PIMENTEL, Jorge R. Livros didáticos de Ciências: a Física e alguns problemas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.15, n.3, p. 308-318, dez. 1998.
PRETTO, Nelson de Luca. A ciência nos livros didáticos. Campinas-SP: Ed. Da UNICAMP; Salvador: CED/UFBA, 1985. 95 p.
SPONTON, Fabiane G. O professor de Ciências, o ensino de meteorologia e o livro didático. 2000. 159 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2000.
Artigo recebido em novembro de 2002 e selecionado para publicação em outubro de 2003.
- AMARAL, Ivan A.; MEGID NETO, Jorge. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, Campinas, n.2, p. 13-14, jun.1997.
- AMARAL, I. A. et al. Algumas tendências de concepções fundamentais presentes em coleções didáticas de Ciências de 5Ş a 8Ş séries. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas.. Valinhos: ABRAPEC, 1999. 1 CD-ROM.
- BATISTA, Antônio A. G. Recomendações para uma política pública de livros didáticos Brasília-DF: MEC/SEF, 2001.
- BRASIL. MEC/FAE. Definição de critérios para avaliação dos livros didáticos: Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências – 1ª a 4ª séries. Brasília: FAE, 1994.
- BRASIL. MEC/SEF. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries – PNLD 1996. Brasília: FAE, 1996.
- ______. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries – PNLD 1998. Brasília: FAE, 1998.
- ______. Guia de Livros Didáticos: 1ª a 4ª séries – PNLD 2000/2001. Brasília: SEF/FNDE/CEALE/CENPEC, 2000.
- ______. Parâmetros curriculares nacionais: 1º, 2º, 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997/1998.
- DE TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADDAD, S. (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais São Paulo: Cortez, 1998.
- FRACALANZA, Hilário. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil 1993. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993.
- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. As propostas curriculares oficiais São Paulo, 1996. (Textos FCC, 10).
- HÖFFLING, Eloísa M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade, São Paulo, v.21, n.70, p. 159-170, abr. 2000.
- ______. A FAE e a execução da política educacional 1993. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993.
- MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental 1999. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas,1999.
- MORTIMER, Eduardo F. A evolução dos livros didáticos de Química destinados ao ensino secundário. Em Aberto, Brasília, v.7, n.40, p. 24-41, out. 1988.
- PIMENTEL, Jorge R. Livros didáticos de Ciências: a Física e alguns problemas. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.15, n.3, p. 308-318, dez. 1998.
- PRETTO, Nelson de Luca. A ciência nos livros didáticos Campinas-SP: Ed. Da UNICAMP; Salvador: CED/UFBA, 1985. 95 p.
- SPONTON, Fabiane G. O professor de Ciências, o ensino de meteorologia e o livro didático 2000. 159 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2000.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Out 2009 -
Data do Fascículo
2003
Histórico
-
Aceito
Out 2003 -
Recebido
Nov 2002