Acessibilidade / Reportar erro

Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética

Michael Faraday: the road from the bookstore to the discovery of electromagnetic induction

Resumos

Estudando o trabalho experimental sobre eletromagnetismo realizado por Michael Faraday no início do século XIX, encontramos vários elementos que poderiam ser utilizados no Ensino de Ciências. Um conhecimento histórico sobre o trabalho experimental desenvolvido por Faraday e que o levou à descoberta da indução eletromagnética pode transmitir aos estudantes uma concepção mais adequada do processo de desenvolvimento da Ciência. No entanto, isso só pode ser feito utilizando-se um estudo detalhado e bem fundamentado do processo histórico ocorrido, deixando de lado as simplificações e os mitos que costumam ser apresentados.

Michael Faraday; desmitificação; Ensino de Ciências; História da Física; eletromagnetismo


The study of Michael Faraday's experimental research on electromagnetism developed in the early 19th century provides several components which could be used in Science Teaching. A historical knowledge of the experimental work that led Faraday to the discovery of electromagnetic induction may convey to students a more adequate process of the development of science. However, this can only be done by the use of a detailed and well grounded study of the historical process, leaving aside the naïve simplifications and the myths that are usually told.

Michael Faraday; myths; Science Teaching; History of Physics; electromagnetism


ARTIGOS

Michael Faraday: o caminho da livraria à descoberta da indução eletromagnética

Michael Faraday: the road from the bookstore to the discovery of electromagnetic induction

Valéria Silva DiasI; Roberto de Andrade MartinsII

IDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru (e-mail: mfedias@uol.com.br)

IIProfessor Doutor, Coordenador do Grupo de História e Teoria da Ciência, DRCC, Instituto de Física "Gleb Wataghin", Unicamp (e-mail: rmartins@ifi.unicamp.br)

RESUMO

Estudando o trabalho experimental sobre eletromagnetismo realizado por Michael Faraday no início do século XIX, encontramos vários elementos que poderiam ser utilizados no Ensino de Ciências. Um conhecimento histórico sobre o trabalho experimental desenvolvido por Faraday e que o levou à descoberta da indução eletromagnética pode transmitir aos estudantes uma concepção mais adequada do processo de desenvolvimento da Ciência. No entanto, isso só pode ser feito utilizando-se um estudo detalhado e bem fundamentado do processo histórico ocorrido, deixando de lado as simplificações e os mitos que costumam ser apresentados.

Unitermos: Michael Faraday, desmitificação, Ensino de Ciências, História da Física, eletromagnetismo.

ABSTRACT

The study of Michael Faraday's experimental research on electromagnetism developed in the early 19th century provides several components which could be used in Science Teaching. A historical knowledge of the experimental work that led Faraday to the discovery of electromagnetic induction may convey to students a more adequate process of the development of science. However, this can only be done by the use of a detailed and well grounded study of the historical process, leaving aside the naïve simplifications and the myths that are usually told.

Keywords: Michael Faraday, myths, Science Teaching, History of Physics, electromagnetism.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AMPČRE, J. M. Expériences relatives ŕ de nouveaux phénomčnes électro-dynamiques. Annales de Chimie et de Physique, Paris, v. 20, p. 60-74, 1822.
  • ARAGO, D. F. J. L'action que les corps aimantés et ceux qui ne le sont pas exercent les uns sur les autres. Annales de Chimie et de Physique, Paris, v. 28, p. 325-326, 1825.
  • BONJORNO, J. R. et al Física: história & cotidiano. Săo Paulo: FTD, 2003. 3 v.
  • BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
  • FARADAY, M. Experimental researches in electricity New York: Dover, 1965. 3 v.
  • ______. Electro-magnetic current. Quarterly Journal of Science, v. 19, p. 338, 1825.
  • ______. Historical statement respecting electro-magnetic rotation. Quarterly Journal of Science, v. 15, p. 288-92, 1823.
  • ______. Note on new electro-magnetical motions. Quarterly Journal of Science, v. 12, p. 416-421, 1822a.
  • ______. Historical sketch of electro-magnetism. Annals of Philosophy, v. 9, p. 107-117, 1822b.
  • ______. Historical sketch of electro-magnetism. Annals of Philosophy, v. 2, p. 195-290,1821a.
  • ______. On some new electro-magnetical motions, and on the theory of magnetism. Quarterly Journal of Science, v. 12, p. 74-96, 1821b.
  • ______. Sur les mouvemens électro-magnétiques et la théorie du magnétisme. Annales de Chimie et de Physique, Paris, v. 18, p. 377-70, 1821c.
  • ______. Description of an electro-magnetical apparatus for the exhibition of rotary motion. Quarterly Journal of Science, v. 12, p. 283-285, 1821d.
  • GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: eletromagnetismo. 3. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
  • JAMES, F. A. J. L. (Ed.). The correspondence of Michael Faraday Stevenage: Institution of Electrical Engineers, 1991. v. 1. p. 1811-1831.
  • MARTIN, T. Faraday's diary: being the various philosophical notes of experimental investigation made by Michael Faraday, D. C. L., F. R. S., 1820-1862. London: G. Bell and Sons, 1932-1936. 7 v.
  • MARTINS, R. A. Orsted e a descoberta do eletromagnetismo. Cadernos de História e Filosofia da Cięncia, Campinas, v. 10, p. 89-114, 1986.
  • ______. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, São Paulo, v. 9, p. 3-5, 1990.
  • MARTINS, R. A.; SILVA, C. C. Newton and colour: the complex interplay of theory and experiment. Science & Education, Dordrecht, v. 10, n. 3, p. 287-305, 2001.
  • MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.
  • MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de física Săo Paulo: Scipione, 2000. 3 v.
  • ORSTED, H. C. Experięncias sobre o efeito do conflito elétrico sobre a agulha magnética. Cadernos de História e Filosofia da Cięncia, Campinas, v. 10, p. 115-122, 1986.
  • PARANÁ, D. N. S. Física para o ensino médio 2. ed. Săo Paulo: Ática, 1999.
  • PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilizaçăo didática da história da cięncia. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepçăo integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
  • SARAIVA, C. A. A. Evoluçăo histórica da abordagem do eletromagnetismo e induçăo eletromagnética nos livros de texto para o ensino secundário 2003. Dissertaçăo (Mestrado)-Universidade de Aveiro, Aveiro, 2003.
  • SILVA, J. A.; PINTO, A. C.; LEITE, C. Projeto escola e cidadania: física (as leis do eletromagnetismo). Săo Paulo: Editora do Brasil, 2000.
  • TYNDALL, J. Faraday as a discoverer New York: Thomas Y. Crowell, 1961.
  • WILLIAMS, L. P. Michael Faraday: a biography. New York: Simon and Schuster, 1971. Valéria Silva Dias e Roberto de Andrade Martins.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br