Resumos
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.
avaliação formativa; educação de professores; Educação em Ciências
This paper is part of a masters' degree dissertation in which we analyze Science teachers' reflections on assessment practice that took place in a public basic school, during collective pedagogical work hours. We followed, during six months, the teachers' perspective of putting formative assessment into practice by having a formative assessment text as a starting point. We also analyzed the repercussions of reflections on teachers' self-education and on investigation-action researchers' thinking.
formative assessment; teacher education; Science Teaching
Avaliação formativa: a auto-avaliação do aluno e a autoformação de professores
Formative assessment: students self-assessment and teachers self-education
Lizete Maria Orquiza de CarvalhoI; Carmem Lídia Pires MartinezII
IProfessora Assistente Doutora do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Campus de Ilha Solteira). E-mail: lizete@dfq.feis.unesp.br
IIDoutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (Campus de Bauru). E-mail: carmemilidia@hotmail.com
RESUMO
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado na qual analisamos a reflexão sobre a prática de avaliação realizada por professores de Ciências de uma escola estadual de educação básica, durante os horários de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Acompanhamos, durante seis meses, a perspectiva de implementação da avaliação formativa por estes professores, o que se deu a partir do estudo de um texto básico, bem como analisamos as repercussões do estudo feito pelo grupo na autoformação dos professores e na reflexão dos pesquisadores envolvidos na investigação-ação.
Unitermos: avaliação formativa, educação de professores, Educação em Ciências.
ABSTRACT
This paper is part of a masters' degree dissertation in which we analyze Science teachers' reflections on assessment practice that took place in a public basic school, during collective pedagogical work hours. We followed, during six months, the teachers' perspective of putting formative assessment into practice by having a formative assessment text as a starting point. We also analyzed the repercussions of reflections on teachers' self-education and on investigation-action researchers' thinking.
Keywords: formative assessment, teacher education, Science Teaching.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Jun 2009 -
Data do Fascículo
Abr 2005