Resumos
O objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos.
História da Ciência; atração gravitacional; concepções alternativas; Ensino de Física; formação inicial de docentes
The main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis.
History of Science; gravitational attraction; alternative conceptions; Physics Teaching; prospective teachers' education
ARTIGOS
A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente
History of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudes
Sandra Regina Teodoro GattiII; Roberto NardiIII; Dirceu da SilvaIV
IAPOIO Fapesp e CNPq
IIDoutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Educação Unicamp. Mestre em Educação para a Ciência Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência Unesp Campus de Bauru. (e-mail: steodoro@hotmail.com ; s007554@dac.unicamp.br)
IIIProfessor Adjunto Doutor do Departamento de Educação. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Bauru. (e-mail: nardi@fc.unesp.br)
IVProfessor Assistente Doutor do Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação Unicamp. (e-mail: dirceuds@uol.com.br)
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos.
Unitermos: História da Ciência, atração gravitacional, concepções alternativas, Ensino de Física, formação inicial de docentes.
ABSTRACT
The main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis.
Keywords: History of Science; gravitational attraction; alternative conceptions, Physics Teaching; prospective teachers' education.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- ADAMS, P. E. & TILLOTSON, J. W. Why research in the service of science teacher education is needed. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 32, n. 5, p. 441-443, 1995.
- AIKENHEAD, G. S. & RYAN, A. G. Students' preconceptions about the epistemology of science. Science Education, New York, v. 76, n. 6, p. 559-580, 1992.
- BACHELARD, G. A formaçăo do espírito científico Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
- BERNAL, J. D. Science in history London: Penguin Books, 1965. v. 1.
- CASTRO, R. S. & CARVALHO, A. M. P. História da Cięncia: como usá-la num curso de segundo grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 225-237, 1992.
- COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 182 p.
- CUNHA, A. M. O. A mudança conceitual de professores num contexto de educaçăo continuada 1999. 479 p. Tese (Doutorado)-Faculdade de Educaçăo, Universidade de Săo Paulo, 1999.
- DUSCHL, R. A. Más allá del conocimiento: los desafíos epistemológicos y sociales de la enseńanza mediante el cambio conceptual. Enseńanza de Las Ciencias, Barcelona, v. 13, n. 1, p. 3-14, 1995.
- FURIÓ MAS, C. J. Tendęncias actuales en la formación del profesorado de Ciencias. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 2, p. 188-199, 1994.
- GARRIDO, E. & CARVALHO, A. M. P. Discurso em sala de aula: uma mudança epistemológica e didática. In: COLETÂNEA 3Ş Escola de Verăo. Săo Paulo, Feusp. 1995.
- GIL-PEREZ, D. Que hemos de saber y saber hacer los profesores de Ciencias? Enseńanza de lăs Ciencias, Barcelona, v. 9, n. 1, p. 69-77, 1991.
- GIOVINAZZO, R. A. Focus group em pesquisa qualitativa: fundamentos e reflexőes. Administraçăo on line, Săo Paulo, v. 2, n. 4, 2001. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art24/renata2.htm Acesso em: 07.06.2002.
- HASWEH, M. Z. Efects of science teachers' epistemological beliefs in teaching. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 33, n. 1, p. 47-63, 1996.
- HEWSON, P. W. et al. Educating prospective teachers of biology: introduction and research methods. Science Education, New York, v. 83, p. 247-273, 1999a.
- ________ et al Educating prospective teachers of biology: findings, limitations and recomendations. Science Education, New York, v. 83, p. 373-384, 1999b.
- LEVY, M. I. C. & SANMARTÍ PUIG, N. Fundamentos de un modelo de formación permanente del profesorado de ciencias centrado en la reflexión dialógica sobre las concepciones y las prácticas. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 19, n. 2, p. 269-283, 2001.
- LEVITT, K. An analysis of elementary teachers' beliefs regarding the teaching and learning of science. Science Education, New York, v. 86, p. 1-22, 2001.
- MARION, R. et al Teaching for conceptual change in elementary and secondary science methods courses. Science Education, New York, v. 83, p. 275-307, 1999.
- MELLADO, V. Concepciones y prácticas de aula de profesores de ciencias, en la formación inicial de primaria y secundaria. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 3, p. 289-302, 1996.
- NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica Săo Paulo: Edgard Blücher, 1997. v. 1, 338 p.
- ROBILOTTA, M. R. O cinza, o branco e o preto: da relevância da história da cięncia no ensino de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, p. 7-22, 1988. Número Especial.
- SANTOS, M. E. V. Mudança conceitual na sala de aula Lisboa: Livros Horizonte, 1991.
- SCHURMANN, P. F. História de la física 2. ed. Buenos Aires: Editora Nova, 1945. 2 v.
- TEODORO, S. R. A história da cięncia e as concepçőes alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atraçăo gravitacional 2000. 278 p. Dissertaçăo (Mestrado em Educaçăo para a Cięncia)-Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2000.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
11 Ago 2009 -
Data do Fascículo
Dez 2004