Acessibilidade / Reportar erro

Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores

Identifying curriculum, teaching and physics and mathematics learning problems from teachers' discourse

Resumos

O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública.

problemas da prática pedagógica; ensino de Física; ensino de Matemática


A virtual constructivist learning environment is being developed for in-service education of Physics and Mathematics teachers. Its instructional design is based on Problem Based Learning with the main goal of promoting reflection about authentic professional problems. The present study looked for the authenticity of the problems in the discourse of a group of teachers who work in public schools of the capital of Rio de Janeiro State and other towns of the north of the State. The content analysis of their discourse allowed its classification into three categories: Structural Conditions of the Public School, Curriculum, and Teaching. The evaluation analysis of the themes that compose the categories of Curriculum and Teaching led to the identification of similar problems that teachers of Physics and of Mathematics deal with in public schools. The problems related to the curriculum are influenced by educational policies and those related to teaching refer to practical and theoretical aspects of their work besides the expression of discontent with different types of deficiencies in pupils.

problems of pedagogical practice; teaching of Physics; teaching of Mathematics


ARTIGOS

Identificação de problemas do currículo, do ensino e da aprendizagem de física e de matemática a partir do discurso de professores1 1 Parte desta pesquisa foi apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2003. Apoio: CNPq.

Identifying curriculum, teaching and physics and mathematics learning problems from teachers' discourse

Flavia RezendeI; Arilise Moraes de Almeida LopesII; Jeanine Maria EggII

IProfessora adjunta do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (e-mail: flaviarezende@uol.com.br)

IIMestrandas do Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

O contexto deste estudo é o desenvolvimento de um ambiente virtual construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática do nível médio, cujo objetivo é promover o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor a partir da reflexão sobre problemas autênticos da sua prática. No presente estudo, buscou-se a autenticidade dos problemas no discurso de uma amostra de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro e do interior do Estado. A análise de conteúdo permitiu a classificação do discurso dos professores em três categorias: Condições Estruturais da escola pública, Currículo e Ensino-Aprendizagem. A partir da análise de avaliação dos temas que compõe as categorias Currículo e Ensino-Aprendizagem, foi identificada uma série de problemas comuns a professores de Física e de Matemática da escola pública. Os problemas curriculares estão marcados pelas políticas educacionais atuais e os de ensino-aprendizagem dizem respeito tanto a aspectos teóricos quanto a práticos do trabalho dos professores além de exprimirem queixas em relação às deficiências de vários tipos do aluno da escola pública.

Unitermos: problemas da prática pedagógica, ensino de Física, ensino de Matemática.

ABSTRACT

A virtual constructivist learning environment is being developed for in-service education of Physics and Mathematics teachers. Its instructional design is based on Problem Based Learning with the main goal of promoting reflection about authentic professional problems. The present study looked for the authenticity of the problems in the discourse of a group of teachers who work in public schools of the capital of Rio de JaneiroState and other towns of the north of the State. The content analysis of their discourse allowed its classification into three categories: Structural Conditions of the Public School, Curriculum, and Teaching. The evaluation analysis of the themes that compose the categories of Curriculum and Teaching led to the identification of similar problems that teachers of Physics and of Mathematics deal with in public schools. The problems related to the curriculum are influenced by educational policies and those related to teaching refer to practical and theoretical aspects of their work besides the expression of discontent with different types of deficiencies in pupils.

Keywords: problems of pedagogical practice, teaching of Physics, teaching of Mathematics.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning: an approach to medial education. New York: Springer; 1980.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: bases legais Brasília: MEC, 1998.

CAPRARA, A. A construção narrativa de problemas. In: MAMEDE, S. et al. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.

GIBSON, P. R. Problem based learning as a multimedia design. Journal of Technology and Teacher Education, Norfolk, v. 8, n. 4, 2000.

GRAEBER, W.; BUENDER, W.; NENTWIG, P. From academic knowledge to PCK: the need for transformation and contextualization of knowledge. In: PROCEEDINGS OF THE THIRD INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCIENCE EDUCATION RESEARCH IN THE KNOWLEDGE BASED SOCIETY. 3., 2001, Thessaloniki. Proceedings... Thessaloniki: Art of Text, 2001.

JONASSEN, D. Designing constructivist learning environments. In: REIGELUTH, C. M. (Ed.). Instructional theories and models. 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 1998.

