Acessibilidade / Reportar erro

Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental

An experience with the Manhattan Project in the Elementary School

Resumos

O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG - Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.

módulo didático; Física Moderna e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)


The present article discusses research that uses the perspective of the construction of citizenship and the education of the citizen. This standpoint is supported by Edgar Morin and by UNESCO's report on education in the 21st century. To accomplish this task, the importance of a new practice in school in which the student is the centre of the classroom activities is discussed. In the present study the chosen perspective is STS (Science, Technology and Society), which has some significant points in common with Brazilian National Curriculum Standards and ECL (Event Centered Learning). Along with other theories this embraces the contextual discussion of scientific knowledge as a main strategy. In conclusion, a Physics teaching unit for the Fundamental School (8th grade) classroom has been developed, applied and evaluated. It deals with the historical background of the Manhattan Project (1941 - 1945) and includes the topics of nuclear fission, radiation, energy, chemical and biological weapons research and utilization. The approach to these issues is through the use of a problem-situation as suggested by the RPG (Role-Playing Game) therapeutic technique.

didactical unit; Modern Physics and STS (Science, Technology and Society)


ARTIGOS

Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental

An experience with the Manhattan Project in the Elementary School

Rafaela SamagaiaI; Luiz O. Q. PeduzziII

IMestre em Educação pela Unversidade Federal de Santa Catarina (e-mail: rafaela@eciencia.usp.br)

IIProfessor doutor do Depto. de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (e-mail: peduzzi@fsc.ufsc.br)

RESUMO

O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG – Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.

Unitermos: módulo didático, Física Moderna e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).

ABSTRACT

The present article discusses research that uses the perspective of the construction of citizenship and the education of the citizen. This standpoint is supported by Edgar Morin and by UNESCO's report on education in the 21st century. To accomplish this task, the importance of a new practice in school in which the student is the centre of the classroom activities is discussed. In the present study the chosen perspective is STS (Science, Technology and Society), which has some significant points in common with Brazilian National Curriculum Standards and ECL (Event Centered Learning). Along with other theories this embraces the contextual discussion of scientific knowledge as a main strategy. In conclusion, a Physics teaching unit for the Fundamental School (8th grade) classroom has been developed, applied and evaluated. It deals with the historical background of the Manhattan Project (1941 – 1945) and includes the topics of nuclear fission, radiation, energy, chemical and biological weapons research and utilization. The approach to these issues is through the use of a problem-situation as suggested by the RPG (Role-Playing Game) therapeutic technique.

Keywords: didactical unit, Modern Physics and STS (Science, Technology and Society).

Texto completo disponible sólo en PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimento

Os autores agradecem à Gisele Iandra Pessíni Cinater pela revisão textual deste artigo.

Artigo recebido em novembro de 2003 e selecionado para publicação em maio de 2004.

  • ADORNO, T. Educação e Emancipação Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
  • AIKENHEAD, G. S. An analysis of four ways of assessing students beliefs about STS Topics. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 25, n. 8, 1988.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • ______. Parâmetros curriculares nacionais: ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • BUTOW, R. J. Japan's decision to surrender Stanford: University Press, 1958.
  • CRUZ, D. Ciências e educação ambiental: química e física. São Paulo: Ática, 2000.
  • CRUZ, S. M. S. C. S. Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental. 2001. 247 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
  • CRUZ, S. M. S. C. S.; ZYLBERSZTAJN, A. O enfoque ciência, tecnologia e sociedade e a aprendizagem centrada em eventos. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integrada. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. cap. 8, p. 171-196.
  • DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC, 2001.
  • FEYNMAN, R. P. Deve ser brincadeira, Sr. Feynman! Brasília: Ed. da UnB, 2000.
  • HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
  • JUNGK, R. Brighter than a thousand suns: a personal history of the atomic scientists. Londres: Penguin Books, 1958.
  • MORIN, E. Ciência com consciência Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
  • ______. Os sete saberes necessários à educação do futuro São Paulo: Cortez, 2000.
  • ______. Amor, poesia, sabedoria Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
  • MORIN, E.; LE MOIGNE, J. A inteligência da complexidade São Paulo: Ed. Fund. Peirópolis, 2000.
  • RICARDO, E. C; ZYLBERSZTAJN, A. As ciências no ensino médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos parâmetros curriculares nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, 2002.
  • RODRIGUES, M. F. D. O uso de role-play e dramatização no ensino de física do 2ş grau: quatro casos em estudo. 1993. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1993.
  • SAMAGAIA, R. Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental: interdisciplinaridade e ação em sala de aula. 2003. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
  • SAMAGAIA, R.; PEDUZZI, L. O. Q. Física moderna no ensino fundamental: um módulo didático interdisciplinar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15., 2003, Curitiba. Anais.. Curitiba, 2003.
  • SOLOMON, J. The discussion of social issues in the science classroom. Studies in Science Education, Leeds, v. 18, 1990.
  • SOUZA, P. C. Bertolt Brecht: poemas, 1913-1956. São Paulo: Ed. 34, 2000.
  • WATTS, M. et al. Event-centred-learning: an approach to teaching science technology and societal issues in two countries. International Journal of Science Education, London, v. 19, n. 3, 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    2004

Histórico

  • Aceito
    Maio 2004
  • Recebido
    Nov 2003
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br