Acessibilidade / Reportar erro

O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática

The dialectical thinking of Bento de Jesus Caraça and his conception of mathematics education

Resumos

Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.

educação matemática; Bento de Jesus Caraça; interpretação dialética da história; educação e socialismo; produção do conhecimento


This text focuses on the life and work of Bento de Jesus Caraça, Portuguese mathematician and educator, who lived during the first half of the XXth Century and much influenced the Mathematics Education field in countries whose spoken language is Portuguese. Marking the centenary of his birth, some of his important biographic excerpts are interwoven and by doing this we attempt to construct a view of this important character. He may be viewed through the humanistic meaning of his life as well as through the educational impact of his work which is still current. It is important for us to make clear the existing coherent relation between his socialist convictions and his practice as an educator. This relationship is shown to be a result mainly of his dialectical interpretation of history and the production of knowledge.

mathematics education; Bento de Jesus Caraça; dialectic interpretation of history; education and socialism; production of knowledge


ARTIGOS

O pensamento dialético de Bento de Jesus Caraça e sua concepção da educação matemática

The dialectical thinking of Bento de Jesus Caraça and his conception of mathematics education

Cleide Farias de MedeirosI; Alexandre MedeirosII

IPhD (Centre for Studies in Science and Mathematics Education – University of Leeds). Mestre em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco – e-mail: cfmed@hotlink.com.br

IIPhD (Centre for Studies in Science and Mathematics Education – University of Leeds). MSc.(FEUSP). Professor do Departamento de Física e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco – e-mail: med@hotlink.com.br

RESUMO

Este texto enfoca a vida e a obra de Bento de Jesus Caraça, matemático e educador português da primeira metade do século XX que muito influenciou a produção em Educação Matemática em língua portuguesa. Tecendo alguns importantes fragmentos biográficos tentamos construir uma visão deste importante personagem na qual ele possa ser contemplado em toda a extensão do significado humanístico de sua vida e do impacto educacional e da atualidade de sua obra, assinalando o centenário do seu nascimento. Importa-nos tornar clara a perfeita sintonia existente entre as suas convicções socialistas e a sua prática como educador. Esta vinculação é apontada como sendo decorrente, principalmente, da sua interpretação dialética da história e da produção do conhecimento.

Unitermos: educação matemática; Bento de Jesus Caraça; interpretação dialética da história; educação e socialismo; produção do conhecimento.

ABSTRACT

This text focuses on the life and work of Bento de Jesus Caraça, Portuguese mathematician and educator, who lived during the first half of the XXth Century and much influenced the Mathematics Education field in countries whose spoken language is Portuguese. Marking the centenary of his birth, some of his important biographic excerpts are interwoven and by doing this we attempt to construct a view of this important character. He may be viewed through the humanistic meaning of his life as well as through the educational impact of his work which is still current. It is important for us to make clear the existing coherent relation between his socialist convictions and his practice as an educator. This relationship is shown to be a result mainly of his dialectical interpretation of history and the production of knowledge.

Keywords: mathematics education; Bento de Jesus Caraça; dialectic interpretation of history; education and socialism; production of knowledge.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em abril de 2003 e selecionado para publicação em setembro de 2003.

