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Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura

Math teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate course

Resumos

O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.

CEFAM; Licenciatura; Educação Matemática; Projeto Pedagógico


This paper has as its focus the effect of a previous pedagogical experience on those taking a Math teacher's preparation undergraduate course. CEFAM (a Brazilian specific project that has as its main goal the preparation of future elementary teachers) is previous experience, and the Math teacher's preparation undergraduate course is one developed at UNESP (Bauru - SP - Brazil). The methodological approach is qualitative. Procedures of analysis were based on students' discourses, looking for convergences and divergences in their meanings.

Teacher's Education; Mathematics Education; Pedagogical Directress


ARTIGOS

Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura1 1 O título deste artigo reflete o do projeto de iniciação científica desenvolvido por Luzia Aparecida de Souza sob orientação de Antonio Vicente Marafioti Garnica e apoiado financeiramente pela FAPESP, no qual este texto foi integralmente baseado.

Math teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate course

Luzia Aparecida de SouzaI; Antonio Vicente Marafioti GarnicaII

IÀ época, estudante da Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro

IIProfessor do Departamento de Matemática da UNESP de Bauru e dos programas de pós-graduação da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da UNESP de Rio Claro. E-mail: vgarnica@travelnet.com.br

RESUMO

O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.

Unitermos: CEFAM, Licenciatura, Educação Matemática, Projeto Pedagógico.

ABSTRACT

This paper has as its focus the effect of a previous pedagogical experience on those taking a Math teacher's preparation undergraduate course. CEFAM (a Brazilian specific project that has as its main goal the preparation of future elementary teachers) is previous experience, and the Math teacher's preparation undergraduate course is one developed at UNESP (Bauru – SP – Brazil). The methodological approach is qualitative. Procedures of analysis were based on students' discourses, looking for convergences and divergences in their meanings.

Keywords: Teacher's Education, Mathematics Education, Pedagogical Directress.

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Artigo recebido em abril de 2003 e selecionado para publicação em janeiro de 2004.

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    O título deste artigo reflete o do projeto de iniciação científica desenvolvido por Luzia Aparecida de Souza sob orientação de Antonio Vicente Marafioti Garnica e apoiado financeiramente pela FAPESP, no qual este texto foi integralmente baseado.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      14 Set 2009
    • Data do Fascículo
      2004

    Histórico

    • Recebido
      Abr 2003
    • Aceito
      Jan 2004
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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