______. Instructional design models for well-structured and ill-instructed problem solving learning outcomes. Educational Technology Research & Development, Washington, v. 45, n. 1, p. 65-94, 1997.

______. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun., 1996.

KOMATSU, R. S. et al. Aprendizagem baseada em problemas. In: MARCONDES, E.; GONÇALVES, E. L. (Org.). Educação médica. São Paulo: Sarvier, 1998.

KRUGER, V. Evolução das concepções de professores de ciências e de matemática sobre metodologia; análise de um caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Atas... Atibaia: [s. n.], 2001.

MENEZES, P. H.; VAZ, D. A. A tradição e inovação no ensino de física e a influência na formação e profissionalização docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: [s. n.], 2002.

PONTE, J. P. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO, 4., 1998. Atas... Aveiro: SPCE, 1998.

PORLÁN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los professores: uma propuesta formativa en el área de ciencias. Sevilla: Diada , 1998.

REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2000.

REZENDE, F. et al. InterAge: um ambiente virtual construtivista para formação continuada de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 372-390, 2003.

SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem based learning: an instructional model and its constructivist framework. Educational Technology, Englewood, p. 31-37, set.-oct. 1995.

SCHNETZLER, R. P. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In:

SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Org.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: UNIMEP, 2000.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

STRUCHINER, M. et al. Elementos fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26, n. 142, p. 3-11, 1998.

VIANNA, D. M.; ARAÚJO, R. S. UniEscola: dando apoio aos professores de física. ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002. Atas... Águas de Lindóia: [s. n.], 2002.

Artigo recebido em dezembro de 2003 e selecionado para publicação em julho de 2004.

  • BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
  • BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning: an approach to medial education. New York: Springer; 1980.
  • BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: bases legais Brasília: MEC, 1998.
  • CAPRARA, A. A construção narrativa de problemas. In: MAMEDE, S. et al. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.
  • GIBSON, P. R. Problem based learning as a multimedia design. Journal of Technology and Teacher Education, Norfolk, v. 8, n. 4, 2000.
  • GRAEBER, W.; BUENDER, W.; NENTWIG, P. From academic knowledge to PCK: the need for transformation and contextualization of knowledge. In: PROCEEDINGS OF THE THIRD INTERNATIONAL CONFERENCE ON SCIENCE EDUCATION RESEARCH IN THE KNOWLEDGE BASED SOCIETY. 3., 2001, Thessaloniki Proceedings.. Thessaloniki: Art of Text, 2001.
  • JONASSEN, D. Designing constructivist learning environments. In: REIGELUTH, C. M. (Ed.). Instructional theories and models 2. ed. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 1998.
  • ______. Instructional design models for well-structured and ill-instructed problem solving learning outcomes. Educational Technology Research & Development, Washington, v. 45, n. 1, p. 65-94, 1997.
  • ______. O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun., 1996.
  • KOMATSU, R. S. et al. Aprendizagem baseada em problemas. In: MARCONDES, E.; GONÇALVES, E. L. (Org.). Educação médica São Paulo: Sarvier, 1998.
  • KRUGER, V. Evolução das concepções de professores de ciências e de matemática sobre metodologia; análise de um caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Atas.. Atibaia: [s. n.], 2001.
  • MENEZES, P. H.; VAZ, D. A. A tradição e inovação no ensino de física e a influência na formação e profissionalização docente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002, Águas de Lindóia. Atas.. Águas de Lindóia: [s. n.], 2002.
  • PONTE, J. P. Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO, 4., 1998. Atas.. Aveiro: SPCE, 1998.
  • PORLÁN, R.; RIVERO, A. El conocimiento de los professores: uma propuesta formativa en el área de ciencias. Sevilla: Diada , 1998.
  • REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2000.
  • REZENDE, F. et al. InterAge: um ambiente virtual construtivista para formação continuada de professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 372-390, 2003.
  • SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem based learning: an instructional model and its constructivist framework. Educational Technology, Englewood, p. 31-37, set.-oct. 1995.
  • SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
  • STRUCHINER, M. et al. Elementos fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26, n. 142, p. 3-11, 1998.
  • VIANNA, D. M.; ARAÚJO, R. S. UniEscola: dando apoio aos professores de física. ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002. Atas.. Águas de Lindóia: [s. n.], 2002.
  • 1
    Parte desta pesquisa foi apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, 2003. Apoio: CNPq.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      2004

    Histórico

    • Aceito
      Jul 2004
    • Recebido
      Dez 2003
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br