Acessibilidade / Reportar erro

A epistemologia de Mario Bunge e sua contribuição para o ensino de ciências

Mario Bunge's epistemology and its contribution to science education

Resumos

Apresenta-se parte da epistemologia de Mario Bunge, sua preocupação com a crise que se instaurou sobre a ciência e com o avanço de visões relativistas como as de Kuhn e Feyerabend. Destacam-se as divergências de opiniões e as muitas críticas que desenvolve no anseio de retorno ao realismo ontológico - seu maior interesse - razão de um progresso científico coeso e de uma aproximação consistente com a verdade. Faz-se referência, ainda, ao uso de tal epistemologia no ensino de ciências, mostrando-se o seu benefício, em contraste àquelas anti-realistas, quando se pensa nos estudantes, em seus interesses e nas possíveis mudanças conceituais que são o objetivo de qualquer forma de ensino.

Epistemologia; Mario Bunge; Realismo; Ensino de Ciências


This paper aims to show part of Mario Bunge's epistemology, his attention to the crisis of science and with the advancement of relativist views like those of Kuhn and Feyerabend. It emphasizes the disagreement with their opinions and critique that Bunge develops to return to his main interest that of ontologic realismThis paper also shows that the use of this kind of epistemology in the science education is better than relativistic ones because of the students interests and the possiblity of change of their conceptions which is the principal aim of any form of education.

Epistemology; Mario Bunge; Realism; Science Education


ARTIGOS

A epistemologia de Mario Bunge e sua contribuição para o ensino de ciências

Mario Bunge's epistemology and its contribution to science education

Murilo WestphalI; Thais Cristine PinheiroII

IPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. (e-mail: murilow@celesc.com.br)

IIPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. (e-mail: thais@icablenet.com.br)

IIIAs citações Bunge 1985a; 1985b; 1991 e 1997 são traduções nossas

RESUMO

Apresenta-se parte da epistemologia de Mario Bunge, sua preocupação com a crise que se instaurou sobre a ciência e com o avanço de visões relativistas como as de Kuhn e Feyerabend. Destacam-se as divergências de opiniões e as muitas críticas que desenvolve no anseio de retorno ao realismo ontológico – seu maior interesse – razão de um progresso científico coeso e de uma aproximação consistente com a verdade. Faz-se referência, ainda, ao uso de tal epistemologia no ensino de ciências, mostrando-se o seu benefício, em contraste àquelas anti-realistas, quando se pensa nos estudantes, em seus interesses e nas possíveis mudanças conceituais que são o objetivo de qualquer forma de ensino.

Unitermos: Epistemologia, Mario Bunge, Realismo, Ensino de Ciências.

ABSTRACT

This paper aims to show part of Mario Bunge's epistemology, his attention to the crisis of science and with the advancement of relativist views like those of Kuhn and Feyerabend. It emphasizes the disagreement with their opinions and critique that Bunge develops to return to his main interest that of ontologic realismThis paper also shows that the use of this kind of epistemology in the science education is better than relativistic ones because of the students interests and the possiblity of change of their conceptions which is the principal aim of any form of education.

Keywords: Epistemology, Mario Bunge, Realism, Science Education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia Săo Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Brasília: MEC/SEMT, 1999.
  • BRUGGER, W. Dicionário de filosofia Săo Paulo: Herder, 1962.
  • CHALMERS, A. F. O que é cięncia, afinal? Săo Paulo: Brasiliense, 1993.
  • BUNGE, M. Ciencia, técnica y desarrollo Buenos Aires: Sudamericana, 1997.
  • ______. Filosofia da física Lisboa: Edições 70, 1973.
  • ______. Racionalidad y realismo Madrid: Alianza, 1985.
  • ______. Seudociencia e ideologia Madrid: Alianza, 1985.
  • ______. Teoria e realidade São Paulo: Perspectiva, 1974.
  • ______. Una caricatura de la ciencia: la novisima sociologia de la ciencia. Interciencia, Caracas, v.16, n. 2, p. 69-77, abr. 1991.
  • CUPANI, A. & PIETROCOLA, M. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de cięncias. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.19, p.100-125, jun. 2002. Número especial.
  • FEYERABEND, P. K. Contra o método Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
  • FREIRE JUNIOR, O. A relevância da filosofia e da história das cięncias para a formaçăo de professores de cięncias. In: SILVA FILHO, W. J. Epistemologia e ensino de cięncias Salvador: Arcádia, 2002, p. 13-30.
  • KUHN, T. S. A estrutura das revoluçőes científicas Săo Paulo: Perspectiva, 1995.
  • LAKATOS, I. & MUSGRAVE, A. (Org.) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento Săo Paulo: Cultrix, 1979.
  • MATHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de cięncias: a tendęncia atual de reaproximaçăo. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.12, n. 3, p.164-214, dez. 1995.
  • MERTON, R. K. Os imperativos institucionais da cięncia. In: DEUS, J. D. (Org.). A crítica da cięncia Rio de Janeiro: Zahar, 1974, p. 37-52.
  • MORA, J. F. Diccionario de filosofia Madrid: Alianza, 1981.
  • PIETROCOLA, M. Construçăo e realidade: o realismo científico de Mario Bunge e o ensino de cięncias através de modelos. Investigaçőes em Ensino de cięncias, Porto Alegre, v. 4, n. 3, dez. 1999.
  • REGNER, A. C. K. P. Feyerabend e o pluralismo metodológico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.13, n. 3, p. 231-247, dez. 1996.
  • TERRA, P. S. O ensino de cięncias e o professor anarquista epistemológico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.19, n. 2, p. 208-218, ago. 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br