  • ABREU, A. Bento de Jesus Caraça: notas biográficas. A Cultura Integral do Indivíduo. Lisboa: Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, 1995.
  • ALENCAR, F. História da sociedade brasileira: 2ş grau. 2. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
  • ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado 3. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.
  • BARATA-MOURA, J. Linhas de rumo do pensamento de Bento de Jesus Caraça Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão ISEG, 2001.
  • BASTO, L. Nessas reuniões na brasileira Bento Caraça fazia verdadeiros cursos no café. In: BENTO Jesus Caraça: Perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, 2001.
  • BEBIANO, N. Bento de Jesus Caraça e a Matemática, aquela difusa substância. Gazeta de Matemática, Lisboa, n.141, p. 11-23, Jul. 2001.
  • ______. Bento de Jesus Caraça: esboço biográfico. Gazeta de Matemática, Lisboa, n.141, p. 9-10, Jul. 2001.
  • BELO, E. Além do professor nós víamos o cidadão interveniente. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, 2001. Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • CARAÇA, B. J. Carta a Manuel Amado da Cunha, 16/01/1943. In: VILAÇA, Alberto. Bento de Jesus Caraça: militante integral do ser humano. Porto: Campo das Letras, 1999. p. 243-245.
  • ______. A Cultura integral do indivíduo Lisboa: Câmara Municipal, 1995.
  • ______. A Cultura integral do indivíduo: problema central do nosso tempo. In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. Algumas reflexões sobre a Arte. In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. As Universidades populares e a cultura In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. Rabindranath Tagore . In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. A Matemática na vida dos homens In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. Escola única. In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. Humanismo e humanidades. In: J.M.C. (Ed). Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias, 1978.
  • ______. Conceitos fundamentais da Matemática Lisboa: Gráfica Brás Monteiro Ltda, 1975.
  • CARAÇA, J. Bento de Jesus Caraça: Cem Anos pela Fraternidade. Gazeta de Matemática, Lisboa, n. 141, p. 5-6, Jul. 2001.
  • COELHO, A. Bento de Jesus Caraça Sessão Pública em Vila Viçosa. 21 de Abril de 2001.
  • ______. Bento de Jesus Caraça: Um Homem Espantoso e Admirável. Trabalho e Sociedade: Ciclo de Conferências In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • CUNHAL, A. Bento Caraça: insigne intelectual comunista. Entrevista. Jornal Avante, n. 1431, p. 1, Maio 2001.
  • DINIS, L. Uma Carta de Bento Caraça para o meu pai. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • DOBREIRA, C. Bento de Jesus Caraça, cidadão e amante da Serra da Estrela - Depoimento. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • DORES, A. O Papel da universidade popular portuguesa ao serviço da cultura do povo. Boletim O Erro, Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, n.1, Abr. 2001.
  • FISHER, M. As Minhas recordações das lições do professor Bento de Jesus Caraça e da sua personalidade. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • FUNDAÇÃO MARIO SOARES. 100º Aniversário do Nascimento de Bento Jesus Caraça: 18 de abril de 2001. Disponível em: <http://www.fmsoares.pt/novidades/bjc-grande.htm> Acesso em: 6 set. 2001.
  • GUSMÃO, M. Bento de Jesus Caraça: 1901-2001. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • J.M.C. (Ed) Bento de Jesus Caraça: conferências e outros escritos 2. ed. Lisboa: Tipografia Antonio Coelho Dias Ltda., 1978.
  • GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a organização da cultura 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
  • LAMI, G. "Ah, não gosta de Matemática, então vai passar a gostar". In: BENTO Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • ______. Conceitos fundamentais da Matemática: algumas reflexões sobre o seu conteúdo e alcance pedagógico. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • MELO, L. Memórias do século. Notícias Magazine, n. 76, 2001.
  • NASCIMENTO, U. Bento de Jesus Caraça: o homem e o seu tempo. Gazeta de Matemática, Lisboa, n.141, p. 7-8, Jul. 2001.
  • RIBEIRO, S. Seminário de Matemáticas Gerais Bento de Jesus Caraça: testemunho. In: Bento Jesus Caraça: perspectivas sobre o homem e a obra. Guarda: Instituto Politécnico de Guarda, 2001.
  • SUCENA, P. Bento Caraça: relance sobre o seu percurso humano e cívico. Disponível em: <http://www.cgtp.pt/bjc100/sessam/sucena.htm> Acessado em: 14 nov. 2001.
  • VILAÇA, A. Bento de Jesus Caraça: militante integral do ser integral. Porto: Campo das Letras, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Out 2009
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Aceito
    Set 2003
  • Recebido
    Abr 2003
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br