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A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências

Science education in the historico-critical pedagogical perspective and the STS movement in science teaching

Resumos

O objetivo deste ensaio é discutir como a Pedagogia Histórico-Crítica e o Movimento C.T.S.2 no ensino de ciências podem contribuir de forma significativa para o (re)direcionamento da educação científica que temos na atualidade. Apontamos pontos de convergência visualizados entre as duas correntes teóricas, com implicações interessantes para a formação de professores e, finalmente, postularemos que essas duas teorias podem colocar a educação científica numa perspectiva diferenciada, contribuindo para a formação educacional vista como instrumental para a formação da cidadania e transformação da sociedade em função dos interesses populares.

educação científica; movimento C.T.S; formação de professores


The article tries to discuss how historico-critical pedagogy and the STS movement in science education can contribute to the change of scientific education that we have at the present time. We visualize points of convergence between these two theoretical currents, with interesting implications in respect to the formation of teachers. Finally, we will claim that these two theories can place science education in a differentiated perspective, which can contribute to the formation of citizenship and the transformation of society through popular interests.

science education; STS movement; teacher education


A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências

Science education in the historico-critical pedagogical perspective and the STS movement in science teaching

Paulo Marcelo M. Teixeira

Professor Assistente, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, Bahia, Brasil.– e-mail: paulommt@zipmail.com.br

RESUMO

O objetivo deste ensaio é discutir como a Pedagogia Histórico-Crítica e o Movimento C.T.S.2 no ensino de ciências podem contribuir de forma significativa para o (re)direcionamento da educação científica que temos na atualidade. Apontamos pontos de convergência visualizados entre as duas correntes teóricas, com implicações interessantes para a formação de professores e, finalmente, postularemos que essas duas teorias podem colocar a educação científica numa perspectiva diferenciada, contribuindo para a formação educacional vista como instrumental para a formação da cidadania e transformação da sociedade em função dos interesses populares.

Unitermos: educação científica; movimento C.T.S; formação de professores.

ABSTRACT

The article tries to discuss how historico-critical pedagogy and the STS movement in science education can contribute to the change of scientific education that we have at the present time. We visualize points of convergence between these two theoretical currents, with interesting implications in respect to the formation of teachers. Finally, we will claim that these two theories can place science education in a differentiated perspective, which can contribute to the formation of citizenship and the transformation of society through popular interests.

Keywords: science education; STS movement; teacher education.

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Artigo recebido em março de 2003 e selecionado para publicação em outubro de 2003.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Out 2009
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Out 2003
  • Recebido
    Mar 2003
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