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A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito

Entropy in High Schools: using students spontaneous reasoning and aspects of the concept evolution

Resumos

Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.

ensino de Física; Entropia; Construtivismo; Evolução Conceitual


From aInside of constructivist perspective, the research in question intended to evaluate the evolution of High School pupils' learning evolution, when placed in contact with the concept of entropy in daily situations, throughby activities and didactic texts. Our strategy washas been based on the students' previous conceptions and on the use of the evolutionary process of conceptual development and construction as background to put the developed knowledge. The data was been collected from a group of ten students through pre and post after-tests and we analyzed them us theing contents analysis. technique to analyzed it.Like conclusions, it was possible to verify an improvement was seen ion those concepts inof the majority of the students under consideration.

Physics education; Entropy; Constructivism; Conceptual Evolution


A entropia no Ensino Médio: utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito

Entropy in High Schools: using students spontaneous reasoning and aspects of the concept evolution

Silvia Cristina Teodoro CovolanI; Dirceu da SilvaII

IMestre em Educação – Faculdade de Educação – Unicamp. E-mail: silviacovolan@yahoo.com.br

IIProfessor Assistente Doutor do Departamento de Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação da Unicamp. E-mail: dirceu@unicamp.br

RESUMO

Dentro de uma perspectiva construtivista, a pesquisa em questão pretendeu avaliar a evolução da aprendizagem de alunos do Ensino Médio, quando colocados em contato com o conceito de entropia em situações cotidianas, por meio de atividades (com base no cotidiano) e textos didáticos. Nossa estratégia se baseou nas concepções prévias dos estudantes e na utilização do processo de construção e desenvolvimento do conceito como pano de fundo na contextualização dos conhecimentos desenvolvidos. Os dados foram coletados de um grupo de dez estudantes através de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução significativa na maioria dos estudantes da nossa amostra.

Unitermos: ensino de Física, Entropia, Construtivismo, Evolução Conceitual.

ABSTRACT

From aInside of constructivist perspective, the research in question intended to evaluate the evolution of High School pupils' learning evolution, when placed in contact with the concept of entropy in daily situations, throughby activities and didactic texts. Our strategy washas been based on the students' previous conceptions and on the use of the evolutionary process of conceptual development and construction as background to put the developed knowledge. The data was been collected from a group of ten students through pre and post after-tests and we analyzed them us theing contents analysis. technique to analyzed it.Like conclusions, it was possible to verify an improvement was seen ion those concepts inof the majority of the students under consideration.

Keywords: Physics education, Entropy, Constructivism, Conceptual Evolution.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
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