Acessibilidade / Reportar erro

O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino

The motion of blood in human body: from the knowledge production context to its teaching

Resumos

A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas - "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" - são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.

História e Filosofia da Ciência; analogias; circulação sangüínea; formação de professores


Based on a historical and epistemological study of the explanations of Galeno and Harvey about the movement of blood in the human body, this paper discusses the role of the History of Science in teacher education. The article focuses on the confrontation of problems stemming from historically decontextualized teaching of analogies found within the content of Biology. It also discusses those problems related to conceptions about the nature of scientific knowledge found in science teachers. Based on the concepts of Polish epistemologist and physician Ludwick Fleck, the analytical categories - "style of thinking", "collective thinking" and "inter and intra-collective circulation of ideas and practices" are used for an analysis of two successive interpretations that have been used to explain the movement of blood in the human body. The use of bibliographies is recommended as well as the production of texts suitable for the insertion of the History and Philosophy of Sciences in school curricula, particularly those concerning teacher education.

History and Philosophy of Science; analogies; blood circulation; teacher education


ARTIGOS

O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para o do seu ensino

The motion of blood in human body: from the knowledge production context to its teaching

Nadir Castilho DelizoicovI; Maria Helena da Silva CarneiroII; Demétrio DelizoicovIII

IPrograma de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc e Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais de Santa Catarina – Gepecisc – UFSC. (e-mail: ridanc@terra.com.br)

IIPrograma de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB. (e-mail: mhsilcar@unb.br)

IIIPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais de Santa Catarina – Gepecisc – UFSC. (e-mail: demetrio@ced.ufsc.com.br)

RESUMO

A partir de um estudo histórico-epistemológico das explicações de Galeno e de Harvey sobre o movimento do sangue no corpo humano, discute-se o papel da História da Ciência na formação de professores. O foco do artigo está no enfrentamento de problemas oriundos do ensino descontextualizado historicamente de analogias que se acham imiscuídas nos conteúdos da Biologia, bem como daqueles relativos à concepção da natureza do conhecimento científico presente entre professores das ciências naturais. Numa perspectiva referenciada no epistemólogo e médico polonês Ludwick Fleck, as categorias analíticas – "estilo de pensamento", "coletivo de pensamento" e "circulação inter e intracoletiva de idéias e práticas" – são usadas para uma análise das duas interpretações que se sucederam para explicitar o movimento do sangue no corpo humano. Recomenda-se o uso de bibliografias e a produção de textos adequados à inserção da História e da Filosofia das Ciências nos currículos escolares, particularmente o de formação de professores.

Unitermos: História e Filosofia da Ciência, analogias, circulação sangüínea, formação de professores.

ABSTRACT

Based on a historical and epistemological study of the explanations of Galeno and Harvey about the movement of blood in the human body, this paper discusses the role of the History of Science in teacher education. The article focuses on the confrontation of problems stemming from historically decontextualized teaching of analogies found within the content of Biology. It also discusses those problems related to conceptions about the nature of scientific knowledge found in science teachers. Based on the concepts of Polish epistemologist and physician Ludwick Fleck, the analytical categories – "style of thinking", "collective thinking" and "inter and intra-collective circulation of ideas and practices" are used for an analysis of two successive interpretations that have been used to explain the movement of blood in the human body. The use of bibliographies is recommended as well as the production of texts suitable for the insertion of the History and Philosophy of Sciences in school curricula, particularly those concerning teacher education.

