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Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Ciênc. educ. (Bauru) vol.11 no.2 Bauru May/Aug. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200002 

Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências1,2

 

Seeking an epistemic profile for educational practice in Science Education

 

 

Rejane Aurora MionI; José André Peres AngottiII

IPrograma de Pós-Graduação – Mestrado em Educação/UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil. E-mail: ramion@uepg.br
IIPós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: angotti@ced.ufsc.br

 

 


RESUMO

Procuramos fazer uma comparação entre programas de investigação científica em Lakatos (1978 e 1979) e programas de investigação-ação educacionais crítico-ativos, buscando assim o perfil epistemológico da prática educacional em ciências naturais, apontando em que a ciência pode iluminar a nossa prática, os nossos problemas de ensinar e aprender. Nas idéias de Lakatos, buscamos complementos para a estruturação de um programa de investigação-ação educacional na formação inicial de professores, bem como a orientação para a reconstrução racional da própria prática educacional. Não estamos querendo priorizar as ciências naturais sobre as ciências sociais, mesmo porque essa visão de mundo não daria conta dos problemas no ensino, pois são visões distintas. Buscamos bases epistemológicas para o fazer educativo.

Unitermos: programas de pesquisa; investigação-ação; formação inicial de professores; reconstrução racional.


ABSTRACT

We carry out a comparison between the scientific research programs, described by Lakatos (1978 and 1979), and the educational programs of active critical action-research, seeking an epistemic profile and pointing out where science can clarify our practice and identify problems of learning and teaching. Taking into account Lakatos' ideas, we seek features to structure an educational action-research program for initial teachers as well as establishing guidelines for a rational reconstruction of teachers' own practice. We do not intend to prioritize natural sciences over social sciences because it would not solve the teaching problems since both present different points of view. We are seeking an epistemic foundation for educational practice.

Keywords: research programs; action-research; initial teacher education; rational reconstruction.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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Artigo recebido em julho de 2004 e selecionado para publicação em abril de 2005.

 

 

1 Trabalho financiado pelo CNPq.
2 Este artigo foi elaborado com base em comunicação oral apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IV Enpec –, realizado em Bauru-SP, em novembro de 2003.

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