Resumos
Este trabalho teve como objetivos verificar as idéias e atitudes de licenciandos em Biologia em relação à sustentabilidade por intermédio de um instrumento, que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (VOSTS - Views on Science-Technology-Society), e que pode ser considerado como uma nova versão dos clássicos questionários Likert de atitudes.
avaliação de atitudes; sustentabilidade; educação ambiental; formação de professores
The objectives of this work are to verify the ideas and attitudes of students on a Biology course in relation to sustainability through an adaptation of a questionnaire of opinions on Science, Technology and Society (VOSTS - Views on Science-Technology-Society). This can be considered as a new version of the classic questionnaires using Likert scales.
evaluation of attitudes; sustainability; environmental education; teacher training
ARTIGOS
Avaliação das idéias e atitudes relacionadas com sustentabilidade: metodologia e instrumentos1 1 Trabalho apresentado no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (IV ENPEC), ocorrido em Bauru, São Paulo, de 25 a 29 de novembro de 2003.
Evaluation of the ideas and attitudes related with sustainability: methodology and instruments
Simone Sendin Moreira GuimarãesI; Maria Guiomar Carneiro TomazelloII
IProfessora pesquisadora mestre da área de Biologia da Universidade Camilo Castelo Branco. Campus de Descalvado/ SP (e-mail: sisendin@ig.com.br)
IIProfessora Titular do Grupo de Área de Física da FCMNTI e da Faculdade de Educação - Curso de Pós-graduação em Educação, Coordenadora do Núcleo de Educação em Ciências da Universidade Metodista de Piracicaba (e-mail: mgtomaze@unimep.br)
RESUMO
Este trabalho teve como objetivos verificar as idéias e atitudes de licenciandos em Biologia em relação à sustentabilidade por intermédio de um instrumento, que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (VOSTS - Views on Science-Technology-Society), e que pode ser considerado como uma nova versão dos clássicos questionários Likert de atitudes.
Unitermos: avaliação de atitudes; sustentabilidade; educação ambiental; formação de professores.
ABSTRACT
The objectives of this work are to verify the ideas and attitudes of students on a Biology course in relation to sustainability through an adaptation of a questionnaire of opinions on Science, Technology and Society (VOSTS - Views on Science-Technology-Society). This can be considered as a new version of the classic questionnaires using Likert scales.
Keywords: evaluation of attitudes; sustainability; environmental education; teacher training.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
31 Ago 2009 -
Data do Fascículo
2004
Histórico
-
Recebido
Fev 2004 -
Aceito
Out 2004