Keywords: History and Philosophy of Science, analogies, blood circulation, teacher education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ABRANTES, P. Mesa-redonda: influęncia da história da cięncia no ensino de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, p. 76-92, 1988. Número especial.
  • ________. Problemas metodológicos em historiografia da cięncia. In: SILVA FILHO, W. J. (Org.). Epistemologia e ensino de cięncias Salvador: Arcádia, 2002. p. 51-91.
  • BERNAL, J. D. Cięncia na história Lisboa: Livros Horizonte Ltda., 1975-1976. 2 v.
  • BUTTERFIELD, H. Las orígenes de la ciencia moderna Madrid: Taurus Ediciones, 1982.
  • CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática Lisboa: Gráfica Brás Monteiro, 1975.
  • CASTILHO, N. & DELIZOICOV, D. Trajeto do sangue no corpo humano: instauraçăo extensăo transformaçăo de um estilo de pensamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇĂO EM CIĘNCIAS, 2, 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: Abrapec, 1999. 1 CD-ROM.
  • DÉCOURT, L. V. O mecanismo da circulaçăo do sangue: a verdade pela obra de Harvey. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, v. 54, n. 1, p. 41, 1990.
  • DELIZOICOV, D. et al. Sociogęnese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuiçőes a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, p. 52-69, 2002. Número Especial.
  • DELIZOICOV, N. C. O professor de cięncias naturais e o livro didático (no ensino de programas de saúde) 1995. 145 f. Dissertaçăo (Mestrado em Educaçăo)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.
  • ______. O movimento do sangue no corpo humano: história e ensino. 2002. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
  • DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991.
  • FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico Madrid: Alianza Editorial, 1986.
  • FRIEDMAN, Meyer & FRIEDLAND, Gerald W. As dez maiores descobertas da medicina Săo Paulo: Cia. das Letras, 2000.
  • GAGLIARDI, R. Cómo utilizar la historia de las ciencias en la enseńanza de las ciencias. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 6, n. 3, p. 291-296, 1988.
  • ________ & GIORDAN, A. La história de las ciencias: una herramienta para la enseńanza. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 4, n. 3, p. 253-258, 1986.
  • GIL-PÉREZ, D. et al Para uma imagem năo deformada do trabalho científico. Cięncia e Educaçăo, v. 7, n. 2, p.125-153, 2001.
  • GIORDAN, A. et al Histoire de la biologie Paris: TEC & DOC, 1987. v. 1
  • GIORDAN, A. & VECCHI, G. As origens do saber Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • GLYNN, M. S. & TAKAHASHI, T. Learning from analogy enhanced science text. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 35, n. 10, p. 1129-1149, 1998.
  • HALL, A. R. A revoluçăo na cięncia: 1500-1750. Lisboa: Ediçőes 70, 1962.
  • HARRES, J. B. S. Uma revisăo nas pesquisas sobre as concepçőes de professores sobre a natureza da cięncia e as implicaçőes para o ensino de cięncias. Investigaçőes no Ensino de Cięncias, v. 4, n. 3, 1999.
  • HARVEY, W. Estudo anatômico sobre o movimento do coraçăo e do sangue nos animais Săo Paulo: Departamento de Filosofia da Universidade de Săo Paulo, 1999.
  • ILSE, J.; LOTHER, R.; SENGLAUB, K. Historia de la biología: teorias, métodos, instituiciones y biografias breves. Barcelona: Editorial Labor, 1989.
  • KEY, J. D.; KEYS,T. E.; CALLAHAN, J. A. Historical development of concept of blood circulation: an anniversary memorial essay to William Harvey. The American Journal of Cardiology, New York, v. 43, p. 1026-1032, 1979.
  • KOYRÉ A. Estudos da história do pensamento científico Brasília: Ed. da UNB, 1982.
  • LEITE, R. C. M.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A história das leis de Mendel na perspectiva Fleckiana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educaçăo em Cięncias, v.1, n. 2, p. 97-108, 2001.
  • LOMBARDI, O. I. La pertinencia de la historia en la enseńanza de ciencias: argumentos y contraargumentos. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 15, n. 3, p. 343-349, 1997.
  • MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de cięncias: a tendęncia atual de reaproximaçăo. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
  • MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico Brasília: Ed. da UNB, 1998.
  • MELO, J. M. S. A medicina e sua história Rio de Janeiro: Ed. de Publicaçőes Científicas, 1989.
  • NAMORA, F. Deuses e demônios da medicina Sintra: Publ. Europa América, 1989.
  • PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilizaçăo didática da cięncia no ensino: consideraçőes críticas. In: PIETROCOLA M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepçăo integrada. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.
  • PORTER, R. Willian Harvey and the new science Cambridge: University Press, 1996. p. 158-162
  • PORTO, C. C. et al O sistema circulatório de Galeno a Rigatto. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Săo Paulo, v. 56, n. 1, p. 43-50, 1991.
  • PORTO, M. A. A circulaçăo do sangue, ou o movimento do conceito de movimento. História, Cięncias, Saúde Manguinhos, v. 1, n. 1, p. 19-34, 1994.
  • RADL, E. M. História de las teorías biológicas: hasta el siglo XIX. Madrid: Alianza Editorial, 1988.
  • ROBILOTA, M. R. Influęncia da história da cięncia no ensino de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. esp., p. 76-92, 1988.
  • SCHEID, N. M.; DELIZOICOV, D.; FERRAI, N. A proposiçăo do modelo de DNA: um exemplo de como a história da cięncia pode contribuir para o ensino de genética. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇĂO EM CIĘNCIAS, 4., 2003. Bauru. Atas... Bauru: Abrape, 2003. CD-ROM.
  • SINGER, C. Uma breve história da anatomia e fisiologia desde os gregos até Harvey Campinas: Ed. da Unicamp, 1996.
  • SMITH, C. U. M. El problema de la vida Madrid: Alianza Editorial, 1977.
  • SOLBES, J. & TRAVER, M. J. La utilización de la historia de las ciencias en la enseńanza de la física y la química. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 103-112, 1996.
  • SUTTON, C. Beliefs about science and beliefs about language. International Journal of Science Education, London, v. 18, n. 1, p. 1-18, 1996.
  • VENVILLE, J. C. & TREAGUST, D. F. Analogies in biology education: a contentious issue. The American Biology Teacher, Reston, v. 59, n. 5, 1997.
  • ZANETIC, J. Influęncia da história da cięncia no ensino de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, p. 76-92, 1998. Número Especial.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br