Services on Demand
Journal
Article
Indicators
-
Cited by SciELO
-
Access statistics
Related links
Cited by Google
-
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Ciência & Educação (Bauru)
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Ciênc. educ. (Bauru) vol.9 no.2 Bauru 2003
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200003
A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências
Science education in the historico-critical pedagogical perspective and the STS movement in science teaching
Paulo Marcelo M. Teixeira
Professor Assistente, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, Bahia, Brasil. e-mail: paulommt@zipmail.com.br
RESUMO
O objetivo deste ensaio é discutir como a Pedagogia Histórico-Crítica e o Movimento C.T.S.2 no ensino de ciências podem contribuir de forma significativa para o (re)direcionamento da educação científica que temos na atualidade. Apontamos pontos de convergência visualizados entre as duas correntes teóricas, com implicações interessantes para a formação de professores e, finalmente, postularemos que essas duas teorias podem colocar a educação científica numa perspectiva diferenciada, contribuindo para a formação educacional vista como instrumental para a formação da cidadania e transformação da sociedade em função dos interesses populares.
Unitermos: educação científica; movimento C.T.S; formação de professores.
ABSTRACT
The article tries to discuss how historico-critical pedagogy and the STS movement in science education can contribute to the change of scientific education that we have at the present time. We visualize points of convergence between these two theoretical currents, with interesting implications in respect to the formation of teachers. Finally, we will claim that these two theories can place science education in a differentiated perspective, which can contribute to the formation of citizenship and the transformation of society through popular interests.
Keywords: science education; STS movement; teacher education.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências
AIKENHEAD, G. S. Science-technology-society science education development: from curriculum policy to student learning. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI: ACT Alfabetização em ciência e tecnologia, 1., 1990, Brasília. Atas... Brasília, jun. 1990. Mimeografado. [ Links ]
ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia; implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001. [ Links ]
APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982. [ Links ]
ARROYO, M. G. Educação e exclusão da cidadania. In: BUFFA, E. et al. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 6. ed. São Paulo: Cortez, 1996. p. 31-80. [ Links ]
AULER, D. Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): modalidades, problemas e perspectivas em sua implementação no ensino de física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 6., 1998, Florianópolis. Resumos... Florianópolis, 1998. [ Links ]
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1. p. 1-13, 2001. [ Links ]
CAAMAÑO, A. La educación Ciencia-Tecnologia-Sociedad: una necesidad en el diseño del nuevo currículo de ciencias. Alambique: didáctica de las ciencias experimentales, Barcelona, v.2, n.3, p. 4-6, Enero 1995. [ Links ]
COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 2000. [ Links ]
DAMKE, I. R. O processo do conhecimento na pedagogia da libertação: as idéias de Freire, Fiori e Dussel. Petrópolis: Vozes, 1995. [ Links ]
DIMENSTEIN, G. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanhã. São Paulo: Ática, 1998. [ Links ]
HAZEN, R. M.; TREFIL, J. Saber ciência. São Paulo: Cultura, 1995. [ Links ]
HOFSTEIN, A. et al. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, London, v.10, n.4, p. 357, 1988. [ Links ]
AGUIAR JÚNIOR, O. O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de ciências. Investigações em ensino de ciências, v. 3, n. 2, Agosto, 1998. Disponível em: <www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm>. Acesso em: 21 jan. 2001. [ Links ]
LEAL, M. C., SELLES, S. E. Sociologia e ensino de ciências: anotações para discussão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1., 1997, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia, 1997. p. 338-344. [ Links ]
LUJÁN LÓPES, J. L. et al. Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996. [ Links ]
MCLAREN, P. Traumas do capital: pedagogia, política e práxis no mercado global. In: SILVA, L. H. (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 81-98. [ Links ]
MENEZES, L. C. de. et al. A formação dos professores e as várias dimensões da educação para as ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 1., 1997, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia, 1997. p. 308-314. [ Links ]
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em ensino de ciências, v. 1, n.1, abril, 1996. Disponível em: <www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm>. Acesso em: 21 jan. 2001. [ Links ]
POGGE, A.; YAGER, R. E. Citizen groups perceived importance of the major goals for school science. Science Education, New York, v. 71, n. 2, p. 221-227, 1987. [ Links ]
SANTOS, M. E. Encruzilhadas de mudança no limiar do século XXI: co-construção do saber científico e da cidadania via ensino CTS de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos, 1999. [ Links ]
SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. [ Links ]
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000. [ Links ]
______. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1995. [ Links ]
______. A pedagogia histórico-crítica e a educação escolar. In: BERNARDO, M. (Org.). Pensando a educação. São Paulo: EDUNESP, 1989. [ Links ]
______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1980. [ Links ]
TEIXEIRA, P. M. M. Ensino de Biologia e cidadania: o técnico e o político na formação docente. 2000. 316 p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2000. [ Links ]
VALE, J. M. F. do. Educação científica e sociedade. In: NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 1-7. [ Links ]
ZANOTTI, L. J. Etapas históricas de la política educativa. Buenos Aires: Eudeba, 1972. [ Links ]
ZOLLER, U.; WATSON, F. G. Technology education for nonscience students in the secondary school. Science Education, New York, v. 58, n. 1, p. 105-116, 1974. [ Links ]
Artigo recebido em março de 2003 e selecionado para publicação em outubro de 2003.