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Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas

Environment education in public squares: a report about the experience with pedagogic workshops

Resumos

Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma "trilha ecológica" nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.

Educação Ambiental; professores; praças públicas


Some workshops were carried out with High School teachers to make an Environmental Education Proposal for one square in the Botucatu city's historical center. The workshops were based on historical and botanical principles and were associated with the Environmental Education. As a result an ecological trail was designed through the plants, which had been previously identified. This project proved to be very important to the teachers in their professional growth. It boosted their interest in local history. This approach and the cultural diversity encountered enriched the proposal and brought benefits to teachers' practical teaching.

Environmental Education; teachers; public squares


ARTIGOS

Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas

Environment education in public squares: a report about the experience with pedagogic workshops

Luiz Fernando Rolim de AlmeidaI; Luiz Roberto Hernandes BicudoII; Gilberto Luiz de Azevedo BorgesIII

IDepartamento de Botânica – UNESP – Botucatu

IIIdem

IIIDepartamento de Educação – UNESP – Botucatu. E-mail: bic@ibb.unesp.br

RESUMO

Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma "trilha ecológica" nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.

Unitermos: Educação Ambiental, professores, praças públicas.

ABSTRACT

Some workshops were carried out with High School teachers to make an Environmental Education Proposal for one square in the Botucatu city's historical center. The workshops were based on historical and botanical principles and were associated with the Environmental Education. As a result an ecological trail was designed through the plants, which had been previously identified. This project proved to be very important to the teachers in their professional growth. It boosted their interest in local history. This approach and the cultural diversity encountered enriched the proposal and brought benefits to teachers' practical teaching.

Key words: Environmental Education, teachers, public squares.

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Agradecimentos

À diretoria e aos professores do Colégio La Salle de Botucatu–SP. À Srª Nadja Janke, aluna do programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Campus de Bauru, pela leitura e sugestões apresentadas. A PROEX, pelo incentivo financeiro cedido ao projeto "Educação Ambiental em Praças Públicas no município de Botucatu–SP".

Artigo recebido em julho de 2002 e selecionado para publicação em outubro de 2003.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Set 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Recebido
    Jul 2002
  • Aceito
    Out 2003
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