Acessibilidade / Reportar erro

Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico

STS Oriented didactic and pedagogic practices construction: contribuition of an Elementary School Science in-service program

Resumos

No quadro da atual reorganização curricular do Ensino Básico português, salienta-se a idéia de que o ensino das ciências deve ser visto, acima de tudo, como promotor da literacia científica. Nesse sentido, a perspectiva CTS deverá constituir o eixo integrador e globalizante da organização e da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades de pensamento. Mas qualquer inovação, reforma ou reorganização curricular obriga a equacionar a formação de professores, enquanto a questão central da inovação curricular residir sobretudo no que os professores vão fazer das orientações curriculares para o ensino das ciências na sala de aula. Neste artigo, pretende-se dar conta de um estudo desenvolvido com a finalidade de descrever e analisar os contributos de um programa de formação continuada de professores na construção de práticas CTS. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o programa de formação contribuiu para que os professores envolvidos promovessem práticas didáticopedagógicas com orientação CTS.

práticas didático-pedagógicas; Ciência-Tecnologia-Sociedade - CTS; Programa de Formação Continuada; professores de ciências do Ensino Básico


In the present scenario of the Portuguese Elementary Teaching Curriculum Reorganisation, the idea that science teaching should be looked at as a promoter of literacy becomes increasingly pertinent. In this sense, the STS perspective integrate and globalise knowledge acquisition and develops thinking skills. Nevertheless, any innovation, reformation or curriculum reorganisation forces the re-consideration of the teachers' formation, since the core question of curriculum innovation concerns the use that teachers make of the curriculum guidelines for science teaching in the classroom. This paper aims to give an account of a study developed with the intention of describing and analysing the contribution to an in-service program for science teachers of the construction of STS practices. It is possible to conclude, from the results, that the in-service Program was a good contribution, for the teachers involved, and promoted didactic and pedagogic STS oriented practices.

didactic and pedagogic practices; Science-Technology-Society education; in-service program; Elementary Science teachers


Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico

STS Oriented didactic and pedagogic practices construction: contribuition of an Elementary School Science in-service program

Celina Tenreiro-VieiraI; Rui Marques VieiraII

IProfessora doutora em Didática das Ciências do Instituto Piaget de Viseu, Portugal. E-mail: cvieira@viseu.ipiaget.org

IIProfessor doutor em Didática das Ciências do Instituto Piaget de Viseu, Portugal. E-mail: rvieira@viseu.ipiaget.org

RESUMO

No quadro da atual reorganização curricular do Ensino Básico português, salienta-se a idéia de que o ensino das ciências deve ser visto, acima de tudo, como promotor da literacia científica. Nesse sentido, a perspectiva CTS deverá constituir o eixo integrador e globalizante da organização e da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades de pensamento. Mas qualquer inovação, reforma ou reorganização curricular obriga a equacionar a formação de professores, enquanto a questão central da inovação curricular residir sobretudo no que os professores vão fazer das orientações curriculares para o ensino das ciências na sala de aula. Neste artigo, pretende-se dar conta de um estudo desenvolvido com a finalidade de descrever e analisar os contributos de um programa de formação continuada de professores na construção de práticas CTS. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o programa de formação contribuiu para que os professores envolvidos promovessem práticas didáticopedagógicas com orientação CTS.

Unitermos: práticas didático-pedagógicas; Ciência-Tecnologia-Sociedade – CTS; Programa de Formação Continuada; professores de ciências do Ensino Básico.

ABSTRACT

In the present scenario of the Portuguese Elementary Teaching Curriculum Reorganisation, the idea that science teaching should be looked at as a promoter of literacy becomes increasingly pertinent. In this sense, the STS perspective integrate and globalise knowledge acquisition and develops thinking skills. Nevertheless, any innovation, reformation or curriculum reorganisation forces the re-consideration of the teachers' formation, since the core question of curriculum innovation concerns the use that teachers make of the curriculum guidelines for science teaching in the classroom. This paper aims to give an account of a study developed with the intention of describing and analysing the contribution to an in-service program for science teachers of the construction of STS practices. It is possible to conclude, from the results, that the in-service Program was a good contribution, for the teachers involved, and promoted didactic and pedagogic STS oriented practices.

