Acessibilidade / Reportar erro

Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química

From making to understand science: reflexions on students' learning through undergraduate research projects in chemistry

Resumos

O artigo toma por base investigações realizadas sobre as atividades desenvolvidas por alunas de graduação, enquanto estudantes de iniciação científica, em laboratório de pesquisa na área de química. O principal objetivo do estudo foi investigar o entendimento das alunas no que diz respeito à natureza da ciência, quando submetidas a esse tipo de instrução acadêmica. Os dados obtidos por meio de entrevistas com docentes e estudantes foram analisados segundo estudos em sociologia da ciência realizados por LATOUR e WOOLGAR.

iniciação científica; educação em química; sociologia da ciência


The paper is based on a study of the laboratory work of undergraduate chemistry students during the time they were involved in undergraduate research projects. The aim of the study was to gain insight into what students learn about the nature of science from this approach to science instruction. The data were gathered through students' and professors' interviews and were analyzed using LATOUR and WOOLGAR'S concepts of sociology of science.

undergraduate research; education in chemistry; sociology of science


ARTIGOS

Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química

From making to understand science: reflexions on students' learning through undergraduate research projects in chemistry

Salete Linhares QueirozI; Maria José P. M. de AlmeidaII

IProfessora doutora do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. E-mail: salete@iqsc.usp.br

IIProfessora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE). E-mail: mjpma@unicamp.br

RESUMO

O artigo toma por base investigações realizadas sobre as atividades desenvolvidas por alunas de graduação, enquanto estudantes de iniciação científica, em laboratório de pesquisa na área de química. O principal objetivo do estudo foi investigar o entendimento das alunas no que diz respeito à natureza da ciência, quando submetidas a esse tipo de instrução acadêmica. Os dados obtidos por meio de entrevistas com docentes e estudantes foram analisados segundo estudos em sociologia da ciência realizados por LATOUR e WOOLGAR.

Unitermos: iniciação científica, educação em química, sociologia da ciência.

ABSTRACT

The paper is based on a study of the laboratory work of undergraduate chemistry students during the time they were involved in undergraduate research projects. The aim of the study was to gain insight into what students learn about the nature of science from this approach to science instruction. The data were gathered through students' and professors' interviews and were analyzed using LATOUR and WOOLGAR'S concepts of sociology of science.

Keywords: undergraduate research, education in chemistry, sociology of science.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em maio de 2003 e selecionado para publicação em março de 2004.

  • KNORR-CETINA, K. Los estudios etnograficos del trabajo cinetifico: hacia una interpretación constructivista de la ciencia. In: IRANZO, J. M et al Sociologia de la ciencia y la tecnologia Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1995.
  • LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
  • QUEIROZ, S. L.; ALMEIDA, M. J. P. M. A. O discurso de alunos de iniciação científica em química: análise de relatórios de pesquisa. Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Atibaia, 2001.
  • SUSIN, L. A produção do conhecimento científico em um laboratório de pesquisa em bioquímica. In: Programa e Caderno de Resumos das IV Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia Campinas: Unicamp, 2000.
  • VIANNA, D. M. Do fazer ao ensinar ciência Tese de Doutorado em Educação. São Paulo, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1998.
  • WORTMANN, M. L. C.; VEIGA-NETO, A. Estudos culturais da ciência e educação Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  • ZAKON, A. Qualidades desejáveis na iniciação científica. Ciência e cultura, v. 41, n. 9, p. 868-877, 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Set 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Recebido
    Maio 2003
  • Aceito
    Mar 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br