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O livro didático de ciências: problemas e soluções

Science texbooks: problems and solutions

Resumos

Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.

livro didático; ensino de ciências; política educacional; concepções de professores; avaliação


This article analyses the theme of didactic books for Science teaching in Brazil and it presents alternatives to this resource. The main points analyzed are: the characteristics of didactic books; the use by teachers of school texts; the new curricular proposals for science teaching; the results of educational research about science teaching and about textbooks in Brazil.

didactic books; science education; educational policy; teachers' conceptions; evaluation


ARTIGOS

O livro didático de ciências: problemas e soluções* * Este trabalho recupera aspectos da apresentação realizada no Simpósio – Concepção dos Livros Didáticos: modelo atual e novas perspectivas. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação – SEF/MEC. Brasília – 15 a 19/10/01

Science texbooks: problems and solutions

Jorge Megid NetoI; Hilário FracalanzaII

IProfessor Doutor da Faculdade de Educação da UNICAMP. – e-mail: megid@unicamp.br

IIProfessor Doutor aposentado da Faculdade de Educação da UNICAMP e docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Contestado - UnC. – e-mail: h.fracalanza@terra.com.br

RESUMO

Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.

Unitermos: livro didático; ensino de ciências; política educacional; concepções de professores; avaliação.

ABSTRACT

This article analyses the theme of didactic books for Science teaching in Brazil and it presents alternatives to this resource. The main points analyzed are: the characteristics of didactic books; the use by teachers of school texts; the new curricular proposals for science teaching; the results of educational research about science teaching and about textbooks in Brazil.

Keywords: didactic books; science education; educational policy; teachers' conceptions; evaluation.

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Referências

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Artigo recebido em novembro de 2002 e selecionado para publicação em outubro de 2003.

  • AMARAL, Ivan A.; MEGID NETO, Jorge. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, Campinas, n.2, p. 13-14, jun.1997.
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  • *
    Este trabalho recupera aspectos da apresentação realizada no Simpósio – Concepção dos Livros Didáticos: modelo atual e novas perspectivas. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação
    – SEF/MEC. Brasília – 15 a 19/10/01
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Out 2009
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Aceito
      Out 2003
    • Recebido
      Nov 2002
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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