Keywords: didactic and pedagogic practices; Science-Technology-Society education; in-service program; Elementary Science teachers.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em agosto de 2004 e selecionado para publicação em agosto de 2005.

  • ACEVEDO-DÍAZ, J. A. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS: una breve revisión del tema. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 3, p. 75-84, 1995.
  • ______. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Boletin del Programa Ciência, Tecnologia, Sociedad e Innovación da Organizzação dos Estados Iberoamericanos-OEI, jun., 2001. Disponível em: <http://www.oei.es/ctsi15.htm>. Acesso em 15.set.2001.
  • AIKENHEAD, G. STS science in Canada: From policy to student evaluation Disponível em: <http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/stsincan.htm>. Acesso em: 18.set.2000.
  • AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Science for all americans Washington, 1989.
  • ______. Benchmarks for science literacy. Washington, 1993.
  • ANDERSON, G. Fundamentals of educational research. 2. ed. London: Falmer Press, 2000.
  • BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de M. J. Alvarez, S. B. Santos e T. M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
  • BRONSON, G. Putting the "p" into participation in government course. In: NOFFKE, S. E.; STEVENSON, R. B. (Ed.). Educational action research: becoming practically critical. New York: Teachers College Press, 1995.
  • CACHAPUZ, A. Ensino das Ciências e mudança conceptual: estratégias inovadoras de formação de professores. In: ENSINO das ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997.
  • CACHAPUZ, A; PRAIA, J.; JORGE, M. Reflexão em torno de perspectivas do ensino das ciências: contributos para uma nova orientação curricular: ensino por pesquisa. Revista de Educação, Lisboa, v. 9, n. 1, p. 69-79, 2000.
  • CANÁRIO, R. Mudar as escolas: o papel da formação e da pesquisa. Inovação, Lisboa, v. 4, n. 1, p. 77-92, 1991.
  • COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education 4. ed. London: Routledge, 1994.
  • DORI, Y. J.; HERSCOVITZ, O. Questions-posing capacbility as an alternative evaluation method: Analysis of an environmental case study. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 36, n. 4, p. 411-430, 1999.
  • FELDMAN, A.; ATKIN, J. M. Embedding action research in professional practice. In: NOFFKE, S. E.; STEVENSON, R. B. (Ed.). Educational action research: becoming practically critical. New York: Teachers College Press, 1995.
  • FITZSIMMONS, S. J.; KERPELMAN, L. C. The national perspective. In: ______. (Ed.). Teacher enhancement for elementary and secondary science and mathematics: status, issues, and problems. Washington: National Science Foundation, 1994.
  • GALVÃO, C. et al. Ciências: competências essenciais no Ensino Básico (documento de trabalho). Lisboa: Ministério da Educação/Departamente de Educação Básica, 2000.
  • GARCÍA, T. A.; MARCO-STIEFEL, B.; ORCAJO, T. I. Alfabetización científica: novos horizontes educativos. In: MARTINS, I. P. (Org.). O movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.
  • GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. Biology teachers' perceptions of subject matter structure and its relationship to classroom practice. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 32, n. 3, p. 301-325, 1995.
  • HURSB, D. Developing discourses and stuctures to support action research for educational reform: Working both ends. In: NOFFKE, S. E.; STEVENSON, R. B. (Ed.). Educational action research: becoming practically critical. New York: Teachers College Press, 1995.
  • JOYCE, B.; SHOWERS, B. Improving inservice training: the message of research. Educational Leadership, Washington, v. 37, p. 379-385, 1980.
  • ______. The evolution of peer coaching. Educational Leadership,Washington, v. 53, n. 6, p. 12-16, 1996.
