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Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço

Interdisciplinarity: conceptions of the teachers for the Natural Sciences Area in formation in service

Resumos

O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

interdisciplinaridade; concepções de professores; Ciências Naturais; Ensino Médio; formação em serviço


The main goal of this research was to investigate how Natural Sciences teachers conceive interdisciplinarity and how they undertake interdisciplinary work on a common subject: the greenhouse effect. Based on qualitative research (questionnaires) the student teachers from an in-service project expressed their initial conceptions on the subject. Data collected and analyzed showed the following outcomes: teachers interviewed have only simple conceptions on interdisciplinarity and demonstrate a confusion between this concept and multidisciplinarity. They find it possible to work with the concept of the greenhouse effect in an interdisciplinary way, but they do not point out appropriate ways to approach it, due to their conceptual inadequacy.

interdisciplinarity; teachers' conceptions; Natural Sciences; High School Teaching; formation in service


ARTIGOS

Interdisciplinaridade: concepções de professores da área ciências da natureza em formação em serviço1 1 Apoio: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Interdisciplinarity: conceptions of the teachers for the Natural Sciences Area in formation in service

Thaís Gimenez da Silva AugustoI; Ana Maria de Andrade CaldeiraII; João José CaluziII; Roberto NardiII

IMestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, São Paulo, Brasil (e-mail: thaisg@fc.unesp.br)

IIDocentes do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, São Paulo, Brasil (e-mail: pgfc@fc.unesp.br)

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi investigar como os docentes da área de Ciências Naturais concebem o conceito de interdisciplinaridade e de que forma desenvolveriam um trabalho interdisciplinar a partir de um tema comum sugerido: o Efeito Estufa. Através de questionários dissertativos, os professores-alunos participantes de um projeto de formação em serviço (Pró-Ciências), expressaram suas concepções iniciais a respeito do tema. A análise das respostas obtidas levou-nos às seguintes conclusões: os professores entrevistados têm apenas concepções rudimentares de interdisciplinaridade e confundem este conceito com o de multidisciplinaridade. Afirmam que é possível trabalhar o conceito de Efeito Estufa de maneira interdisciplinar, mas não indicam metodologias adequadas para fazê-lo, devido à carência conceitual apontada anteriormente.

Unitermos: interdisciplinaridade, concepções de professores, Ciências Naturais, Ensino Médio, formação em serviço.

ABSTRACT

The main goal of this research was to investigate how Natural Sciences teachers conceive interdisciplinarity and how they undertake interdisciplinary work on a common subject: the greenhouse effect. Based on qualitative research (questionnaires) the student teachers from an in-service project expressed their initial conceptions on the subject. Data collected and analyzed showed the following outcomes: teachers interviewed have only simple conceptions on interdisciplinarity and demonstrate a confusion between this concept and multidisciplinarity. They find it possible to work with the concept of the greenhouse effect in an interdisciplinary way, but they do not point out appropriate ways to approach it, due to their conceptual inadequacy.

Keywords: interdisciplinarity, teachers' conceptions, Natural Sciences, High School Teaching, formation in service.

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Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em outubro de 2003 e selecionado para publicação em agosto de 2004.

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    Apoio: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      2004

    Histórico

    • Recebido
      Out 2003
    • Aceito
      Ago 2004
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