Acessibilidade / Reportar erro

Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências

Seeking an epistemic profile for educational practice in Science Education

Resumos

Procuramos fazer uma comparação entre programas de investigação científica em Lakatos (1978 e 1979) e programas de investigação-ação educacionais crítico-ativos, buscando assim o perfil epistemológico da prática educacional em ciências naturais, apontando em que a ciência pode iluminar a nossa prática, os nossos problemas de ensinar e aprender. Nas idéias de Lakatos, buscamos complementos para a estruturação de um programa de investigação-ação educacional na formação inicial de professores, bem como a orientação para a reconstrução racional da própria prática educacional. Não estamos querendo priorizar as ciências naturais sobre as ciências sociais, mesmo porque essa visão de mundo não daria conta dos problemas no ensino, pois são visões distintas. Buscamos bases epistemológicas para o fazer educativo.

programas de pesquisa; investigação-ação; formação inicial de professores; reconstrução racional


We carry out a comparison between the scientific research programs, described by Lakatos (1978 and 1979), and the educational programs of active critical action-research, seeking an epistemic profile and pointing out where science can clarify our practice and identify problems of learning and teaching. Taking into account Lakatos' ideas, we seek features to structure an educational action-research program for initial teachers as well as establishing guidelines for a rational reconstruction of teachers' own practice. We do not intend to prioritize natural sciences over social sciences because it would not solve the teaching problems since both present different points of view. We are seeking an epistemic foundation for educational practice.

research programs; action-research; initial teacher education; rational reconstructio


Em busca de um perfil epistemológico para a prática educacional em educação em ciências1 1 Trabalho financiado pelo CNPq. ,2 2 Este artigo foi elaborado com base em comunicação oral apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IV Enpec –, realizado em Bauru-SP, em novembro de 2003.

Seeking an epistemic profile for educational practice in Science Education

Rejane Aurora MionI; José André Peres AngottiII

IPrograma de Pós-Graduação – Mestrado em Educação/UEPG. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil. E-mail: ramion@uepg.br

IIPós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: angotti@ced.ufsc.br

RESUMO

Procuramos fazer uma comparação entre programas de investigação científica em Lakatos (1978 e 1979) e programas de investigação-ação educacionais crítico-ativos, buscando assim o perfil epistemológico da prática educacional em ciências naturais, apontando em que a ciência pode iluminar a nossa prática, os nossos problemas de ensinar e aprender. Nas idéias de Lakatos, buscamos complementos para a estruturação de um programa de investigação-ação educacional na formação inicial de professores, bem como a orientação para a reconstrução racional da própria prática educacional. Não estamos querendo priorizar as ciências naturais sobre as ciências sociais, mesmo porque essa visão de mundo não daria conta dos problemas no ensino, pois são visões distintas. Buscamos bases epistemológicas para o fazer educativo.

Unitermos: programas de pesquisa; investigação-ação; formação inicial de professores; reconstrução racional.

ABSTRACT

We carry out a comparison between the scientific research programs, described by Lakatos (1978 and 1979), and the educational programs of active critical action-research, seeking an epistemic profile and pointing out where science can clarify our practice and identify problems of learning and teaching. Taking into account Lakatos' ideas, we seek features to structure an educational action-research program for initial teachers as well as establishing guidelines for a rational reconstruction of teachers' own practice. We do not intend to prioritize natural sciences over social sciences because it would not solve the teaching problems since both present different points of view. We are seeking an epistemic foundation for educational practice.

Keywords: research programs; action-research; initial teacher education; rational reconstruction.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em julho de 2004 e selecionado para publicação em abril de 2005.

  • ANGOTTI, J. A. P.; DELIZOICOV, D. N. Metodologia do ensino de ciências São Paulo: Cortez, 1994.
  • ______. Física 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
  • ANGULO, J. F. Investigación-acción y curriculum: una nueva perspectiva en la investigación educativa. Investigación en la escuela, Sevilla. n. 11, p. 39-49, 1990.
  • CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
  • CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
  • DE BASTOS, F. P. Pesquisa-ação emancipatória e prática educacional dialógica em ciências naturais. 1995. Tese (Doutorado em Educação) Ifusp, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • HABERMAS, J. Conhecimento e interesse Rio de Janeiro: Guanabara, 1987a.
  • ______. Teoria y práxis. Madrid: Tecnos, 1987b.
  • KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. Como planificar la investigación-acción Barcelona: Laertes, 1988.
  • LAKATOS, I. História da ciência e suas reconstruções racionais Lisboa: Edições 70, 1978.
  • ______. Falsificação e metodologia dos programas de investigação científica. Lisboa: Edições 70, 1978.
  • ______. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I; MUSGRAVE, A. (Org.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento São Paulo: Cultrix, 1979. p. 109-243.
  • LEWIN, K. Investigação-ação e problemas de minoria. In: ______. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1978.
  • MION, R.; ANGOTTI, J. A. P. L'importance de la problematisation des concepts et pratiques dans la formation de professeurs. In: CONGRESSO MUNDIAL DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN, 14, 2004, Santiago. Educadores para una nueva cultura. Santiago: [s.n.], 2004.
  • MION, R.; ANGOTTI, J. A. P.; MIQUELIN, A. F. Viabilizando a mudança de concepção do ser professor por meio da problematização de conceitos e práticas. Anped-Sul, 5, 2004, Curitiba, 2004. Anais.. Curitiba: [s.n.], 2004.
  • MION, R.; SAITO, C. H. (Org.). Investigação-ação: mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Planeta, 2001.
  • MION, R. A. Investigação-ação e a formação de professores em física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico. 2002. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
  • STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1981.
  • VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
  • VENTURA, P. C. S. Por uma pedagogia de projetos: uma síntese introdutória. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 36-41, jan./jun. 2002.
  • ______. La négociation entre le concepteur, les objets et le public dans les musées tecniques et les salons professionnels 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação e Informação) – Université de Bourgogne, Dijon-França, 2001.
  • 1
    Trabalho financiado pelo CNPq.
  • 2
    Este artigo foi elaborado com base em comunicação oral apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IV Enpec –, realizado em Bauru-SP, em novembro de 2003.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Jun 2009
    • Data do Fascículo
      Ago 2005

    Histórico

    • Recebido
      Jul 2004
    • Aceito
      Abr 2005
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br