  • KUMAR, D.; D. CHUBIN, D. (Ed.). Science, technology & society education: a resource book on research and practice. New York: Kluwer Academic Press, 1998.
  • LAKERVELD, J.; NENTWING, P. Scholl-based inservice education. Educational Leadership, Washington, v. 53, n. 6, p. 68-71, 1996.
  • LOUCKS-HORSLEY, S. et al. Designing professional development for teachers of science and mathematics. Thousand Oaks: The National Institute for Science Education, 2001.
  • MANZANO, M. C. et al. Dos proyetos curriculares innovadores de ciencias orientadas hacia la relevancia social y personal. In: MARTINS, I. P. (Org.). O movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.
  • MARTINS, I. P.; DIAS, C. C.; SILVA, P. A Biologia no ensino secundário: tendências curriculares, trabalho laboratorial e interesses dos alunos. Revista de Educação, Lisboa, v. 9, n. 1, p. 169-185, 2000.
  • McINERNEY, J. D. BSCS and national standards: an affirmation and a challenge. In: BYBEE, R. W.; McINERNEY, J. D. (Ed.). Redesigning the science curriculum. Colorado Springs: National Science Foundation, 1995.
  • MEMBIELA, P. Ciencia-tecnología-sociedad en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias experimentales. Alambique: Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 3, p. 7-11, 1995.
  • ______. Una revisión del movimiento CTS en la enseñanza de las ciencias. In: ______. (Ed.). Ensenãnza de las ciencias desde la perspectiva ciência: tecnología-sociedad: formación científica para la ciudadanía. Madrid: Narcea Ediciones, 2001.
  • NATIONAL RESEARCH COUNCIL. National science education standards. Washington: National Academy Press, 1996.
  • NOFFKE, S. E. Action research and democratic schooling: problematics and potencials. In: NOFFKE, S. E.; STEVENSON, R. B. (Ed.). Educational action research: becoming practically critical. New York: Teachers College Press, 1995.
  • PEDRETTI, E.; HODSON, D. From rhetoric to action: implementing STS education through action research. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 32, n. 5, p. 463-485, 1995.
  • PORTUGAL. Ministério da Educação. Departamento da Educação Básica. Currículo nacional do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.
  • PRIETO, T.; GONZÁLEZ, F. J.; ESPAÑA, E. Las relaciones CTS en la enseñanza de las ciencias y la formación del profesorado. In: MARTINS, I. P.(Org.). O movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.
  • RAMSEY, J. The science education reform movement: implications for social responsability. Science Education, New York, v. 77, n. 2, p. 235-258, 1993.
  • SANTOS, M. E. A cidadania na "voz" dos manuais escolares: O que temos? O que queremos? Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • SOLVES, J.; VILCHES, A. Finalidades de la educación científica y relaciones CTS. In: MARTINS, I. P. (Org.). O movimento CTS na Península Ibérica. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.
  • SPARKS, D.; LOUCKS-HORSLEY, S. Models of staff development. In: HOUSTON, W. R. (Ed.). Handbook of research on teacher education New York: MacMillan, 1990.
  • SPARKS, G. Synthesis of research on staff development for effective teaching. Educational Leadership, Washington, v. 41, n. 3, p. 65-72, 1983.
  • TENREIRO-VIEIRA, C. A influência de programas de formação focados no pensamento crítico nas práticas dos professores de ciências e no pensamento crítico dos alunos. 1999. 587f. Tese (Doutorado) Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1999.
  • ZEICHNER, K. M. Alternative paradigms of teacher education. Journal of Teacher Education, Washington, v. 34, n. 3, p. 3-9, 1983.
  • ZEICHNER, K. M.; GORE, J. M. Using action research as a vehicle for student teacher reflection: a social reconstructionist approach. In: NOFFKE, S. E.; STEVENSON, R. B. (Ed.). Educational action research: becoming practically critical. New York: Teachers College Press, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2005

Histórico

  • Aceito
    Ago 2005
  • Recebido
    Ago 2004
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br