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A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA

The collective scientific knowledge production on the DNA structure

Resumos

Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.

ensino de Genética; História da Ciência; Ludwik Fleck


In this article the epistemology of Ludwik Fleck is used in the interpretation of works on the evolution of the scientific knowledge leading to the proposition of the double helix model for the molecule of DNA and its acceptance by the scientific community. Understanding the role of collectives of thought and styles of thought involved in this process allows the exploitation of a more adequate vision of the production of scientific knowledge, contributing to the improvement of science teachers' scientific education.

Genetics education; History of Science; Ludwik Fleck


A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA1 1 Uma versão preliminar deste trabalho foi apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru-SP, 25 a 29 de novembro de 2003.

The collective scientific knowledge production on the DNA structure

Neusa Maria John ScheidI; Nadir FerrariII; Demétrio DelizoicovIII

IDepartamento de Ciências Biológicas, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS, e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, SC. E-mail: scheid@via-rs.net

IINUEG/BEG/CCB e PPGECT/UFSC

IIIMEN e PPGECT/UFSC

RESUMO

Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de biologia e de ciências.

Unitermos: ensino de Genética, História da Ciência, Ludwik Fleck.

ABSTRACT

In this article the epistemology of Ludwik Fleck is used in the interpretation of works on the evolution of the scientific knowledge leading to the proposition of the double helix model for the molecule of DNA and its acceptance by the scientific community. Understanding the role of collectives of thought and styles of thought involved in this process allows the exploitation of a more adequate vision of the production of scientific knowledge, contributing to the improvement of science teachers' scientific education.

Keywords: Genetics education, History of Science, Ludwik Fleck.

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MARTINS, R. A. Que tipo de História da Ciência esperamos ter nas próximas décadas? Episteme, Porto Alegre, n. 10, p. 39-56, jan/jun. 2000.

Artigo recebido em julho de 2004 e selecionado para publicação em maio de 2005.

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    Uma versão preliminar deste trabalho foi apresentada no IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru-SP, 25 a 29 de novembro de 2003.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Ago 2005

    Histórico

    • Aceito
      Maio 2005
    • Recebido
      Jul 2004
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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