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Quando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre Poesia e ensino de Física

When the individual becomes person: an articulation between Poetry and Physics

Resumos

Neste artigo apresentamos uma leitura do texto "Mensagem", de Fernando Pessoa, cuja interpretação usamos como apoio para discutir alguns tópicos que ocupam largamente a lista de preocupações e de estudos dos pesquisadores da área de Ensino de Física. Em nossa leitura, cada condição apresentada pelo poeta - a simpatia, a intuição, a inteligência, a compreensão, a graça - para que o intérprete seja capaz de entender os símbolos e seus rituais de forma viva, foi relacionada com um tema específico vinculado às nossas preocupações com o que ocorre em uma aula de Física.

ensino de Física; símbolos; ritual simbólico; quase-sinônimo; Poesia e Física


In this paper we use one text from the Portuguese poet Fernando Pessoa, Mensagem, as the basis for discussion of subjects from the area of teaching Physics. Each human condition used by the author for interpreting symbols and rituals - sympathy, intuition, intelligence, understanding and grace - was related to a specific theme linked with events that occur in a Physics class.

Physics teaching; symbols; symbolic ritual; quasi-synonymous; Poetry and Physics


ARTIGOS

Quando o sujeito se torna pessoa: uma articulação possível entre Poesia e ensino de Física1 1 Artigo revisado e complementado a partir do apresentado no XV SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado em Curitiba/PR, de 21 a 26 de Março de 2003, sob o título "Quando o sujeito se torna Pessoa".

When the individual becomes person: an articulation between Poetry and Physics

Maria Conceição Barbosa LimaI; Henrique Lins de BarrosII; Eduardo Adolfo TerrazanIII

IDoutora em Educação, Instituto de Física-UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ (e-mail: barbosa@uerj.br)

IIPesquisador do CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. R. Xavier Sigaud, 150, Botafogo - Rio de Janeiro, RJ (e-mail: hlins@openlink.com.br)

IIIDoutor em Educação, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS (e-mail: eduterra@ce.ufsm.br)

RESUMO

Neste artigo apresentamos uma leitura do texto "Mensagem", de Fernando Pessoa, cuja interpretação usamos como apoio para discutir alguns tópicos que ocupam largamente a lista de preocupações e de estudos dos pesquisadores da área de Ensino de Física. Em nossa leitura, cada condição apresentada pelo poeta – a simpatia, a intuição, a inteligência, a compreensão, a graça – para que o intérprete seja capaz de entender os símbolos e seus rituais de forma viva, foi relacionada com um tema específico vinculado às nossas preocupações com o que ocorre em uma aula de Física.

Unitermos: ensino de Física, símbolos, ritual simbólico, quase-sinônimo, Poesia e Física.

ABSTRACT

In this paper we use one text from the Portuguese poet Fernando Pessoa, Mensagem, as the basis for discussion of subjects from the area of teaching Physics. Each human condition used by the author for interpreting symbols and rituals – sympathy, intuition, intelligence, understanding and grace - was related to a specific theme linked with events that occur in a Physics class.

Keywords: Physics teaching, symbols, symbolic ritual, quasi-synonymous, Poetry and Physics.

Texto completo disponible sólo en PDF.

Full text available only in PDF format.

Agradecimento

Os autores gostariam de agradecer a todos aqueles que contribuíram com esse trabalho, em especial ao Prof. Dr. Roberto Moreira Xavier de Araújo pela leitura atenta, pelas sugestões e encorajamento para sua publicação.

Artigo recebido em julho de 2003 e selecionado para publicação em junho de 2004.

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  • 1
    Artigo revisado e complementado a partir do apresentado no XV SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado em Curitiba/PR, de
    21 a 26 de Março de 2003, sob o título "Quando o sujeito se torna Pessoa".
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      2004

    Histórico

    • Recebido
      Jul 2003
    • Aceito
      Jun 2004
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